quarta-feira, 25 de setembro de 2013

COMPREENSÃO INTEGRADA

O que você quer dizer com ‘aflição’? É alguma coisa apartada de você? Uma coisa fora de você, internamente ou externamente, que você observa, que você experimenta? Você é meramente o observador que experimenta? Ou é diferente? Certamente esse é um ponto importante, não é? Quando digo “eu sofro”, o que quero dizer com isto? Eu sou diferente do sofrimento? Certamente essa é a questão, não é? Vamos descobrir. Há sofrimento, eu não sou amado, meu filho morreu, o que você quiser. Há uma parte de mim que pergunta por que, as razões, as causas. A outra parte de mim está agoniada por várias razões. E também há outra parte de mim que quer ficar livre do sofrimento, que quer ir além dele. Nós todos somos estas coisas, não somos? Então, se uma parte de mim está rejeitando, resistindo ao sofrimento, outra parte busca uma explicação - está presa em teorias - e outra parte de mim foge do fato; como então eu posso compreender isto totalmente? Apenas quando sou capaz de compreensão integrada pode haver a possibilidade de liberdade do sofrimento. Mas se sou levado em diferentes direções, então não posso ver a verdade disto. Agora, por favor, ouça com cuidado e você verá que quando existe um fato, uma verdade, só há compreensão disto quando posso experimentar a coisa toda sem divisão, e não quando existe a separação do “eu” observando o sofrimento.



J. Krishnamurti



Fonte: The Book of Life
www.jkrishnamurti.org/pt
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário