quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

ATENÇÃO VIGILANTE - UM CAMPO DE CONFIANÇA


O que estou procurando agora? Qual é o propósito desta ação? Esses tipos de perguntas nos ajudam a determinar quem está no controle de nosso comportamento em um determinado momento. Ou seja, ao olhar para o objeto que exerce uma ação, descobrimos aquele que a dirige. Então, posso descobrir quem governa meu comportamento pelos sintomas que percebo ou pelo que espero obter com o que faço.

O que caracteriza os modos da mente? Inquietação, pressa e auto-afirmação. Em geral, sempre que queremos que o próximo momento chegue, que o agora acabe e o futuro chegue, podemos ter certeza de que a mente nos guia fortemente. E o que caracteriza a tirania do corpo? A voracidade insaciável; esse passar de um prazer ao outro, utilizando as coisas como pratos a experimentar apressadamente numa iguaria preparada ao nosso gosto.

A mente nos faz correr uma corrida de revezamento sem descanso, de um momento para o outro sem pausa, como se houvesse uma meta, como se no final da corrida houvesse um sentido. E o corpo nos garante que terá paz e saciedade depois desse ou daquele prazer. Ele promete se conformar quando, na realidade, nutre sua voracidade infinita. Devemos, então, maltratar o corpo e ignorar as necessidades da mente? Não. Basta colocar essas funções a serviço do espírito. Assuma que são ferramentas a serviço do filho de Deus que somos e ordene-as de acordo com a forma como foram criadas. A "queda original" também pode ser sintetizada como uma perversão das funções.

O espírito se manifesta como um campo de confiança. Assume a forma de uma boa atitude sempre pronta para a vontade do Altíssimo. O espírito humano é aquele em nós que se sente criança, que se entrega sem hesitar à orientação do Criador e que se esforça para retribuir o dom da existência em atos de gratidão. Em toda "consciência" o espírito fala. É o reservatório de graça que vive no coração e luta para se manifestar a cada momento. É "aquele que sabe" quando fazemos o mal.

A atenção é a simples manifestação do espírito do homem na vida cotidiana. Pode ser visto na intenção de sair do sonambulismo e despertar para a Presença, desafiando os automatismos. O espírito é o que nos faz lembrar a fraternidade com o outro; é aquele impulso compassivo que amolece nossos corações; é uma sensação expansiva que nos une com todas as coisas vivas e nos leva de volta ao nosso destino original.

(A parte 2 está no texto "Atenção Vigilante e Oração Incessante")



Blog EL SANTO NOME




Fonte: https://elsantonombre.org
Fonte da Gravura: Acerco de autoria pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário