quinta-feira, 27 de outubro de 2016

A INICIAÇÃO DE CADA DIA

Pequenas Expansões de Consciência Preparam o Grande Despertar

O que é a “iniciação diária”?

Alguns supõem que a iniciação é sempre e em todos os casos uma ocasião estabelecida e solene, para a qual o candidato é previamente preparado e da qual é avisado com antecedência. Embora algumas iniciações sejam rodeadas destes aspectos solenes, a iniciação diária – na qual todo aspirante deverá ter sucesso se quiser alcançar a chance de tentar a mais  elevada – se oferece ao estudante quase que a todo momento. Essa iniciação ocorre nas relações com os nossos semelhantes, e nos efeitos que todas as circunstâncias da vida têm sobre nós. E se nós fracassamos nestas situações, nunca chegamos ao ponto em que as grandes iniciações são oferecidas.

Se não podemos suportar a derrota momentânea, ou se somos pegos desprevenidos por uma palavra casual que desafia o nosso amor-próprio, ou se somos levados pelo desejo de julgar os outros, ou se permanecemos na ignorância dos nossos erros mais evidentes, não reunimos aquele conhecimento e aquela força que são inevitavelmente exigidos de quem quer que seja que pretenda comandar a natureza.

É próprio da vida que cada um tenha um momento de escolha, mas este momento não tem que ocorrer em algum dia especial. Ele é a soma total de todos os dias; e pode ser postergado até o dia da morte; e assim estará além do nosso alcance, porque neste caso a escolha terá sido feita por todos os nossos atos e pensamentos da vida inteira. Somos condenados por nós mesmos, naquele momento, exatamente ao tipo de vida, corpo, ambiente, e tendências que melhor manifestarão nosso carma. Isso é algo bastante solene, e faz com que a “iniciação  diária” tenha a maior importância para cada estudante atento. Mas tudo isso já foi dito antes, e é uma pena que os estudantes persistam em ignorar o bom conselho que recebem.

Você pensa que se um Mestre aceitasse você, Ele colocaria você diante de algum teste estranho? Não, Ele não faria isso, mas simplesmente permitiria que os pequenos eventos da sua vida prosseguissem, e o resultado deles determinaria a situação a que você chegaria. Esta pode ser uma escola para crianças, mas só um adulto consegue ser aprovado nela.




William Q. Judge




O título original do trecho traduzido acima é “What is the ‘Daily Initiation’?”. Ele  faz parte de um artigo maior, “Stream of Thought and Queries”. O texto foi traduzido das pp. 497-498 do segundo volume de “Theosophical Articles”, William Q. Judge, The Theosophy Co., Los Angeles, 1980 (edição em dois volumes). Ele também foi publicado em várias outras oportunidades, inclusive na revista “Theosophy”, da Loja Unida de Teosofistas, em Los Angeles, na edição de maio de 1975. Apareceu pela primeira vez na revista “Path”, de Nova Iorque, em setembro de 1889.




Fonte: http://www.filosofiaesoterica.com/
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

REFLEXÕES PARA A CONSCIÊNCIA DA ALMA

Discernir é entender a essência, é diferenciar o ouro autêntico do falso. Sempre que tiro alguma coisa de seu contexto, deixo de entendê-la e começo a distorcê-la. Todas as situações têm suas raízes históricas, seus efeitos presentes e suas implicações futuras. Discernir é considerar as inter-relações de todos os ingredientes de uma situação. Sem essa perspectiva sou impelido a proteger meus interesses, sou consumido pelo calor do momento, deixo de ver as consequências dos meus atos.

Para salvaguardar a liberdade, precisamos ser intransigentes. Não podemos aceitar uma atitude que diz, por exemplo, “um pouco de ganância, uma agressão leve, um pouco de raiva é necessário para manter as pessoas em seus lugares”. Tais pensamentos começam como um indício de violação. Eles multiplicam-se rapidamente e outros sentimentos ou ações erradas são justificados então. Nocivos ou negativos, os pensamentos, palavras ou ações produzem reações iguais assim como as ações e pensamentos positivos e benéficos. Em outras palavras: nós colhemos o que semeamos. (Vivendo Nossos Valores, Brahma Kumaris, 2014)

Nós nunca deveríamos nos preocupar. Com que eu deveria me preocupar? O que tiver que acontecer acontecerá. Por que então eu deveria me preocupar? Torne-se inabalável. Com o poder da concentração tudo fica fácil e natural. Quais são os passos então? Primeiro eu tenho que me concentrar ou primeiro eu tenho que ficar introvertido? Veja se você está introvertido ou extrovertido. Se você não estiver introvertido você não conseguirá se concentrar. Aquele que é introvertido é sempre feliz. Pense sobre isso. Não há nutrição como a felicidade. (Dadi Janki)

Na maioria das vezes a mente é como uma mangueira d'agua ligada mas sem comando. Ela pula para lá e para cá. Quando nos interiorizamos, damos os primeiros passos em direção ao autocontrole. É como comandar a mangueira. O próximo passo é ajustar a regulagem para que saia a quantidade adequada de água. Em caso de incêndio, apenas gotas não bastariam. Por outro lado, se fosse preciso regar uma flor, um esguicho forte causaria dano à sua delicadeza.




Brahma Kumaris






Fonte: www.bkumaris.org.br
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

BUSCANDO A HARMONIA DA PERSONALIDADE

O ser humano é um "todo integral" e nele encontramos o conceito "holístico" ou "holos", que vem do grego e significa "tudo". Pelo fato de ser um todo, é completo como um universo. O ser humano está composto de aspectos espirituais, mentais, emocionais (sentimentos) e físicos. Se observarmos o ser humano de um só ponto de vista teremos uma visão parcial do conhecimento deste.

Podemos aperfeiçoar a personalidade mediante a prática de métodos e técnicas; cada dia irá somando um grau de melhoramento em tudo o que realizamos. Um ato positivo nos transforma em pessoas otimistas, magnéticas e atrativas, com poder de convicção e capazes de transformar o meio no qual vivemos.

Este é um tipo de personalidade diferente que chamamos de tipo "P", contrária e distinta de todas as que existem tal como a neurótica e outras. Os psicólogos chamam de tipo "A" à pessoa estressada, com alto sentido de competência, ansiosa etc. Estabeleceu-se que tendem à determinadas enfermidades cardiovasculares.

Para transformarmos nossa personalidade (e ter uma vida plena e feliz), faz-se imperioso termos uma visão holística completa do mundo que nos rodeia e de nós mesmos.

A visão holística consiste em compreender que o ser humano é uma entidade muito mais complexa do que se vê aparentemente. Não só deve ser tratado e estudado como um ser físico e mental, senão que também observar toda a sua constituição, desde os planos mais superiores até os mais inferiores. Ou seja, que uma pessoa é muito mais difícil de ser tratada quando não se vê apenas o aparente.

O ser humano é um ser aperfeiçoável e isto quer dizer que podemos mudar. É somente uma ilusão pensar que não podemos fazê-lo. Atualmente existem muitos métodos que nos ajudam a nos renovar, desde nossa parte mental até as ações de tipo mais inferiores.

Existem métodos para autoprogramar a mente subconsciente e a partir daí produzir as mudanças nos planos de nossa personalidade, conseguindo um atuar harmônico e equilibrado em si mesmo e no meio que vivemos. (Pode-se eliminar timidez, insegurança, falta de confiança em si, depressões, enxaquecas, maus hábitos etc.)

Quando se fala que podemos nos desenvolver holisticamente, está se falando precisamente de nos ajudar a obter uma visão global e completa de si mesmo e não parcial e fragmentada como frequentemente se dá, podendo assim avançar rapidamente em um processo evolutivo, que sem dúvida é a meta última de todo ser humano: evoluir.






Fonte: Ordem de Templos Operativos - OTO
http://www.iniciados.org/
Fonte da Gravura: Tumblr.com

ATRIBUTOS E DHARMA

Retidão (Dharma) é a base para todo o Universo. Um verdadeiro ser humano é aquele que pratica o princípio do dharma. Queimar é o dharma do fogo. Muitos costumam usar a palavra dharma sem conhecer a sua verdadeira natureza e majestade. Frescor é o dharma do gelo. O fogo não é fogo sem queimar. Gelo não é gelo sem frescor. Da mesma forma, o dharma de um ser humano encontra-se em realizar ações com o corpo e seguir os comandos do coração. Todo ato realizado com pensamento, palavra e ação em harmonia é um ato dhármico! Uma vida dhármica é uma vida divina! Esse dharma do coração é supremo e, de fato, o dharma da vida. Você deve alcançar a unidade em pensamento, palavra e ação a todo o custo. (Chuvas de Verão, capítulo 2, 20 de maio de 1996)

Um atributo prescrito é exibido ou usado como um manto por todas as entidades na criação. Esse atributo também é chamado de seu dharma. Assim como um estudante em uma classe em particular pode ser promovido a uma classe superior pelo esforço, um indivíduo, promovendo seu próprio dharma natural, e dando atenção a algo maior e mais nobre, pode conseguir a ascensão a um nível superior. Um pedaço de ferro vale apenas alguns centavos, mas fazendo alterações adequadas a ele, você produz um relógio que vale mais que mil rúpias. Observe aqui que é o Samskara, ou a mudança que damos à substância, que traz o valor a ela e não o valor inerente do material não tratado. Mesmo uma pessoa comum pode ter uma oportunidade de elevar-se à posição de um sábio realizado (Paramahamsa) se procurar a companhia de seres elevados. (Rosas de Verão nas Montanhas Azuis, 1976, Capítulo 2)




Sathya Sai Baba





Fonte: http://www.sathyasai.org.br/
Fonte da Gravura: Tumblr.com

terça-feira, 25 de outubro de 2016

VIVER BEM O HOJE

Quando já não conseguem suportar o presente, os humanos refugiam-se no futuro. Mas eles não ganham nada com isso, pois, mais cedo ou mais tarde, serão obrigados a render-se à evidência: como esse futuro imaginário não tinha qualquer fundamento sólido, o que eles descobrem é o vazio e a angústia. Que eles comecem, pois, por viver bem o hoje: têm tantas coisas para saborear, para ver, para apreciar, para pensar! Mas, para viverem o momento presente, eles têm de aprender a parar, a fazer uma pausa, a não continuar a deixar-se levar pela sucessão dos acontecimentos e dos estados interiores que esses acontecimentos criam neles. É certo que a vida é um fluxo ininterrupto, mas é preciso encontrar uma maneira de pôr um pouco de ordem em si mesmo, para se ficar em sintonia com ritmos mais harmoniosos. E é para isso que a meditação é tão necessária. Meditar é abrandar a marcha precipitada do tempo, a fim de introduzir em si um ritmo, uma paz, uma luz, que deixarão durante muito tempo a sua marca.





Omraam Mikhaël Aïvanhov







Fonte: www.prosveta.com
Fonte da Gravura: Tumblr.com

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

REFLEXÕES PARA A CONSCIÊNCIA DA ALMA

Aceitar tudo como é. Este é o primeiro e fundamental aspecto para uma mudança na consciência. Aceitação não é algo como: a partir de agora eu preciso aceitar tudo, porque Deus ou alguém disse isso e eu tenho que seguir. Isto é crença. A aceitação verdadeira vem do meu âmago, quando somos como uma porta aberta, quando não há mais julgamento ou ruído em nossas mentes sobre algo que está acontecendo. A aceitação do que é vem quando estamos nesse estado de gratidão e encantamento com a própria vida. (Luiz Rivieros)

Muitos dizem que pessoas não-éticas prosperam rapidamente hoje em dia. Então por que deveríamos fazer o bem? Porque o bem sempre gera o bem. Essa lei é infalível. Entretanto, devido às negatividades, o efeito do positivo fica encoberto. Mas assim como o sol continua a brilhar por detrás das nuvens, as boas atitudes nunca ficam sem mérito, mesmo que isso leve mais tempo para acontecer. A prosperidade da ética é certa e duradoura.

Os atos de virtude emergem de dentro, de um santuário de silêncio do qual a inspiração flui. Toda ação tem sua semente em um pensamento e cada pensamento é a criação do pensador, a alma. Eu escolho que pensamentos eu quero criar. Assim como são meus pensamentos são minhas ações e minha experiência na vida. Ao ir para dentro, eu toco a quietude e o amor puro que existe no fundo do meu ser. Cada pensamento que eu crio é para beneficiar a mim e a humanidade. (Dadi Janki)

Você já percebeu o impacto de suas ações corretas e quanto tais ações podem influenciar muitos outros? Os outros podem não seguir suas palavras mas eles definitivamente verão você e farão o mesmo. Os grandes professores são: sua face, suas palavras e sua atividade. Quando suas ações têm tal clareza e verdade, o coração dos outros é tocado. E através de você eles sentem proximidade de Deus. (Dadi Janki)




Brahma Kumaris





Fonte: www.bkumaris.org.br
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

terça-feira, 11 de outubro de 2016

TUDO É BRAHMAN - O DIVINO É ONIPRESENTE


Toda a criação que você vê emana do Senhor. Essa grande variedade, que vemos ao nosso redor, é proveniente apenas como resultado da mudança em nossos próprios atributos (gunas), e é uma verdade que é afirmada pelos textos sagrados. Você às vezes é muito feliz, às vezes assustado e em outros momentos corajoso. Estas mudanças acontecem em rápida sucessão e de uma forma casual. A principal razão para todas essas mudanças é a mudança que vem em nossa própria atitude mental. Estas são manifestações de seus próprios atributos. O homem tem três características distintas ou gunas - satva, tamas e rajas. Se estas são misturadas de uma forma equilibrada, não haverá nenhuma mudança drástica na natureza da pessoa. A luz solar é composta por sete cores diferentes. Quando essas cores são misturadas em proporções adequadas, não haverá nenhuma mudança e o sol brilhará em sua cor natural. Por outro lado, se houver um desequilíbrio na maneira com que essas cores são misturadas, então você descobrirá que algumas cores especiais se mostram. (Rosas de Verão nas Montanhas Azuis, 1976, Capítulo 9)

Deus tem muitos nomes e formas, mas a Divindade é uma só. Estudiosos referem-se a 'Uma Verdade' com muitos nomes (Ekam Sath Viprah Bahudha Vadanti). Percebendo esta verdade, respeite a todos, ame a todos e dê alegria a todos. Então, você se torna Deus! Quando você reconhece o fato de que a Divindade em todos é a mesma, não haverá sentido de dualidade. Você pode pensar que é muito difícil, mas é extremamente simples. Sua incapacidade de reconhecer esta verdade é devido à falha de sua visão e não ao Criador. Corrija sua visão defeituosa e percepção; veja a unidade na diversidade. Neste mundo, há uma disputa constante entre bem e mal. Muitas pessoas têm inveja dos outros e as submetem à calúnia. Mas não atribua qualquer importância a essas críticas. Louvor e insulto são comuns à humanidade. Várias pessoas nobres enfrentaram dificuldades semelhantes e as superaram com firmeza. Viva na verdade e no amor, nenhum dano virá a você. (Discurso Divino, 23 de novembro de 2000)

Podemos ter dúvidas quanto à razão pela qual Deus possa ter tantos nomes diferentes. Cada um deles na verdade refere-se a uma qualidade especial do Senhor. Sabemos que em uma casa o filho vem e trata o chefe da família como pai, enquanto a nora o chama de sogro, o neto se dirige a ele como avô e a esposa como "meu querido marido". Aqui vemos que, porque ele estabeleceu diferentes tipos de relacionamentos, ele é tratado por nomes diferentes por pessoas diferentes. Da mesma forma, um brahmin é chamado de pujari (padre) se realiza puja e é chamado de cozinheiro se estiver cozinhando. Ele adquire um nome diferente, dependendo da natureza do trabalho que realiza. Da mesma forma, dependendo do tempo, condição e país, Deus tem dado nomes diferentes que são apropriados à situação e ao papel que Ele desempenha. (Chuvas de Verão em Brindavan, 1974, Volume 1, Capítulo 5)

Durante tempos difíceis, algumas pessoas oferecem orações a Deus crendo que Deus está em outro lugar e ouvindo suas orações, que Ele percorrerá todo o caminho e resolverá suas dificuldades! Em um plano mundano, se você for até uma pessoa em uma posição de autoridade e elogiá-la, então ela pode lhe fazer o bem! Mas Deus não é como alguém que está em uma posição de autoridade! Logo que você concebe Deus em sua mente, Sua graça o ajudará. As Escrituras declaram: Brahma vid Brahmaiva Bhavati (o conhecimento do Divino o transformará em Deus). O resultado de suas orações é que as qualidades divinas serão cultivadas dentro de você e lhe darão alívio ao sofrimento. Orar a Deus, cantar Sua glória e conceber as qualidades divinas do Senhor são feitas apenas para sua própria paz e bem-estar e para desenvolver seu bom caráter. Portanto, promova boas ideias, bons ideais e pensamentos bons a todo momento. (Rosas de Verão nas Montanhas Azuis, 1976, Capítulo 4)

Se você conquistar sua mente, você alcançará paz. Se você alcançar a paz, você olhará para todas as coisas com uma mente igual. Bom e mau, respeito e desrespeito, gostos e desgostos são todos os aspectos de uma única e mesma coisa - Brahman (Divindade). Se você é capaz de obter a graça divina, tudo fluirá sem problemas. Se você estiver longe da graça divina, planetas maus começarão a influenciá-lo. O Sábio Viswamitra agradou a Brahma por meio de suas intensas austeridades. O Senhor Brahma removeu as nuvens de dúvidas que estavam escondendo a força intrínseca presente no sábio Viswamitra. O Senhor Brahma ensinou Viswamitra a reconhecer a presença divina em toda parte e disse-lhe para cantar sobre a graça do Senhor e Sua presença. O aspecto divino não é algo que é separado e distinto. Deus é onipresente; não é matéria com algumas características específicas, é espírito (parartha) e não matéria ou objeto (padartha). Deus é, e está presente em todo lugar. (Chuvas de Verão em Brindavan, 1974, Volume 1, Capítulo 5)

Manifestações do Amor! Não é necessário procurar por Deus em qualquer lugar, diz a Bíblia. Hoje as pessoas estão em busca de Deus. Por que você procura por Ele quando Ele está em todo lugar? Você é Deus. Todas as práticas espirituais (sadhana) serão em vão se você não conhecer sua verdadeira identidade. Em vez de perguntar aos outros, "Quem é você?", é melhor perguntar: "Quem sou eu?" "Este é o meu livro", dizemos. Então, quem é esse "eu"? Este sentimento de "meu" é ilusão (maya). Saiba quem você é. Tudo isto é matéria, é negativo. Você é o mestre deste mundo material. Domine a mente e seja um comandante. Faça todos os esforços para conhecer sua verdadeira identidade. Para conhecê-la você deve primeiro abandonar o apego ao corpo. As pessoas são heroínas em fazer experimentos em laboratório, mas zeros em experiência. Em vez disso, seja um herói no campo prático. (Divino Discurso, 14 de março de 1999)




Sathya Sai Baba





Fonte: http://www.sathyasai.org.br/
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal