Geralmente consideramos a tensão como um ponto ou situação onde duas forças distintas interagem; e neste particular, tudo e todos podem ser considerados como focos de tensão.
A tensão pode ser vista como negativa se não atentarmos à sua verdadeira mensagem e função, e nos entregarmos somente ao seu aspecto de conflito ou problemático quando interagem. Porém, observando pelo lado da alma, das essências e das causas, temos uma infinidade de possibilidades e oportunidades de realizações e crescimento; a visão das causas e efeitos será aberta.
Tanto em nível pessoal quanto grupal e mundial, a tensão e o choque sempre nos conduzem a uma nova situação e contribuição. São sugestivos e despertadores. Por exemplo, na tensão da mente e o coração, na tensão entre a verticalidade do espiritual e a horizontalidade do material, podemos encontrar claramente um ponto mediano ou um centro que conduz a uma realização ou a uma contribuição equilibrada, dinâmica e cheia de possibilidades. Portanto, é correto afirmar que toda a tensão ou atrito gera um fogo e uma luz, iluminando e indicando o caminho a ser seguido pelas criaturas.
Até mesmo as nossas próprias aspirações geram uma tensão em qualquer nível em que se observe. Em qualquer nível a tensão ou crise gera reorganização e novas possibilidades; invoca e evoca correntes de construtividade. É o fluxo do Plano Divino que deve ser cumprido.
Em cada dimensão, em cada reino da natureza a tensão se processa de acordo com a necessidade do fluxo evolutivo e sempre visando o despertar e uma aquisição. No caso do ser humano, a tensão é percebida diferentemente conforme o seu nível evolutivo, aspirações e cármico, mas sempre com sua importância porque gera, em qualquer nível, problemas e desafios, ativando descobertas, novas soluções e evolução. A própria criação prevê este processo que nos soa, por nossa fraca visão de profundidade, como desarmônico. Contudo, à medida que a nossa visão espiritual e intuição se abrem, podemos ver as essências e a profundidade dos acontecimentos críticos em nós e no mundo. É uma visão da inércia da matéria, por um lado, e o impacto do espírito, por outro, criando em tudo e em todos uma tensão/propulsão necessária à evolução.
Cabe ao homem, em equilíbrio de coração e mente, observar o papel decisivo das tensões. Saber em realidade e profundidade que os choques, as tensões e as crises indicam sempre os possíveis caminhos a seguir. E saber guiar e equilibrar a tensão correta, que é a base das realizações dentro dessa eterna transmutação e evolução, é, apesar das tensões geradas, o caminho inteligente, promissor e distintivo daqueles que já começam a vislumbrar o Plano Divino e sua Luz.
Prof. Hermes Edgar Machado Junior (Issarrar Ben Kanaan)
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal
Nenhum comentário:
Postar um comentário