quarta-feira, 22 de maio de 2013

A GRANDE HISTÓRIA BÍBLICA


É a história da luta da alma pela sua salvação. Não deve ser lida ou interpretada literalmente, fato este geralmente esquecido pela maioria das religiões que para tudo possuem "respostas" em versículos bíblicos lidos literalmente ("a letra mata", não nos esqueçamos).

A saída dos hebreus do Egito simboliza a libertação do indivíduo de suas paixões inferiores.

A história de Abraão significa o desenvolvimento interior do homem de fé.

Adão é a alma de cada um que sucumbe à tentação (Eva), e de sua queda nasce o orgulho (Caim), e o bem (Abel) fica diminuído ou oculto da vida da alma.

Mas a alma pode elevar-se novamente pelo arrependimento (Enoque), correção (tikun/karma) e justiça (Noé), até chegar à virtude, da qual cada um dos patriarcas (Abraão, Isaque e Jacó) representa um aspecto, chegando assim à santidade, representada por Moisés.

A Gênese representa, simbolicamente, a "criação" (emanação), a "saída" dos seres de Deus, a "queda" e os caminhos "longe" de Deus.

O Êxodo representa, simbolicamente, o caminho de retorno a Deus.

O Levítico mostra, simbolicamente, as regras de como retornar.

O Livro dos Números, simbolicamente, mostra a estruturação dos homens em "comunidade", as provações, testes e aprendizados.

O Deuteronômio lança as bases filosóficas, éticas e religiosas para o caminho de retorno à Unidade Divina e de uma vida elevada.

Enfim, as fábulas, mitos, símbolos e parábolas da bíblia (como de qualquer outra escritura) são para ser entendidas e vivenciadas intimamente; vê-las como um fato histórico, algo distante ou exteriores a nós é desconhecer totalmente a mensagem profunda que se nos apresenta como auxílio à nossa evolução. 

Cabe ainda lembrar que todo anacronismo, apego e bibliomania deve ser evitado. A mensagem é interior e fala ao nosso interior; é simbólica. Pouquíssimas passagens e personagens são fatos históricos reais.


Prof. Hermes Edgar Machado Jr. (Issarrar Ben Kanaan)



Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário