sábado, 18 de dezembro de 2021

ASCÉTICA DE PERCEPÇÃO

O alimento que você dá à mente é tão importante quanto o alimento que você dá ao corpo. Ainda mais. Você sabe do que a mente se alimenta? De percepções. Tudo o que você percebe é a alimentação. E isso com que a alma* é nutrida, então deve ser digerido e assimilado. Você sabe como é digerido o alimento que o psiquismo ingeriu? Vagando. Pensamentos errantes, aquele murmúrio ou ruminação constante que costumamos chamar de "diálogo interno", é o ruído digestivo do que entrou pela percepção.

Portanto, para acessar uma oração cada vez mais silenciosa e profunda ou de tipo contemplativo, não é necessário apenas dominar uma determinada técnica ou método com precisão, mas acima de tudo, fazer uma dieta mental ou jejum espiritual. Reduza a quantidade e variedade de estímulos aos quais estamos expostos e, claro, zele pela sua qualidade. Imagine que você come muito, o tempo todo e comidas pesadas que são difíceis de digerir e muitas delas estragadas... em pouco tempo você acaba gravemente doente e com um tremendo ataque de fígado.

Não é surpreendente que estejamos tão mal emocionalmente, vivendo confusos ou desnorteados e que a angústia e a inquietação sejam a norma geral na vida das pessoas. Guardar a mente envolve todo um ascetismo de percepção. Nada complicado, pelo contrário, requer uma grande simplificação, uma tarefa de limpeza e despojamento. Quando você vai a uma casa que está fechada há muito tempo e tem sido usada como depósito de lixo, o que você faz? Você abre as janelas e deixa a luz e o ar entrarem (isto é compreensão e clareza de propósito) e então pacientemente leva tudo para fora, para que possa varrer e remover teias de aranha e depósitos de sujeira. Você pode até precisar lixar e pintar as paredes; polir pisos e higienizar. Com a mente, precisamos de algo semelhante. A oração, a meditação e as diferentes formas de elevação espiritual requerem simultaneamente esta tarefa de sobriedade na vida quotidiana, (nepsis) de vigilância com um olhar atento ao que vemos, ao que ouvimos, e das atividades em que estamos envolvidos.

Mas para que isso seja possível, devemos ter um forte desejo de unificação interior e ser claros sobre o que é realmente importante para nós. Sabendo o que queremos, ou seja: uma paz de coração que não depende das mudanças das circunstâncias da vida, nos voltamos para Deus como a única fonte de estabilidade e contentamento. Iniciamos assim a peregrinação rumo à oração incessante, a esse modo de ser e estar na sua Presença. Olhando atentamente para este propósito, que é especificado a partir deste momento, é mais fácil para nós separar o joio do trigo no que diz respeito à percepção.


* Na concepção tripartida do ser humano, típica dos pais de Filocalía, mente, psiquismo, alma e ego são termos equivalentes.



Texto próprio do blog El Santo Nombre




Fonte: Blog "El Santo Nombre"
https://elsantonombre.org/2021/12/09/ascetica-de-la-percepcion/
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário