sexta-feira, 23 de setembro de 2016

DIFERENTES TIPOS DE ORGANIZAÇÕES ESPIRITUAIS

As diferentes organizações espirituais, embora praticamente busquem o mesmo fim, seguem caminhos diferentes e centralizam o trabalho, com seus estudantes, em distintos níveis. Está correto, pois a humanidade deve seguir por etapas em seu caminho de retorno. Uma escada deve ser subida de degrau em degrau. Neste sentido, os estudantes estão também em níveis diferentes uns dos outros. Isto não é uma questão de opinião em que se possa estar a favor ou contra. Isto é assim, obviamente. É possível que muitos desconheçam isto ou não possuam uma visão desinteressada, desapegada e transcendente para entende-lo. Mas, repito, não é uma questão de opiniões.

As organizações espirituais, como toda estrutura humana, estão ordenadas conforme a uma hierarquia. Nunca há "a organização superior", a de "mais alto nível" em termos absolutos, pois quando se atinge um certo nível no caminho, surgem imediatamente novas tarefas e novos desafios. Se caminhas para o horizonte, ele sempre se apresentará como um novo horizonte.

É difícil para aquele que está em uma organização ter uma visão global, porque a maioria delas conduzem seus estudantes em níveis distintos de sectarismos, sem expô-los a maioria das vezes.

Por isso, muitos estudantes de yoga acham que tudo é yoga; os espíritas, que tudo é espiritismo e mediunidade; os maçons, que a maçonaria existe desde Adão porque este vestiu peles; os gnósticos, que tudo é gnosticismo desde o início... Se encontram uma gravura antiga com um personagem fazendo determinado gesto, para alguns parece que está fazendo o sinal de paz da ordem de aquário, para outros é um sinal maçônico, para alguns um dos gestos de Krishna, para outros uma saudação de um extraterrestre etc.

Cada um vê as coisas com a lente que lhe foi dado para ver a realidade. Mas a realidade verdadeira somente pode ser percebida sem lentes, sem esquemas de pensamento.

Para evitar cair na ilusão de que sua organização é a única verdadeira e as demais estão equivocadas, é preciso que a instituição a que se pertence realize uma reavaliação constante das tarefas a realizar, das realizações obtidas, tanto no aspecto global de instituição como em nível de cada integrante, através do trabalho pessoal. E tudo isso em atuação direta com as leis e princípios que regem este universo.






Fonte: GEMA - Grupo de Estudos de Metafísica Aplicada
www.iniciados.org/forma.htm
Fonte da Gravura: Tumblr.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário