sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

MANTENHA VIVO O DESCONTENTAMENTO

O descontentamento não é essencial em nossa vida, para qualquer questão, qualquer investigação, para examinar, descobrir o que é real, o que é Verdade, o que é essencial na vida? Eu posso ter esta chama de descontentamento na escola; e então arranjo um bom emprego e esse descontentamento desaparece. Eu fico satisfeito, me esforço para manter minha família, tenho que ganhar o sustento e, assim, meu descontentamento é acalmado, destruído, e me torno uma entidade medíocre satisfeita com as coisas da vida, não mais descontente. Mas a chama tem que ser mantida do início até o fim, de modo que haja verdadeira investigação, verdadeiro exame do problema do que é descontentamento. Porque a mente busca muito facilmente uma droga para contentá-la com virtudes, com qualidades, ideias, ações, ela estabelece uma rotina e fica presa aí. Estamos bem familiarizados com isso, mas nosso problema não é como acalmar o descontentamento, mas como mantê-lo ardente, vivo, vital. Todos os nossos livros religiosos, todos os nossos gurus, todos os sistemas políticos pacificam a mente, aquietam a mente, influenciam a mente a se apaziguar, deixar de lado o descontentamento e chafurdar em alguma forma de contentamento. Não é essencial estar descontente a fim de descobrir o que é verdadeiro?





J. Krishnamurti




Fonte: The Book of Life
www.jkrishnamurti.org/pt
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário