quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

QUARTA-FEIRA DE CINZAS


Com o gesto da imposição das cinzas iniciamos a Quaresma, tempo forte que nos conduzirá à Páscoa.

Na 1ª leitura do profeta Joel nos convida a fazer penitência interior, a rasgar o coração, não a roupa. Esta conversão é possível porque Deus é rico em misericórdia e grande em amor. Somos convidados a experimentar o amor misericordioso de Deus e a deixar-nos converter por Ele.

Na 2ª leitura de 2 Coríntios, o apóstolo convida-nos a olhar para o Senhor e para o seu Santo Nome: "Em Nome de Cristo, pedimos-te que te reconcilies com Deus", isto é, que respondamos ao chamado do seu amor misericordioso e que como "Seus cooperadores, não recebamos a Graça de Deus em vão." Ou seja, que sejamos um evangelho vivo para os demais.

No Evangelho de Mateus, Jesus faz uma releitura das obras de misericórdia, previstas na Lei de Moisés e que aos poucos caíram num formalismo externo e até sinal de superioridade.

Jesus nos convida a sair de uma prática centrada em nós e vivê-la como meio de confiança em Deus.

É um triplo exercício de confiança em Deus: 

Através do jejum ultrapassamos a confiança em tudo o que nos alimenta (não só o alimento do corpo mas também tudo o que nos rodeia e serve de alimento: os meios de comunicação, as redes sociais...) e chegamos ao reconhecimento de que Deus é o nosso verdadeiro alimento.

O jejum está ligado à abstinência, que é a nossa forma de união com aqueles que não têm condições de viver e cuja alimentação é pobre e precária. E através deles, com todos aqueles que sofrem por qualquer causa.

Associada ao jejum e à abstinência está a "esmola". O nosso jejum também tem um sentido de solidariedade para ajudar os outros com a nossa "esmola".

E o que dá sentido a tudo isso é a oração, que nos permite jejuar de nós mesmos para nos abrirmos a Deus e aos outros. Jesus, tanto no deserto como no Getsêmani, vive intensamente a oração. Oração em diálogo com o Pai, a sós, face a face. Oração que desmascara os enganos do "tentador". Oração que atinge o seu ápice na cruz, na qual o coração de Deus se abre para nós. A oração abre-nos a Deus e aos outros e é o que move o mundo e nos introduz na realidade daquilo que o sustenta e governa.



Pe. José Antônio, OP




Fonte: Contemplar e Proclamar
Blog do Padre José Antonio OP
https://padrejosea.wordpress.com/2023/02/21/miercoles-de-ceniza/
Fonte da Gravura: https://pixabay.com/pt/illustrations/ilustra%c3%a7%c3%a3o-p%c3%a1scoa-ressurrei%c3%a7%c3%a3o-4779064/

Nenhum comentário:

Postar um comentário