sábado, 15 de abril de 2017

FELICIDADE: NÃO SE RELACIONA COM O QUE TEMOS, MAS SIM COM QUEM SOMOS


A um místico Sufi que permaneceu sempre feliz foi perguntado: "Durante setenta anos as pessoas o observaram, elas nunca o encontraram triste." Um dia o perguntaram: "Qual é o segredo da sua felicidade?" Ele disse, "não há nenhum segredo. Todas as manhãs quando acordo, eu medito por cinco minutos e digo a mim mesmo, ‘Ouça bem, agora existem duas possibilidades: você pode ser miserável, ou você pode ser pleno de êxtase. Escolha!’ E eu sempre escolho ser pleno."

Todas as alternativas estão abertas. Escolha ser pleno. E então há pessoas que podem ser plenas, mesmo quando elas estão presas e há pessoas que permanecem miseráveis, mesmo quando elas estão vivendo em palácios de mármore. Tudo depende de você. (Osho, Unio Mystica, Vol. 2, Talk #10)

A Felicidade não tem nada a ver com o que você tem ou não tem. A felicidade está relacionada com quem você é. No entanto, muitas coisas você pode acumular, talvez possam aumentar as suas preocupações, mas a felicidade não vai aumentar em função delas. Certamente a infelicidade vai crescer com as suas preocupações, seus problemas, mas a felicidade não aumentará em função deles. Com certeza a infelicidade crescerá com elas, mas elas não têm relação com o crescimento da sua felicidade.

Eu não estou dizendo que você deve renunciar às coisas, tampouco que você deveria fugir de sua casa e renunciar ao mercado. Não, não interpretem mal minha afirmação. O que é está bem. Nada acontecerá tanto abandonando as coisas ou escapando delas ou agarrando-se a elas. Permaneça onde você está, mas comece a buscar dentro de você. Muita busca externa já foi realizada, agora vá para dentro de você. Agora você sabe e esse conhecimento alcança a todos. Todos os desejos são atendidos imediatamente. (Osho, Die O Yogi Die, Talk #6, Question 2)

Quando você sente felicidade é sempre do ser interno. Então a mente imediatamente salta e assume o controle e diz: "É por minha causa." Quando você está amando é como a morte, você se sente pleno. Imediatamente a mente entra e diz, "Ok, sou eu, isso é por minha causa...".

Lembre-se disso: com a mente, você sempre será um perdedor. Mesmo se você for vitorioso, suas vitórias serão apenas derrotas. Com a mente, não há nenhuma vitória, com a não-mente, não há nenhuma derrota. Você tem que mudar toda sua consciência da mente para a não-mente. Uma vez que a não-mente esteja lá, tudo é vitorioso. Uma vez que a não-mente esteja lá, nada dá errado, nada pode dar errado. (Osho, The Empty Boat, Talk #9)

Espalhe compaixão ao seu redor. Olhe ao seu redor – as pessoas são tão infelizes, não adicione mais à sua infelicidade. Sua compaixão irá diminuir sua infelicidade; apenas uma palavra de compaixão irá diminuir a sua infelicidade. Não adicione algo à sua infelicidade.

Vocês todos estão adicionando a cada um dos outros infelicidade; vocês todos estão ajudando uns aos outros a serem mais infelizes. Todo humano tem muita gente atrás dele para torná-lo infeliz. Se uma compreensão da compaixão existe, então você mudará de todas as formas que você provoca infelicidade nos outros. E se você pode trazer felicidade para a vida de alguém, você vai encontrar uma maneira de fazê-lo.

Lembre-se de uma coisa: quem traz infelicidade para os outros, no final se torna infeliz; e aquele que traz felicidade aos outros, no final ele chega às alturas da felicidade. É por isso que estou dizendo que alguém que tenta dar felicidade desenvolve o centro da felicidade dentro de si mesmo e alguém que tenta trazer infelicidade aos outros desenvolve o centro da infelicidade dentro de si mesmo. (Osho, The Path of Meditation, Talk #5)




OSHO






Fonte: OSHO International Newsletter– março de 2017
http://www.osho.com/
Fonte da Gravura: pixabay.com - CC0 Creative Commons - Public Domain

Nenhum comentário:

Postar um comentário