quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

DEIXE QUE A CONSCIÊNCIA FLUA ATRAVÉS DO SEU SER

Mente é localização de consciência, e pode ser localizada em qualquer parte do corpo. Normalmente nós a localizamos na cabeça, mas outras culturas e outras civilizações no passado tentaram outras partes do corpo também, e em outros planetas existem seres com outras partes de seus corpos 
funcionando como suas mentes, mas qualquer que seja a parte escolhida, localização de consciência significa seu congelamento, e sempre que deixa de fluir livremente como é necessário já não é mais consciência.

Meditação significa consciência, então deixe a consciência encher todo o corpo, deixe que ela flua através da totalidade do seu ser, e você terá a sensação de vida que nunca é conhecida ou sentida pela consciência localizada. Sempre que há consciência localizada, a parte em que a localização acontece torna-se tensa e doente e o restante do corpo torna-se um peso morto.

Mas com consciência meditativa ou consciência fluida tudo muda completamente: o corpo inteiro torna-se vivo, sensível e consciente e consequentemente sem peso. Então não há um centro para tensões existirem e se acumularem porque elas não podem existir sem os blocos congelados de consciência.

O fluir, o mover, a consciência os lava constantemente com cada movimento, e então todo o corpo está vivo, somente então você começa a sentir a consciência cósmica à sua volta.

Como pode uma consciência congelada, e ainda assim cercada de um corpo morto, sentir o cosmos?


Osho 



Fonte: "Uma Xícara de Chá"
www.palavrasdeosho.com
Fonte da Gravura: https://pixabay.com/pt/illustrations/cachoeira-natureza-panorama-rio-9466632/

AFASTAMENTO INTERIOR

Há dias em que tudo vos surge claramente: vedes como resolver os problemas, como vos dirigir às pessoas com quem vos relacionais. Mas depois, algum tempo mais tarde, tudo o que era claro e fácil torna-se complicado e obscuro. É porque, interiormente, vos afastastes, e assim, afastados, já não vedes distintamente.

Como podeis aproximar-vos de novo? Pelo amor. É ele que vos impele a reduzir as distâncias, se não exteriormente, pelo menos interiormente. Portanto, aumentai o amor em vós e vereis tudo com mais clareza.

Mas eu não estou a referir-me necessariamente ao amor por um homem, uma mulher ou uma atividade. É o amor por valores espirituais que vós deveis cultivar: a luz, a beleza, a nobreza. Amando-as, deixar-vos-eis penetrar por elas pouco a pouco, e depois abordareis todos os aspetos da existência com as melhores disposições possíveis.

Omraam Mikhaël Aïvanhov




Fonte: www.prosveta.com
Fonte da Gravura: https://pixabay.com/pt/illustrations/silhueta-mulher-medita%c3%a7%c3%a3o-interior-67195/

O PODER DO HOJE



Um fato interessante ocorreu semana passada, no 43º Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça. Um painel de peritos reuniu-se para uma discussão denominada “O Líder Consciente”, em que foi explorada a importância da consciência para uma liderança de sucesso nos negócios. 

Não é particularmente surpreendente o fato de que a consciência seja um tema em alta hoje em dia, não só entre esses líderes, como também nas escolas de gerenciamento de negócios ao redor do mundo. A verdade é que com todas as distrações, dúvidas, medos e responsabilidades que enfrentamos constantemente, pode ser bem difícil estarmos “presentes” nas nossas vidas diárias.

A Bíblia diz que, quando os israelitas estavam no deserto, eles recebiam alimento um dia de cada vez. O maná caía do céu todo dia, para que eles não tivessem – na verdade, para que eles não pudessem – criar um estoque de alimentos. 

Uma das mensagens que essa história nos passa é que “hoje” é o único dia que conta. Aliás, se realmente pensarmos nisso, não existe neste instante nada como o “amanhã”. 

Se não formos capazes de nos doar hoje, se não formos capazes de sentir uma conexão com a centelha divina que cada um de nós possui dentro de si, então precisaremos aprender o seguinte ensinamento: não podemos ficar sentados esperando pelo amanhã – um amanhã em que não estaremos ocupados, nem quando for “o momento certo” para compartilhar e para nos conectarmos com aqueles à nossa volta e com as nossas próprias almas. Como disse Johann Goethe: “Nada é mais valioso do que o dia de hoje”.

Isso não é algo que deveria ser fácil. Rav Ashlag escreveu que não existe Luz sem escuridão. Mas nas nossas vidas, em todo lugar onde estejam envolvidos esforço e luta, existe a energia da Luz.

Sendo humanos, todos nós nos defrontaremos com dúvidas e dificuldades na vida. Cada um de nós já duvidou de si em algum ponto da vida – quem somos, o que estamos fazendo, qual é a melhor forma de seguir em frente. No entanto, mesmo que não tenhamos Moisés em nossa geração para tirar-nos dessa incerteza, ainda temos ferramentas e ensinamentos espirituais que podem nos levar a uma consciência mais elevada. Só precisamos abrir um espaço espiritual a fim de usá-los.



Karen Berg



Fonte: Centro de Cabala
www.kabbalah.com
Fonte da Gravura: https://pixabay.com/pt/illustrations/dia-lindo-hoje-feliz-sede-de-a%c3%a7%c3%a3o-835237/

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

INVOLUÇÃO - EVOLUÇÃO



A matéria é inerte, informe, e é o espírito que, ao descer para se introduzir nela, a vivifica, a molda. Este processo pode ser observado em toda a natureza sob múltiplos aspetos. 

O espírito desce para animar a matéria – é a involução; e a matéria, animada pelo espírito, ascende – é a evolução.

Nenhuma evolução seria possível se não tivesse havido antes a involução; senão, de onde viriam essas forças, essas energias que permitem às formas diversificarem-se, refinarem-se?

A evolução das formas materiais – das pedras, das plantas, dos animais, dos humanos – só pôde acontecer graças à descida do espírito. 

É uma lei cósmica: o espírito tem de descer para que a matéria possa subir, evoluir.


Omraam Mikhaël Aïvanhov



Fonte: www.prosveta.com
Fonte da Gravura: https://pixabay.com/pt/photos/folhas-tronco-flor-bokeh-pontos-9635940/

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

SOMOS O EU DIVINO (ATMA)


Viva com a profunda convicção de que você é o Eu Divino (Atma). Esse é o âmago da verdade eterna. O Atma é aquilo que vê através de seus olhos, ouve através de seus ouvidos, trabalha através de seus dedos e se move através de seus pés. Esse verdadeiro "você" não se alegrará pelo elogio ou se entristecerá pela crítica. Se alguém o critica, raciocine assim, dentro de si mesmo: "Ele ou ela está me caluniando? Bem, por que eu deveria estar preocupado, então? Ou as injúrias estão sendo dirigidas ao Atma? Nada pode afetar Sua pureza ou manchar Sua glória. Então, mantenha-se calmo e imperturbável." Você pode perguntar: o que acontece após as sequências de injúrias? Como a carta enviada pelo correio e recusada pelo destinatário, ela retorna ao remetente.



Sathya Sai Baba




Fonte: www.sathyasai.org
Fonte da Gravura: https://pixabay.com/pt/illustrations/luz-c%c3%b3smico-et%c3%a9reo-celestial-8859072/

RUMO - FOCO - PONTO


Aprendei a alimentar em vós um pensamento central, como um núcleo, um foco em torno do qual tudo o resto virá organizar-se. Em volta deste núcleo, poderão formar-se vários círculos, mas no centro deve haver um só pensamento. 

É cumprindo esta condição que dais um sentido, uma coerência, à vossa vida. Não é proibido ter a cabeça cheia de ideias e projetos, mas só se pode construir algo de sólido a partir de um ponto central.

Poucos homens se levantam de manhã com uma ideia fundamental que guiará a sua atividade e o seu comportamento durante todo o dia. A maior parte, desde que acordam, agitam-se em todos os sentidos, saem, regressam, e à noite deitam-se esgotados, para recomeçarem no dia seguinte: terão, talvez, outros pensamentos, mas igualmente desordenados. Que eles decidam, finalmente, ser habitados e guiados por uma ideia! Então, forças que eles nem sequer conhecem mas que, contudo, estão presentes no seu subconsciente, nas células dos seus corpos, despertarão, associarão os seus esforços e eles sentir-se-ão esclarecidos, ajudados, guiados. 

A ideia que deveis pôr no centro da vossa vida pode ser traduzida numa só palavra: luz.


Omraam Mikhaël Aïvanhov



Fonte: www.prosveta.com
Fonte da Gravura: https://pixabay.com/pt/photos/gato-gerenciar-ver-bonitinho-9493147/

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

O QUE FAZER FRENTE AOS PROBLEMAS?


Sempre que rotulamos uma situação de "problema", o primeiro passo para resolvê-lo de uma vez por todas é mudar o rótulo para "lição". Não se trata de um problema de linguística ou a troca de uma palavra por outra. Nessa troca tudo se modifica, pois a palavra "problema" desencadeia o medo que gera a produção de mediadores químicos no sistema nervoso que atrapalham o raciocínio dificultando que se encontre a solução. A palavra "lição" não vem acompanhada da obrigação de se encontrar um resultado correto imediato, e o aprendizado fica facilitado. 

Cada situação deve ser analisada de forma simples e direta para que o trabalho desenvolvido seja eficiente. Quem se recusa a parar para pensar e analisar para aprender a discernir entre as polaridades: verdade e mentira, realidade e ilusão, certo ou errado, bom ou mau, certamente vai desperdiçar preciosas oportunidades de humanizar-se. Observar, deduzir, planejar, executar são condições básicas de humanização. Quem resolver conduzir a existência ao "Deus dará", ao sabor dos acontecimentos, será um eterno pedinte de favores divinos. 

Tudo a seu tempo, pois "a pressa é inimiga da perfeição." A consciência de que nem tudo vai ser resolvido ou aprendido nesta existência traz uma sensação de paz relativa e uma certa felicidade. Além disso, facilita o correto uso dos recursos do conhecimento e do tempo. Aceitar que determinadas situações não serão resolvidas desta vez é sinal de inteligência e humildade. O perigo que corremos com a aceitação é cair nos braços da inércia e entregar tudo na mão de Deus. Deixar de executar o que é possível naquele instante é uma armadilha a ser evitada. Pedir a Deus que as provas e as expiações sejam retiradas, como habitualmente fazemos, é desprezar o material de aprendizado ou as ferramentas que nós próprios escolhemos antes da reencarnação. 

Em algum instante da vida, seja por incompetência ou ignorância, alguns pais dão a entender ou verbalizam aos filhos que eles são um fardo a ser carregado ou um problema nas suas vidas. Pensar assim indica pobreza de compreensão das leis da evolução. Nenhum pai ou mãe educa os filhos, apenas participa da educação daquele espírito com os recursos de que dispõe. 

Compreender que nenhum espírito fará a evolução pelo outro é também condição básica para progredir com calma. Mesmo aconselhar não é apontar soluções; mas sim, mostrar um conjunto de possibilidades de causa e efeito. Sofrer com os outros também não é indicação de bondade nem de evolução espiritual; apenas indica falta de educação emocional. 

Nenhum problema da evolução humana será resolvido se nos esquecermos das reais finalidades do existir.



Américo Marques Canhoto



Fonte: do livro "A Reforma Íntima Começa no Berço", EBM Editora.
Fonte da Gravura: https://pixabay.com/pt/illustrations/menina-mulher-problemas-tristeza-7625566/

A CAMINHO DO CONHECIMENTO


O homem em evolução sempre procura o conhecimento como um meio necessário a sua própria existência. Como ser racional ele deixa de seguir a instintos promovidos pelo ambiente onde vive para, com o uso da razão, desenvolver a sua melhor forma de viver. A complexidade desse processo permite que tudo ocorra de uma maneira que parece ser sutil, simples e ao acaso. Somente é possível enxergar uma pequena luz desse processo se for analisado com base na evolução do espírito. Evidentemente os diferentes graus evolutivos de cada ser humano, promovem as diferentes formas de busca do conhecimento conforme a necessidade de cada um. Na sobrevivência num meio hostil, adquirem-se os conhecimentos imprescindíveis a continuidade da vida. Toda doença tem sua cura graças ao conhecimento adquirido em seu devido tempo, mas novos desafios aparecem indefinidamente, caso contrário, a busca do conhecimento nessa área seria desnecessária. A necessidade da nutrição para sobrevivência do corpo, faz com que o homem caminhe no avanço tecnológico em busca da quantidade de alimento para a manutenção da vida no planeta. Da mesma forma, observa-se a necessidade da busca do conhecimento em todas as áreas de atuação da vida no homem na Terra. E no comportamento individual e convivência do homem em sociedade?

O conhecimento é fruto da evolução individual de cada pessoa. Assim, ele é gerado de acordo com que cada um deseja no momento. Se um indivíduo tem sede e necessita de água, ele terá que beber de alguma forma, mas muitos sabem que uma água limpa e potável é melhor do que uma água suja e poluída. A evolução de bens materiais também ocorre conforme as necessidades e o desejo de cada indivíduo.

Vamos analisar a vida sob três tipos básicos evolutivos. Para uns a vontade predomina sobre a razão em todos os sentidos e a vida parece caminhar como uma máquina programada para executar um serviço. Vive-se assim conforme caminha a vida geral da comunidade. As pessoas agem individualmente e raramente ela se preocupa com o próximo. Reza-se para não aparecer dificuldades e faz-se tudo da maneira mais simples possível evitando o aparecimento de qualquer problema ao seu lado. Entretanto, as dificuldades estão presentes constantemente e promovem sofrimentos que parecem perpetuar eternamente. São pessoas incapazes de enfrentar uma competição para uma sobrevivência melhor. Acomodam-se passando longo tempo praticamente no mesmo ponto. Tem medo até de pensar, ou seja, de usar a própria razão. A fé é quase sempre inquestionável. Confia em Deus ou em Entidades Superiores e aguarda passivamente o seu destino. As pessoas que vivem dessa maneira têm muita dificuldade em competir pela própria sobrevivência e vivem em constante alerta intuitivo.

Os indivíduos que vivem num segundo tipo evolutivo, buscam o conhecimento da verdade através da certeza de que somente a honestidade ou a forma de vida em comunidade sem prejudicar ninguém é o caminho correto a se seguir. Não há o comodismo, luta pela sobrevivência questionando sempre o papel do próximo. O homem deve desenvolver o seu potencial para ter o direito de viver em sociedade. Aqueles que não procuram viver com seus próprios passos, devem ser excluídos, pois não se pode admitir que um trabalhe mais em favor de outro que tem a mesma possibilidade de trabalho. A competitividade é marca definida nessa sociedade. Vive-se com conforto satisfatório ao padrão local. O conhecimento é uma busca constante em favor do maior conforto material, evitando os sofrimentos provocados pelo meio onde vivem. Mas o meio age sempre em ação de novos desafios, promovendo um círculo vicioso. Por exemplo, conhece-se a cura de uma doença e surge outra com características intrínsecas apropriadas com um novo grau de dificuldade para solução. Constroem-se locais mais confortáveis em detrimento da natureza e a própria natureza se modifica lançando novos desafios para se manter adequados. Da mesma forma, a fé é inquestionável e o único obstáculo para a reflexão coletiva é o medo da morte e a possibilidade de um julgamento desfavorável permitindo a sua vida em um local pior do que a que possui no momento.

No último tipo, os indivíduos nunca estão satisfeitos com o que são e buscam o conhecimento da verdade a qualquer custo. A vida parece ser momentânea e há uma preocupação maior não com o estado individual das coisas e sim com a satisfação pessoal em ver a vida como um todo em harmonia. A sua individualidade é considerada como essencial para o Espírito, ou seja, a sua vontade própria é fundamental para a liberdade de pensamento. A competitividade existe mas com respeito ao próximo, inclusive sacrificando-se em determinadas situações. O conforto deve ser fruto do seu trabalho mas preocupa-se com a necessidade geral onde vive. A fé é questionável e a razão é a linha mestra de toda a sua conduta, pois confia na racionalidade do homem como um dos mais fortes meios em favor da vida. A razão é considerada como dádiva de Deus, ou se não, caminha em busca de outra forma de pensamento e nada é aceito sem o crivo da sua própria razão.

Inúmeras outras variáveis certamente existem entre esses três tipos de pessoas. Mas o que isso importa? A procura da verdade é imprescindível a uma vida alegre e feliz.

O homem a caminho da verdade segue ao lado da CIÊNCIA e a medida que o planeta evolui, a ciência desperta novos interesses anteriormente desnecessários. O terceiro milênio será o marco de grandes avanços da ciência em relação a verdadeira fonte de conhecimentos necessários a evolução do homem. Dogmas e fé cega cairão por terra e a caracterização da verdadeira vida, que é a do plano espiritual, despertará os grandes temas científicos. O conhecimento do Espírito, a vida após a morte, a vida antes da vida terrena, a vida em outros planetas, as fontes energéticas a serviço do homem e da natureza, a atuação da medicina na auto-cura de doenças, a comunicabilidade entre as diferentes formas de vida existentes no universo, o autoconhecimento e as relações de sociabilidade etc., serão os temas prediletos do conhecimento científico.

Nessa procura constante do conhecimento, é importante que tomemos iniciativas a favor de uma vida melhor. Por analogia podemos dizer que um grande campeão de xadrez é capaz de derrotar qualquer iniciante facilmente. Mas para se jogar bem é preciso conhecer o jogo e aprender suas regras. Depois gostar de jogar e começar a praticar e quanto mais se praticar maior será a habilidade do jogador. Chegará um ponto que ele não consegue derrotar outros adversários, mas aí todos os seus concorrentes atingiram um verdadeiro estágio de superioridade no jogo em que o prazer de jogar é plenamente compartilhado com novas ideias e como passou a amar o jogo de xadrez ele passa a admirar, respeitar e incentivar todos aqueles que querem ser um grande jogador de xadrez. Sabe-se que atropelamentos e desonestidade não levam o jogador para frente, pois ele chegará num ponto e permanecerá por muito tempo. Ao contrário, o amor ao jogo, a dedicação, a disciplina, a paciência e o respeito são virtudes imprescindíveis ao bom desempenho do jogador. Assim, precisamos bem compreender as regras da VIDA para podermos viver cada vez melhor. O espiritismo, numa linguagem atualizada de Jesus Cristo e de outros importantes pensadores que já passaram pela Terra, nos mostra as regras básicas e nos incentiva a praticá-las nesta reencarnação. A reflexão, uma dádiva Divina, é o nosso maior técnico e novos conhecimentos surgirão conforme novas necessidades evolutivas.

Resta-nos agora duas perguntas para reflexão de cada um. Em que ponto da caminhada evolutiva você está no momento? O que você espera daqui para frente?...



Raul Franzolin Neto



Fonte: Publicado no Boletim GEAE, nº 295, de 2 de junho de 1998
http://www.caminhosluz.com.br/
Fonte da Gravura: https://pixabay.com/pt/photos/%c3%a1rvore-avenida-caminho-natureza-3092026/

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

APARÊNCIAS EXTERNAS

Muitas vezes, em sua ignorância, você se sente pequeno, miserável, sente que as pessoas más, gananciosas e cruéis são mais felizes que você e que isso é injustificável. Você está ferido e sente que é injusto que você, que é tão verdadeiro, tão amoroso, tão virtuoso, deva sofrer. 

Apenas reflita sobre isso. Eles são tão felizes como você imagina e é a sua condição, tão ruim quanto você retrata ser? Investigue por um minuto e você saberá a verdade por si mesmo. 

Aparências externas são, muitas vezes, como potes de veneno pintados. Os corações das pessoas que não aderem à Retidão não conhecem paz - elas são, provavelmente, tão miseráveis como você, se não mais. Acredite que a Retidão nunca o trairá; ela garantirá maior alegria do que pode ser adquirida por todos os outros meios.



Sathya Sai Baba



Fonte: www.sathyasai.org
Fonte da Gravura: https://pixabay.com/pt/vectors/cavalo-de-tr%c3%b3ia-apar%c3%aancia-trojan-152800/

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

O VALOR DO TEMPO



É impressionante o poder que algumas pessoas têm de inverter o valor das coisas. E uma dessas inversões bem marcante é a que se tenta fazer com o valor do tempo.

Algumas apostilas de treinamento para vendedores, administradores, gerentes e outros tipos de profissões, buscam massificar a ideia de que tempo é dinheiro. Buscam incutir na cabeça das pessoas que elas são máquinas de produzir lucros e mais lucros. Cada minuto é importante para cumprir metas estabelecidas visando apenas resultados financeiros.

Esse tipo de treinamento tem ganhado espaço nas empresas que adotam essa filosofia.

Todavia, as pessoas não são máquinas de fazer dinheiro, são seres que sonham conquistar a própria felicidade e esta não está vinculada aos bens materiais, às posses financeiras.

É importante lembrar que os funcionários são gente. São pais, esposos, filhos.

Se perguntássemos a um milionário que acabou de perder um filho quanto vale o sorriso de seu filho, ele certamente responderia que vale todo o dinheiro do mundo mas, infelizmente, descobriu isso tarde demais. Por essa razão, tempo também foi feito para ser gasto com os filhos.

Quanto vale seu casamento? Muitas pessoas só se dão conta da riqueza do casamento depois da separação, quando descobrem que perderam o grande amor da sua vida por causa das muitas horas dedicadas exclusivamente ao trabalho. Por essa outra razão, tempo também serve para ser compartilhado com a pessoa amada.

Quanto vale um amigo verdadeiro? Talvez isso só possa ser aquilatado nos momentos difíceis, quando nos damos conta de que todos se afastaram por causa da nossa cegueira, que só nos permitia usar o tempo para engordar a conta bancária. Por mais essa razão, tempo também existe para ser investido na conquista e manutenção das amizades, que nos garantem um ombro amigo quando dele necessitamos.

O que precisamos avaliar, de fato, é por quais metas estamos lutando. Será que tem valido a pena tanta correria? Tanto cansaço? Tanto estresse?

É importante pensar na conquista da felicidade, sim. Felicidade que nem sempre o dinheiro proporciona.

É importante repensar o valor do tempo.

A autorrealização é uma meta indispensável que pode ser alcançada com a boa utilização do tempo.

Trabalhar é importante e necessário para o progresso geral e individual mas sentir prazer no que faz é essencial.

A maioria das pessoas passa a vida procurando sentir-se importante para ter a sensação do sucesso. Mas sucesso sem qualidade de vida não é sucesso, é ilusão. E qualidade de vida é ter a consciência tranquila por não violar as leis, por não trapacear, por não se corromper nem corromper a ninguém. Qualidade de vida é conviver em harmonia com a família, com os amigos, consigo mesmo.

Se ter abastança financeira fosse garantia de felicidade, pessoas ricas jamais sentiriam tristeza, solidão ou outro desgosto qualquer.

Por isso, vale a pena avaliar com muita atenção essa proposta enganosa de que tempo é dinheiro, que visa a enriquecer os bolsos dos interessados.

Não caiamos nessa armadilha. Usemos o tempo que Deus nos empresta para construir a nossa verdadeira felicidade e a daqueles que nos rodeiam.

A profissão é instrumento de progresso e realização do ser humano. Deve servir para a construção de algo bom e útil em prol da sociedade em que se vive. E nem sempre ganhar dinheiro proporciona essa realização.

O médico sanitarista Oswaldo Cruz não estava preocupado com o contracheque quando travou uma batalha com a febre amarela e descobriu sua vacina.

O compositor Villa Lobos não compôs suas melodias de olho na conta bancária.

E se Albert Einstein tivesse a ilusão de que tempo é dinheiro, jamais teria legado à Humanidade o fruto de suas pesquisas científicas.

Pense nisso e lembre-se sempre: tempo é oportunidade.



Fonte: Redação do Momento Espírita com base no livro "Os donos do futuro", de Roberto Shinyashiki.
http://www.reflexao.com.br/
Fonte da Gravura: https://pixabay.com/pt/photos/rel%c3%b3gio-pular-pressa-2743994/

domingo, 10 de fevereiro de 2013

DA TRISTEZA À PAZ INTERIOR


Quando sentis a tristeza a aproximar-se, não a deixeis invadir-vos, reagi! E a que é que eu chamo reagir? Procurar argumentos para afastar a tristeza não é fácil. Será mais provável conseguirdes mudar o vosso estado interior agindo no plano físico: levar uma flor ou um fruto a um amigo (sim, uma flor ou um fruto, não a vossa tristeza) ou escrever-lhe uma palavrinha, sair à rua lançando bons olhares ou mesmo um sorriso a quem passa. Há tantas coisas que se pode fazer! Coisas aparentemente pouco importantes, mas, na realidade, muito eficazes.

Muitas das vossas tristezas têm causas irrelevantes: uma pequena contrariedade, uma pequena humilhação. Pois bem, em vez de ficardes a ruminar em tudo isso e vos deixardes ir abaixo, nesse momento deveis manifestar gentileza. Não só encontrareis a vossa paz interior, mas também ganhareis amigos, sereis para eles uma fonte viva, um raio de sol, um jardim florido.

Aprendei a servir-vos da tristeza para fazer algo de bom, de útil, que talvez não tivésseis feito se vos sentísseis felizes e bem-dispostos.


Omraam Mikhaël Aïvanhov



Fonte: www.prosveta.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

ENCARNAÇÕES DO AMOR



Todo ser necessita de amor, todo ser inspira e expira Amor. O Amor é o próprio sopro de vida; todos vocês são encarnações do Amor. O amor não conhece medo e, por isso, o amor não precisa de falsidade para sustentá-lo. É apenas o medo que faz as pessoas deformarem a face da verdade para torná-la agradável àqueles a quem temem. O Amor não busca recompensa, ele é sua própria recompensa. Mesmo um pequeno traço de ganância pelo fruto (vishaya vasana) degrada o Amor a uma barganha ao balcão. O Amor remove todo egoísmo; o ego é transcendido, esquecido e substituído quando há Amor. Quando tal Amor puro é dirigido ao Senhor, ele é chamado Bhakti (Devoção).



Sathya Sai Baba




Fonte: www.sathyasai.org
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

A INTERVENÇÃO DA MEMÓRIA



Instrutor, rogo-lhe providências na solução do caso Jonas. Recolhemos agora um recado de nossos irmãos, cientificando-nos de que a reencarnação dele talvez seja frustrada em definitivo. (*)

Pela primeira vez, notei que o dirigente da Mansão mostrou intensa preocupação no olhar. Patenteando enorme surpresa, indagou do emissário:

- Em que consiste o obstáculo?

- Cecina, a futura mãezinha, sentindo-lhe os fluidos grosseiros, nega-se a recebê-lo. Estamos presenciando a quarta tentativa de aborto, no terceiro mês de gestação, e vimos fazendo o que é possível por mantê-la na dignidade maternal .

Druso esboçou no semblante um sinal de serena firmeza e acentuou:

- É inútil. A jovem mãe aceitá-lo-á, segundo os compromissos dela própria. Além disso, precisamos da internação de Jonas, no corpo físico, pelo menos durante sete anos terrestres. Tragam Cecina até aqui, ainda hoje, logo se entregue ao sono natural, para que possamos auxiliá-la com a necessária intervenção magnética .

Outros elementos de serviço vinham chegando e, faminto de esclarecimentos, qual me achava, procurei um recanto próximo, em companhia do assistente Silas, a quem crivei de indagações em tom discreto, de modo a não perturbar o recinto.

Quem eram aqueles funcionários? Seria justo que o diretor da casa fosse molestado, assim, com tantas consultas, quando os trabalhos de administração poderiam ser compreensivelmente subdivididos?

O amigo deu-se pressa em elucidar-me, informando que os mensageiros não eram simples tarefeiros, mas condutores de serviço em subchefias determinadas, todos eles assistentes e assessores, cultos e dignos, com enormes responsabilidades, e que somente demandavam a presença de Druso depois de movimentarem todas as providências cabíveis no âmbito da autoridade a eles inerente. O problema não era, pois, de centralização, mas de luta intensiva.

- E aquele caso de reencarnação pendente? - ousei perguntar, respeitoso. - A casa podia opinar com segurança na solução de semelhante assunto?

O interpelado sorriu, benevolente, e respondeu:

- Para que me faça compreendido, convém esclarecer que, se existem reencarnações ligadas aos planos superiores, temos aquelas que se enraízam diretamente nos planos inferiores. Se a penitenciária vigora entre os homens, em função da criminalidade corrente no mundo, o inferno existe, na Espiritualidade, em função da culpa nas consciências. E assim como já podemos contar na esfera carnal com uma justiça sinceramente interessada em auxiliar os delinquentes na recuperação, através do livramento condicional e das prisões-escolas, organizadas pelas próprias autoridades que dirigem os tribunais humanos em nome das leis, aqui também os representantes do Amor Divino podem mobilizar recursos de misericórdia, beneficiando Espíritos devedores, desde que se mostrem dignos do socorro que lhes abrevie o resgate e a regeneração.

- Quer dizer - exclamei - que, em boa lógica terrena, e utilizando-me de uma linguagem de que usaria um homem na experiência física, há reencarnações em perfeita conexão com os planos infernais ...

- Sim. Como não? Valem como preciosas oportunidades de libertação dos círculos tenebrosos. E como tais renascimentos na carne não possuem senão característicos de trabalho expiatório, em muitas ocasiões são empreendimentos planejados e executados daqui mesmo, por benfeitores credenciados para agir e ajudar em nome do Senhor.

- E, nesses casos - aduzi -, o instrutor Druso dispõe da necessária delegação de competência para resolver os problemas dessa espécie?

- Nosso dirigente - falou o amigo prestimoso -, como é razoável, não goza de faculdades ilimitadas e esta instituição é suficientemente ampla para absorver-lhe os maiores cuidados. Entretanto, nos processos reencarnatórios, funciona como autoridade intermediária.

- De que modo?

- Duas vezes por semana reunimo-nos no cenáculo da Mansão e os mensageiros da luz, por instrumentos adequados, deliberam quanto ao assunto, apreciando os processos que a nossa casa lhes apresenta.

- Mensageiros da luz?

- Sim, são prepostos das Inteligências angélicas que não perdem de vista as plagas infernais, porque, ainda que os gênios da sombra não o admitam, as forças do Céu velam pelo inferno que, a rigor, existe para controlar o trabalho regenerativo na Terra.

E, sorrindo:

- Assim como o doente exige remédio, reclamamos a purgação espiritual, a fim de que nos habilitemos para a vida nas esferas superiores. O inferno para a alma que o erigiu em si mesma é aquilo que a forja constitui para o metal: ali ele se apura e se modela convenientemente ...

(*) Nota - Solicitação feita ao instrutor Druso, diretor da Mansão da Paz - escola de reajuste - destinada a receber Espíritos infelizes ou enfermos, decididos a trabalhar pela própria regeneração.



Francisco Cândido Xavier/André Luiz



Fonte: do livro "Ação e Reação", Ed. FEB
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal