"Buda somente quer que nós reconheçamos o sofrimento quando o mesmo estiver presente."
Se não estivermos atentos à forma como praticamos, podemos ficar propensos a transformar as palavras do nosso professor numa doutrina ou ideologia.
Como Buda disse que a Primeira Nobre Verdade é o sofrimento, muitos bons alunos dele usaram suas habilidades para provar que, na Terra, tudo é sofrimento. A teoria dos Três Tipos de Sofrimento foi uma dessas tentativas. Não é um ensinamento de Buda.
O primeiro tipo de sofrimento é “a dor do sofrimento” (dukkha dukkhata), o sofrimento associado a sentimentos desagradáveis, como a dor de dente, a dor de perder a calma, ou a dor de sentir muito frio num dia de inverno.
O segundo tipo de sofrimento é “o sofrimento de coisas compostas” (samskara dukkhata). Tudo o que se junta tem que, eventualmente, se separar; portanto, todos os fenômenos compostos são descritos como sendo sofrimento. Mesmo aqueles fenômenos que ainda não se decompuseram, como as montanhas, os rios e o sol, são vistos como sofrimento, pois irão eventualmente se decompor um dia e causar sofrimento. Quando você acredita que todo fenômeno composto é sofrimento, como pode encontrar alegria?
O terceiro é “o sofrimento associado à mudança” (viparinama dukkhata). O nosso fígado pode estar hoje em boas condições, mas quando envelhecer vai nos causar sofrimento. Sendo assim, não há motivo para celebrar a alegria, uma vez que, mais cedo ou mais tarde, a mesma se transformará em sofrimento.
O sofrimento é uma nuvem negra envolvendo tudo. Alegria é uma ilusão. Somente o sofrimento é real.
Ao lermos isso, poderíamos pensar que Buda estivesse nos oferecendo a teoria de que “todos os fenômenos são sofrimento”, que devemos prová-la em nossa vida diária.
Mas em outras partes dos mesmos sutras, está dito que Buda somente quer que nós reconheçamos o sofrimento quando o mesmo estiver presente, e que reconheçamos a alegria quando o sofrimento estiver ausente.
Thich Nhat Hanh
Fonte: do livro "A Essência dos ensinamentos de Buda"
Via: Sobre Budismo - Sabedoria budista para o cotidiano
https://sobrebudismo.com.br/
Via: Sobre Budismo - Sabedoria budista para o cotidiano
https://sobrebudismo.com.br/
Fonte da Gravura: https://pixabay.com/pt/illustrations/buda-medita%c3%a7%c3%a3o-ioga-espiritual-paz-6798082/
Nenhum comentário:
Postar um comentário