domingo, 27 de outubro de 2013

OS FUNDAMENTOS DO BUDISMO

Para a cultura ocidental, quando se fala em Buda, imediatamente se vê a figura de um gordo e bonachão homem sentado. Mas esta é apenas uma das representações do termo que representa um título e não um nome próprio. Originada no sânscrito, a palavra significa "aquele que sabe", ou "aquele que despertou", e se aplica a alguém que atingiu um nível superior de entendimento e de plenitude da condição humana.

O budismo, movimento de liberdade espiritual, foi criado cinco séculos antes do começo da era cristã por Sakiamuni Buda. Ele alcançou a "iluminação" através da meditação baseada numa profunda introspecção. Depois de chegar ao ponto exato, Sakiamuni mostrou as quatro nobres verdades, que formam a base de todas as formas existentes do budismo.

A primeira revela a verdade do sofrimento e é inevitável para todos os seres. A segunda diz que todo o sofrimento tem uma causa encontrada no desejo, no apego ou na ignorância. No terceiro postulado, o sofrimento pode cessar possibilitando que o ser humano alcance um estado de consciência sem sofrimento.

No último dos quatro postulados, a verdade do caminho está no término do sofrimento para o despertar. Este estágio corresponde a se livrar da ilusão, do sofrimento, conseguindo atingir um grau de consciência maior através de um correto modo de agir e se conscientizar.




Fonte: Jornal "Correio do povo", Porto Alegre/RS, 09/12/00, caderno "vitrine", p. 7
Fonte da Gravura: www.morguefile.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário