sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

SAÚDE DA MENTE - PENSAMENTO

Será que gastamos o mesmo tempo e energia cuidando de nossas mentes quanto cuidamos dos nossos corpos? Será que constantemente alimentamos nossas mentes com a nutrição dos pensamentos positivos? Estamos atentos sobre manter a mente limpa e clara? A saúde da mente pode ser checada pela velocidade dos nossos pensamentos. Mais pensamentos significam pensamentos fracos. Poucos pensamentos significam pensamentos poderosos, de qualidade que serão traduzidos em ações.

Somos o que pensamos. Amor, pureza, paz, sabedoria - quanto mais pensamos nisso mais nos tornamos isso. Fraquezas em nós e nos outros convidam os pensamentos negativos. Elas nos destroem. Por isso é necessário aprender a manter o foco. Quando construímos uma casa, cada tijolo conta. Quando construímos um caráter, cada pensamento conta. Se quisermos ser virtuosos precisamos, primeiro, pensar sobre isso.

Um pensamento tem o potencial inerente para se manifestar no mundo através de nossas ações. Ele é a fonte de tudo que fazemos. Cada pensamento que acessamos cria um sentimento correspondente dentro de nós. Se pensamos sobre a felicidade, ficaremos felizes; se relembramos de momentos tristes, nos sentiremos tristes; se a mente está presa no passado, ficaremos cansados; se pensamos positivo, ficaremos esperançosos e, se mentalmente vivemos no presente, ficaremos fortalecidos.

Ser multitarefa é considerado um grande talento. Mas você sabe o que isso faz com sua mente? A mente fica estressada ao lidar com todos os órgãos do sentido, tentando sincronizar cada tarefa com a atividade cerebral. Paz na mente é experimentada quando há foco e concentração. Quando uma única tarefa é feita pacificamente com a coordenação da mente e do cérebro, a tarefa é concluída com mais sucesso e rapidez quando comparada a três ou quatro tarefas feitas ao mesmo tempo. (BK, Padmaprya)

Paz na mente não é ausência de pensamentos. A mente experimenta paz quando há um fluxo rítmico e gentil de pensamentos. Porém, sempre que pensamos excessivamente sobre algo, a mente fica cansada e sem paz. O que não a deixa ser pacífica são as ações sem fim e os comandos constantes que damos a ela. Durante o dia - ao invés de estar sempre correndo, teclando e consumindo informações - faça pausas para sentar, respirar e observar o seu estado interior. Isso acalma a mente e permite que ela chegue à paz interior. A mente é naturalmente pacífica. (BK, Padmaprya)




Brahma Kumaris





Fonte: www.bkumaris.org.br
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário