sexta-feira, 17 de novembro de 2023

IRRITAÇÃO - O FOGO DESTRUIDOR (Parte 3)


A irritação emana de nosso corpo físico como ondas de força distorcida, cheiro, odor e transpiração. Cria um esfera estagnada a nossa volta impedindo que as ondas de luz e sabedoria nos alcancem e sejam registradas por nosso coração e mente. Muitas vezes, um plexo solar excessivamente ativado e aberto capta essas ondas de luz e, devido às pesadas camadas de "imperil" e irritação, as distorce e as traduz conforme sua fantasia em mensagens pessoais enviadas pelos Grandes Seres.

Porém, como essas ondas de mensagens estão acumuladas no plexo solar, este se amplia anormalmente e transmite mais energia do que os órgãos abaixo do diafragma podem assimilar. Associada ao "imperil", essa energia produz todos os problemas que um ser humano tem em seus órgãos abaixo do diafragma.

Foi-nos dito que o "imperil" se acumula nas paredes dos canais nervosos e lentamente se espalha através de todo o organismo. As correntes astrais, ao passarem através dos canais nervosos que estão repletos de "imperil", se decompõem e deixam substância astral decomposta nesses mesmos canais.

Há ainda um outro veneno que é produzido pela "...ocorrência de ruptura de elementos (que) produzem um poderoso gás venenoso. Normalmente esse gás é facilmente diluído no espaço, mas os raios químicos do sol estão conduzindo estas ondas gasosas para o interior das camadas próximas ao planeta. A irritação e seu resultado, o ‘imperil’, combinam facilmente com o veneno do espaço, que é chamado ‘aeroperil’." (Agni Yoga Society, Agni Yoga, § 23.)

Esse "aeroperil" não teria efeito sobre os nossos mecanismos se não estivesse contaminado com"imperil". A única maneira de escapar ao perigo do "aeroperil" é purificar nossos canais nervosos do "imperil".

"Quando a irritação tem um caráter cósmico impessoal, seu veneno pode ser removido por uma corrente de prana. Mas, se a presunção ou a autopiedade intensificam a irritação, o sedimento do veneno precipitar-se-á sobre os centros. Então não haverá maneira de expulsá-lo; só poderá ser consumido pela percepção cósmica. A qualidade do pensamento deve ser empregada como fator de cura. A qualidade da gratidão é também a purificação mais refinada do organismo... Grande é o poder curativo da emissão da gratidão. (Agni Yoga Society, Agni Yoga, § 31. )

O "imperil" não apenas causa desastres ao nosso organismo como também "...difunde-se pelo espaço, por cujo estado de pureza somos todos responsáveis." (Agni Yoga Society, Agni Yoga, § 221.)

Pessoas que estão continuamente irritadas, devem ser evitadas. Elas contaminam não só o espaço, mas podem contaminar o lugar onde você vive, o lugar onde você dorme, onde você trabalha. Essa é a razão porque o contato com certas pessoas nos deixa em um estado de confusão e exaustão.

O "imperil" pode penetrar no seu corpo etérico e na sua aura e enfraquecer sua vitalidade; muitos resfriados são o resultado do enfraquecimento de sua vitalidade através do "imperil".

Nos tempos antigos, as pessoas costumavam ter santuários em suas casas onde se comunicavam com o mais Alto. Ninguém podia entrar ali. Tal santuário, ou quarto em sua casa, pode ser um refúgio para você ir e se sintonizar com as forças superiores, vitalizando todo o seu ser.

Algumas vezes, o "imperil" é transmitido através do assim chamado "mau olhado" nas frutas, água e objetos. As frutas ficam sem sabor, a água fica amarga e os objetos quebram. É possível sentir o "imperil" das frutas parcialmente comidas por alguém que está repleto de "imperil". O mesmo pode acontecer ao beber a água deixada em um copo que outra pessoa já usou.

O "imperil" também pode ser transmitido através do tato. Objetos usados ou tocados por uma pessoa com irritação ou repleta de "imperil" irão, até, transmitir "imperil" para outros objetos que, por sua vez, transmitirão o "imperil" àqueles que os usarem.

O mesmo se aplica aos alimentos. Tem muita importância quem prepara os alimentos e quem os serve. Os alimentos podem ser contaminados pelo "imperil" se a pessoa está repleta de irritação. Esta é a razão pela qual famílias abastadas costumavam empregar apenas serventes e cozinheiras que eram naturalmente alegres, contentes e felizes.

"Imperil" é mais diretamente transmitido através do ato sexual ou do beijo na boca. A energia do desejo canaliza "imperil" para o outro parceiro, que passa a partilhar do "imperil". Aperto de mão faz o mesmo. 

Sapatos, meias, toalhas e camisas podem facilmente ser contaminados pelo "imperil". Cada pessoa, deve usar apenas seus próprios objetos e desfazer-se deles periodicamente, mesmo que ainda não estejam gastos pelo uso. Lápis, canetas e livros ficam carregados de pesado "imperil" se forem usados por uma pessoa irritada. Nossas bibliotecas estão carregadas de "imperil".

É interessante que a água não transmita "imperil", embora o absorva. Pensamentos e emoções carregadas de "imperil" viajam pela terra mas não pela água, exceto através dos objetos. Lagos, mares, oceanos e rios interrompem transmissões coletivas de "imperil". Ilhas são muito apropriadas para o trabalho espiritual avançado em esferas superiores, e para um trabalho criativo mais profundo.

Bem-aventurança pode ser transmitida pela água. Se um homem santo nada numa lagoa, esta lagoa fica carregada de bem-aventurança, e quem entrar nela compartilha dessa bem-aventurança. Já o "imperil" fica aprisionado na água e não pode ser transmitido através de sua pele. Pode ser transmitido para alguém que beba desta água, e que fica, então, contaminado.

A água batismal e a energia da bem-aventurança lavam o "imperil" acumulado dos planos físico e astral. O choque da iluminação elimina o "imperil" do plano mental.

(continua na parte 4)



TORKOM SARAYDARIAN




Fonte: do livro "IRRITAÇÃO - O FOGO DESTRUIDOR"
Tradução de Simone R. Rodrigues
Ed. AQUARIANA, 1991 - 2ª Edição Brasileira, São Paulo/SP
Fonte da Gravura: https://pixabay.com/pt/vectors/raiva-f%C3%BAria-rosto-caro-veja-olhos-1428042/

Nenhum comentário:

Postar um comentário