quarta-feira, 19 de outubro de 2022

CONHECIMENTO ESPECULATIVO E EXPERIMENTAL


Há uma grande diferença entre o conhecimento puramente especulativo e o conhecimento totalmente experimental. O conhecimento especulativo tem seu lugar e é útil em seu tempo, então é bom. Pode nos levar a um profundo conhecimento e compreensão intelectual, bem como nos dar prazer intelectual, mas sempre permanecerá no nível do especulativo ou do teórico.

O conhecimento experiencial, por outro lado, nos envolve como pessoas inteiras. Não estamos lidando apenas com abstrações. Não estamos pensando em Deus como a Causa Suprema. A maravilha de nossa meditação é que estamos intimamente envolvidos no mistério pessoal de Deus. O próprio fato de nossa criação nos convida a este jardim interior de Amor, onde nos encontramos 'perdidos' em Deus.

A especulação é importante, incluindo a especulação profunda sobre Deus. É útil tentar refletir sobre a Trindade, entender os termos da teologia tradicional, as procissões, a doutrina da circuncisão e a divina Kenosis*. Mas esta não é a essência do convite cristão. O cerne do caminho cristão é experiencial e não especulativo, interior e não objetivo.

Tanto a especulação – olhar a experiência no espelho da mente e refleti-la através de imagens e ideias – quanto a experiência – simplesmente estar presente e generosamente envolvido – são expressões de fé. Mas o valor último de nossos pensamentos depende da experiência da profundidade e vitalidade da oração. O pensamento sozinho não leva à experiência. Somente a fé pura pode cruzar esse limiar.


* Kenosis é um conceito na teologia cristã que trata do esvaziamento da vontade própria de uma pessoa e a aceitação do desejo divino de Deus.





Fr. John Main, OSB




Fonte: do livro "O Coração da Criação", Canterbury Press, 2007
Traduzido para o espanhol por Lucía Gayón, e para o português por este blog.
PERMANECER EN SU AMOR - Coordenadora: Lucía Gayón - Ixtapa, México
www.permanecerensuamor.com - permanecerensuamor@gmail.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário