sexta-feira, 17 de novembro de 2023

IRRITAÇÃO - O FOGO DESTRUIDOR (Parte 4)


O homem contemporâneo sofre frequentes problemas por ter contato íntimo com muitas pessoas que emanam "imperil" através dos seus sistemas. Rostos bonitos, roupas bonitas, alta posição social e títulos não são garantias de que alguém não possui "imperil".

Pesadas camadas de "imperil" são encontradas em funcionários públicos porque esses estão constantemente sob ataques de irritação. Salas de júri e prisões emanam pesadas camadas de "imperil".

As pessoas de alguns países do Oriente não gostam de comprar casas que tenham sido ocupadas previamente por pessoas que tenham tido tensões, brigas, disputas ou irritação contínua. Elas procuram conhecer as pessoas que antes ocuparam a casa. Se são pessoas criativas, harmônicas, dedicadas ao bem comum e a altos ideais, existe a preferência para comprar suas casas, mesmo que, estruturalmente, não sejam tão satisfatórias. No Ocidente, ninguém pergunta quem viveu na casa, desde que a casa satisfaça suas necessidades físicas. Em determinado lugar, havia uma casa onde tinha vivido um homem santo. Muitas pessoas estavam ansiosas para comprar aquela casa "porque", pensavam elas, "as emanações de um homem santo serão transmissoras de bênçãos." Às vezes notamos que nossos problemas psicológicos e de saúde começam a aparecer no dia em que nos mudamos para outra casa, ou compramos um móvel antigo, um tapete, ou um quadro que pertenceu a outra pessoa. A investigação mostrará que esses objetos estão carregados de "imperil" provenientes dos seus antigos donos e que contaminamos nosso lar introduzindo-os ali. Isto teria sido considerado uma superstição há 50 anos atrás, mas agora sabemos que emanações físicas fixam-se aos objetos e influenciam as pessoas que têm contato direto com eles.

(...)

Pensamentos são forças. Sentimentos são forças. "Imperil" no espaço é uma força contagiante que penetra nos objetos. Por outro lado, pensamentos carregados de alta espiritualidade podem purificar o espaço. Nossos discursos ou palavras podem carregar tanto luz e bem-aventurança, quanto veneno e escuridão. Lugares onde pensamentos e palavras criminosas são constantemente usados, podem contaminar nossa aura, enfraquecer-nos e impedir-nos de contatar forças superiores. "As palavras insensatas elevam-se como rodamoinhos. É perigoso poluir o espaço." (Agni Yoga Society, Agni Yoga, § 367)

Disseram-nos que o Ensinamento deve ser transmitido sem irritação. Glamour e ilusões pessoais, ou defeitos de caráter, devem ser discutidos sem implicação pessoal, sem expectativas ou imposições de ideias. Às vezes é melhor que alguém se abstenha de discussões, brigas e relacionamentos que causam irritação. Disseram-nos que muitas vezes os Seres Santos guardam silêncio e indiferença em ocasiões nas quais a possibilidade de irritação e "imperil" existe. É bom sabermos também que "uma pessoa não precisa ser um gigante do pensamento para poder ferir. Mesmo um pensamento medíocre, mas envenenado pelo cristal do ‘imperil’, pode ser muito eficaz." (Agni Yoga Society, Hierarchy, § 125)

Os pensamentos carregam "imperil", o que é uma das razões de alguns grandes Iniciados e discípulos preferirem trabalhar nos bastidores, de maneira a não atrair pensamentos negativos de pessoas poluídas com "imperil".

Isso também se aplica a nós. Toda vez que ficamos irritados e dirigimos nossos pensamentos negativos a outra pessoa, nós literalmente lhe enviamos veneno ou "imperil" através de nossos pensamentos. Assim, as pessoas deveriam ser cautelosas com seus pensamentos, especialmente quando seus corpos estiverem cheios de "imperil".

Pensamentos com carga positiva, pensamentos que veiculam grandes ideias, visões e revelações, podem eliminar uma parte, ou todo o veneno de nosso sistema. É por esta razão que a meditação é, em si própria, um processo curativo que também enche o espaço com beleza.

(continua na parte 5)



TORKOM SARAYDARIAN




Fonte: do livro "IRRITAÇÃO - O FOGO DESTRUIDOR"
Tradução de Simone R. Rodrigues
Ed. AQUARIANA, 1991 - 2ª Edição Brasileira, São Paulo/SP
Fonte da Gravura: https://pixabay.com/pt/vectors/explos%C3%A3o-detona%C3%A7%C3%A3o-estrondo-bombear-417894/

Nenhum comentário:

Postar um comentário