quarta-feira, 2 de outubro de 2013

COMPREENSÃO ESPONTÂNEA

Nós nunca dizemos, “Deixe-me ver o que é essa coisa que sofre”. Você não pode ver pela força, pela disciplina. Deve olhar com interesse, com compreensão espontânea. Assim você verá que as coisas que chamamos sofrimento, dor, a coisa que evitamos e a disciplina, foram embora. Enquanto eu não tenho relação com a coisa como fora de mim, o problema não existe; no momento em que estabeleço uma relação com isto fora de mim, o problema existe. Enquanto eu tratar o sofrimento como algo do lado de fora – eu sofro porque meu irmão morreu, porque não tenho dinheiro, por isso ou por aquilo – eu estabeleço uma relação com isto e essa relação é fictícia. Mas se eu sou essa coisa, se vejo o fato, então a coisa toda se transforma, tudo tem um significado diferente. Então há completa atenção - atenção integrada - e aquilo que é completamente considerado é compreendido e dissolvido; e assim não há mais medo e, portanto, a palavra sofrimento não existe.



J. Krishnamurti



Fonte: The Book of Life
www.jkrishnamurti.org/pt
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário