segunda-feira, 13 de novembro de 2023

A MÚSICA NA VIDA ESPIRITUAL


Na Natureza, tudo canta, tudo vibra, cada criatura emite vibrações que se propagam em ondas musicais. Por isso pode dizer-se que na natureza tudo é música. Há música nos regatos que correm, nas nascentes que brotam, na chuva que cai, no ruído surdo das torrentes, no movimento ininterrupto dos oceanos e dos mares. Há música no soprar do vento, no sussurrar das folhas, no chilrear dos pássaros… A música da natureza desperta constantemente o sentido musical no homem; incita-o a exprimir-se também através de um instrumento ou através do canto. É por intermédio da música que o homem transmite espontaneamente os seus sentimentos e as suas sensações: é pela música que ele exprime o seu sentimento religioso e é também por ela que traduz as suas dores, as suas alegrias, o seu amor e todas as suas experiências mais profundas.

A música é uma respiração da alma e da consciência. É através da música que a alma se manifesta sobre a Terra. Quando a consciência superior desperta no homem, quando ele desenvolver em si próprio a possibilidade de ter percepções mais sutis, começará a ouvir essa grandiosa sinfonia que ressoa através dos espaços, de um extremo ao outro do universo, e compreenderá então o sentido profundo da vida.

A música desperta na nossa alma a recordação da pátria celeste, a nostalgia do paraíso perdido. É um dos meios mais poderosos que existe, mais poderoso do que a pintura ou a dança, porque é imediato, instantâneo… Lembramo-nos instantaneamente de que foi do Céu que viemos e que é ao Céu que devemos voltar um dia. É claro que existem músicas que, pelo contrário, despertam o desejo de ficar o mais tempo possível na Terra, mas essa não é a verdadeira predestinação da música.



Omraam Mikhaël Aïvanhov




Fonte: do livro "A MÚSICA E O CANTO NA VIDA ESPIRITUAL"
Publicações Maitreya, Porto, Portugal
https://publicacoesmaitreya.pt
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário