quarta-feira, 14 de setembro de 2016

CORAGEM E VIDA

O Apóstolo Paulo em uma de suas assertivas dirigida aos gentios, afirma: “Ainda que o homem exterior se corrompa, o interior se renova sempre.”

O discípulo seguidor do Cristo, quis dizer que não devemos dar importância exagerada às nossas experiências no campo da carne, principalmente, quando elas não são coroadas de pleno êxito, porque a roupagem carnal é temporária, sujeita a desorganizações contínuas, inclusive a provocada pelo fenômeno que chamamos morte.

O que realmente deve merecer especial atenção de nossa parte é o espírito imortal, esse nômade do espaço, que se serve do acervo de realizações hauridas no campo da carne, boas ou más, para estruturar a sua túnica eletromagnética que irá envolvê-lo quando conseguir alcançar as campinas siderais do infinito.

Não devemos também nos preocupar com a demora do tempo, porque ele estará sempre caminhando conosco, não exigindo nenhuma pressa, nenhuma correria, e sim, paciência e persistência, seguindo o exemplo da própria natureza, que não dá saltos espetaculares, mas segue o ritmo de sequência e gradação, obedecendo os mínimos detalhes, para o crescimento harmônico de todos os seres.

Os vegetais crescem milimetricamente. Os grandes rios são formados por pequenos filetes de água que engrossando, aos poucos, formam córregos, depois riachos e, finalmente, os rios de grande porte que deságuam nos mares extensos.

Na construção de grande edifício a situação é idêntica. Primeiro o alicerce, o primeiro tijolo, peça por peça, até chegar ao final da obra totalmente acabada.

Os livros de maior vendagem e de grande expressão foram escritos letra por letra.

Uma grande floresta é formada através de pequeninas sementes, levadas, às vezes, pelo vento ou transportadas pelos pássaros que sobrevoam esses locais.

Decorre, então, que a natureza não concede privilégios a quem quer que seja, prevalecendo sempre a lei do maior esforço e do trabalho, como alavancas de impulso em todas as realizações programadas para o homem aqui no nosso orbe.

Todas as pessoas, sem exceção, já possuem dentro de si um ideal de conhecer e fazer, e, este sonho não deve ser abandonado, mesmo porque faz parte da estrutura íntima da nossa inteligência e dos nossos sentimentos, mas é preciso não nos esquecermos das pequeninas missões que, se bem executadas, nos darão força e coragem moral para a realização dos grandes empreendimentos.

Sofremos desorganizações incessantes, sem no entanto, deixarmos de crescer e evoluir para Deus, nunca retrocedendo, apesar dos reveses que, certamente, sofreremos ao longo da grande jornada.

A preservação da auto-estima, do trabalho, do autodescobrimento e autoaperfeiçoamento, adotando sempre postura de vigilância rígida sobre nós mesmos, nos ajudarão na meta de enobrecimento a alcançar. Dificuldades, dores, decepções estarão sempre conosco testando-nos a capacidade de prosseguir, de caminhar com equilíbrio, boa vontade e alegria.




Djalma Santos





Fonte: do livro "Segredos da Alma"
Edições CELD, Rio de Janeiro, 2002
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

A TRANSFORMAÇÃO DOS SERES

A ideia que muitas pessoas têm da vida espiritual é virem a encontrar um mago, um Iniciado, que pousará a mão sobre elas ou lhes revelará um segredo extraordinário, graças ao qual serão instantaneamente transformadas. É pena, mas não é assim que as coisas se passam. A transformação dos seres só é possível por intermédio de um trabalho individual quotidiano e assíduo.

Alguém vos diz: «Tome esta fórmula mágica, este talismã, e terá saúde (se estiverdes doentes), serenidade (se estiverdes angustiados), força (se fordes fracos)»… Ficai a saber que isso são mentiras de uma criatura que está interessada em vos enganar. Um verdadeiro Iniciado, pelo contrário, dir-vos-á: «Meus filhos, tudo é possível, mas só se fizerdes esforços; desse modo, aquilo que tereis obtido será tão estável que ninguém vo-lo poderá tirar.» Aliás, deveis saber que tudo o que se obtém por processos mágicos – e é verdade que os há com uma certa eficácia – nunca pode ser definitivo: pouco tempo depois, perde-se tudo o que se julgava possuir. Só se conserva aquilo que se obteve a partir de dentro, com esforços pessoais. É uma lei absoluta.




Omraam Mikhaël Aïvanhov






Fonte: www.prosveta.com
Fonte da Gravura: Tumblr.com

REFLEXÕES PARA A CONSCIÊNCIA DA ALMA

Aquele que é leal tem a sabedoria de se afastar das situações ou pessoas com fins duvidosos, sem no entanto considerar ninguém como seu inimigo. A tentação por algo menos limpo não terá o poder de levá-lo ao engano. Sua retidão o manterá sempre inalterável nos seus objetivos e ideais puros. Como sua consciência não é condescendente à falsidade, sua tranquilidade permanece constante, seja diante do benefício ou do prejuízo.

Seria utopia ter esperança na beleza? Um jardim sem espinhos em absoluta fruição? Uma comunicação livre de segundas intenções? Quando silêncio e virtudes caracterizam o relacionamento entre duas pessoas, há harmonia. Quando silêncio e virtude vivem juntas em uma pessoa, há perfeição. Perfeição é algo possível. (Anthea Church)

Se palavras ofensivas foram trocadas, por que não ver tal situação como uma chance para checar quais aspectos do nosso caráter precisam ser mudados? Dessa forma podemos transformar qualquer coisa numa lição construtiva. Nunca deveríamos pensar que aprendemos o suficiente e que podemos parar. Deveríamos ser gratos pelas críticas e conselhos das pessoas. Isso nos mantém alertas, nos dá a oportunidade de colocar nossa verdade na prática.

Quanto mais humildade você tiver, mais sucesso obterá. Quanto mais você se curvar, mais o mundo se curvará a você. Curvar-se significa reivindicar bençãos de todos. Aquele que tem a especialidade da humildade sempre lembrará da expressão: 'Você primeiro!' Renunciar ao louvor do seu nome e personalidade não é se rebaixar, mas tornar-se elevado. Vista a armadura da humildade e você estará seguro em qualquer luta contra a falsidade.




Brahma Kumaris






Fonte: www.bkumaris.org.br
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

terça-feira, 13 de setembro de 2016

DHARMA - A VERDADE E A ORDEM CÓSMICA

Para descobrir o que é correto (Dharma) e o que é incorreto (adharma), aplique este simples teste: se vai contra a Verdade e o Amor, é incorreto; se promove a Verdade e o Amor, ou é repleto destes, é correto. (Sai Baba - Sathya Sai Speaks, vol. XVI, pág. 86)

A palavra Dharma, que está realmente relacionada com uma infinita variedade de significados, está sendo inadequadamente descrita, na era moderna, por uma palavra – dever. Dever é apenas aquilo que está conectado com uma condição individual, ou com uma época ou país em particular. Por outro lado, o Dharma é eterno, o mesmo para todos em todos os lugares. Ele expressa o significado do Ser Interno (atma). O lugar de nascimento do Dharma é o coração. Aquilo que emana do coração como uma ideia pura, quando traduzido em ação é chamado Dharma. Se tivesse que dizer de uma maneira que se pudesse entender, a pessoa poderia dizer ‘faça aos outros o que você quer que façam a você; isto é Dharma. O Dharma consiste em descartar ações que iriam ferir os outros. Se alguém causa felicidade a você, então, você, em retorno, deveria fazer coisas que causassem felicidade aos outros. Quando nós reconhecemos que o que os outros fazem irá causar dificuldades e fazemos mesmo, isto é adharma (ausência de retidão). (Digest, pág. 95) Obs: a palavra Dharma é geralmente traduzida como retidão, ação correta, dever, mas, de acordo com o contexto, também pode se referir à Lei Eterna ou Ordem Cósmica, à Religião Eterna, à missão do indivíduo no mundo etc.

Existem 7 facetas do Dharma (aqui, no sentido de retidão ou ação em harmonia com a Lei Cósmica), assim como existem 7 cores contidas nos raios do sol. A primeira faceta do Dharma é a verdade. A segunda faceta é o bom caráter. A terceira é a conduta correta. A quarta é o controle dos sentidos. A quinta é a penitência ou austeridade. A sexta é a renúncia e a sétima é a não-violência. Todas estas facetas foram estabelecidas para a proteção do indivíduo e o bem-estar da sociedade. (Digest, pág. 97)

Define-se Dharma como Ação-Correta, Retidão. Este não é o significado mais apropriado. Dharma, por si só, é a verdade. Assim, o que nasce da Verdade é Dharma. Para o fogo, a capacidade de queimar é Dharma. Quando este não pode queimar, não pode ser fogo: torna-se apenas carvão. O Dharma do açúcar é a sua doçura. Se não há doçura, não pode ser açúcar, mas apenas pó. Assim, se nós não manifestarmos nossa consciência, não seremos Dharma. Devemos, em tudo, seguir nossa consciência. Existem dois tipos de Dharma: um é o Dharma mundano, e o outro é o que se origina da divindade. Seguir a Vontade Divina é o verdadeiro Dharma. Em tudo, a pureza do coração é importante. O primeiro passo é: o que ensinamos aos outros, devemos praticar. Esta é a verdadeira natureza humana. Qual é a razão para que Sathya (Verdade), Dharma (Retidão), Shanti (Paz), Prema (Amor) e Ahimsa (Não-violência) não estejam sendo preservados atualmente? A propagação e a publicidade destes valores está sendo feita, sem que os mesmos estejam sendo praticados.Vocês devem mostrar, pelo falar e pelo exemplo, que o caminho da auto-realização é o que conduz à alegria perfeita. Consequentemente, sobre vocês repousa grande responsabilidade: a de demonstrar por sua calma, serenidade, humildade, pureza e virtude, coragem e convicção em todas as circunstâncias, que o caminho por vocês percorrido os tornou pessoas melhores, mais felizes e mais úteis. Pratiquem. Demonstrem. (Sri Sathya Sai Bal Vikas - Maio/94 - Editado pelo S.S.S. Education in Human Values Trust - Bombay)





Sathya Sai Baba






Fonte: Organização Sathya Sai do Brasil
http://www.sathyasai.org.br/citacoes-diversas
Fonte da Gravura: Tumblr.com

domingo, 11 de setembro de 2016

A INICIAÇÃO (DESENVOLVIMENTO DA ALMA)

A Iniciação Filosófica tem seu objetivo em um propósito quádruplo, que o Aspirante deve alcançar, se deseja obter êxito completo.

Durante o processo de crescimento e de progresso, todas as forças internas potenciais de todo nosso complexo ser – o corpo, a mente e a alma – devem ser exaltados.

Antes ou durante este processo deve surgir um desejo dominante. Este desejo deve estar constantemente fervente na mente e na Alma do Aspirante, mesmo que este desejo ainda se encontre latente. Este desejo deve dominar o Aspirante a tal ponto, que ele não encontre repouso, a menos que se encontre ativo, fazendo todo o esforço para alcançar o ideal inspirado pelo seu desejo.

A concentração ou centralização de todas as forças potenciais dentro do ser, dá ao indivíduo o vigor necessário, a potência e a fortaleza para trabalhar incessantemente para a realização do seu desejo.

Deve haver o desejo e o esforço para o despertar e para a iluminação do Cristo ou Centro da Alma. Deve haver o estabelecimento de um contato, isto é, adquirir a união com um dos Centros Hierárquicos em atividade.

Para o Aspirante alcançar este objetivo, deve aprender a Obedecer, a Saber, a ter Vontade ou Querer, a Ousar e, todavia, a permanecer em silêncio. Deve reconhecer a verdade de que "no silêncio se encontra a força".

É natural que existam conceitos errôneos e dúvidas, no tocante a esta matéria, nas mentes daqueles para os quais todas estas coisas sejam relativamente novas. Antecipar dificuldades que se apresentam na busca das mentes inquisitivas e dar explicações claras sobre elas, é o propósito desta mensagem.

Múltiplas impressões errôneas existem entre os Aspirantes, como se comprova pelas perguntas constantes que fazem sobre a Iniciação e em especial sobre seus aspectos Esotéricos ou Arcanos. Escassa informação se tem dado ao público, sobre o esoterismo da Verdadeira Iniciação, ainda que múltiplos livros possa conseguir o investigador desta matéria. Muitos destes tratados são de pouca utilidade prática. Alguns deles são, na realidade, prejudiciais, porque ocultam os problemas envolvidos e, com frequência, alentam práticas de ocultismo, especialmente as psíquicas, que tendem a induzir a negatividade da mente, que é exatamente o oposto do que se requer par alcançar a Iniciação Filosófica.

A Iniciação trata principalmente do processo de desenvolvimento espiritual interno – um despertar gradual do Cristo ou Alma de cada um – e a obtenção da Consciência da Alma. Na linguagem Bíblica, isto é o renascimento ou segundo nascimento, o do Espírito, e que uma vez obtido, traz consigo todo o bem e todas as coisas boas almejadas.

Uma apresentação racional deste problema deve basear-se no estabelecimento de uma clareza mental, de uma boa saúde física, de uma fortaleza da mente e do corpo físico, de um vigor e de uma virilidade, de uma força superior, que proporcione um estado de alerta das faculdades do discernimento. Qualquer sistema que menospreze o corpo físico e suas funções, tende à apatia mental, o que é perigoso e deve ser evitado.

Desgraçadamente, os conceitos errôneos prevalecem com respeito à localização e à função da vontade. A falsa impressão geral e quase universal é que a vontade pode ser desenvolvida por todos, prescindindo do desejo interno e da energia de levar a cabo o propósito do desejo. Isto é um sofisma. Por mais que uma pessoa queira desenvolver um trabalho especial, se o desejo de chegar ao fim não é suficientemente forte, e se o executante não se encontra pronto, mais que isto, se não se encontra ansioso de deixar tudo o mais para realizar este único desejo, e se este único desejo não é suficientemente potente para induzir todas as atividades mentais e físicas para realizá-lo, então o fracasso será inevitável.

A vontade sempre se encontra baseada na aspiração, porque o desejo é sempre o princípio que nos ativa e governa. O desejo é comparável ao amor. Onde o amor é forte, até a certeza da morte não intervirá em seus ditames. É reconhecido que o desenvolvimento elevado ou espiritual exige o cultivo de uma vontade imperiosa. É por isto que esta parte da Grande Obra é capaz de gerar conflitos e dificuldades. Métodos simples, sãos e razoáveis devem ser seguidos para sua realização. Os métodos mais apropriados, para este propósito, são, na verdade, tão simples que, com frequência, são ignorados, e os meios existentes, geralmente, são desdenhados.

No processo da Iniciação Filosófica e no cultivo da vontade, a Lei Divina é: Execute o que deve fazer, independentemente de quão insignificante possa parecer ser. Faze-o, quando deve ser feito, na forma que deva ser feito, sem questionamentos... Se é algo que geralmente nos desgosta, faze-o de boa vontade para alcançar algo útil e terminarás com um sentimento de satisfação, de que levaste a cabo devidamente o teu dever e a tua missão, como um meio para alcançar um fim. Igual empenho deve pôr-se na importância de dirigir a vontade nos caminhos da obediência ao Ideal Divino.

Além dos fatores que já se tem mencionado, ainda existem outros importantes no desenvolvimento de uma vontade Superior e do poder que a acompanha. Em primeiro lugar vem a virtude da verdade, isto é, o conhecimento relacionado com as leis da retidão e da benevolência. Em segundo lugar, a virtude do amor imparcial e da boa vontade em todos os setores da criação. Não é desejável possuir simplesmente uma vontade forte. Isto pode terminar nos conduzindo a uma teimosia estéril.

Uma vontade férrea torna-se uma possessão preciosa, quando induzida e guiada pela luz do verdadeiro entendimento e que se faça radiante no calor e no amor da bondade do coração. Neste campo de atividade, a bondade, baseada na moderação e cordura, se torna um poder criativo. Uma força de vontade cuidadosamente guiada e unida ao entendimento das leis que governam a vida, vitalizada por um bondoso senso de justiça e por raios geniais de amor, é uma barreira contra as tendências irracionais e destrutivas. Ancorada em um incentivo irresistível, que nada pode desviar, deve estar uma vontade interior posta em atividade para alcançar o saber e o poder necessários para qualquer realização que se deseja. Esta é uma Lei que se baseia no princípio que suprime toda impressão equivocada, ao tratar do desenvolvimento da vontade.

Como resultado da leitura das obras que tratam do poder da mente, há uma multidão que pensa que, por cultivar a vontade, pode desenvolver poder suficiente para sobrepor-se a todos os defeitos mentais e corporais.

A impaciência deve ser recusada, assim com a indolência, a inatividade e o descuido, quando o êxito for lento em aparecer. É neste ponto crítico que a vontade é de imprescindível importância.

As Leis Espirituais, as Leis que versam sobre o Cristo ou Alma do Homem, estão em harmonia perfeita com o que se denomina LEIS NATURAIS. O mundo natural é um protótipo do mundo espiritual. A tábua de Hermes, o Legislador, claramente diz: "Como é em cima, assim é embaixo. Como é embaixo, assim é em cima". Devido a esta Lei, qualquer utilização de forças mentais e da vontade, que chegue a violar uma lei natural, viola também uma Lei Divina Espiritual, e isto deve ser evitado.

O sábio agricultor, plantador de sementes e ceifador da colheita, está completamente seguro de que a compra das boas sementes e o fato de lançá-las aos quatro ventos não é suficiente para se obter uma boa colheita. Ao contrário, seu primeiro pensamento é o de bem preparar a terra onde a semente vai ser plantada. E isto deve ser executado de forma adequada, reconhecendo, como ele faz, que a terra pobre ou despreparada, certamente renderá uma colheita pobre. Mesmo depois que a terra esteja bem preparada e a boa semente obtida e semeada, no tempo propício, o agricultor experiente sabe que ainda tem que haver um cultivo adequado e regular, para que o rendimento da safra seja de acordo com o esperado.

O mesmo acontece com o aspirante que é sábio e sincero. Sua primeira preocupação é alcançar um perfeito entendimento da Lei, a fim de que se encontre inteiramente instruído a respeito de todos os aspectos da matéria que está tratando. Assim procede o estudante de Medicina, um advogado ou qualquer outro profissional, que estuda cuidadosamente e a fundo seus livros de texto.

O Aspirante à vida espiritual, após adquirir seus conhecimentos, prossegue no preparo de seu corpo, limpando-o de impurezas, abastecendo-o com os bons alimentos, necessários ao desenvolvimento de um potente sistema nervoso, do seu físico e do seu veículo mental. Como se pode esperar, o desenvolvimento do vigor mental e de uma poderosa vontade depende de o corpo estar preparado adequadamente. De igual forma, não seria possível esperar que um motor a gasolina faça um trabalho satisfatório com seus componentes avariados. O motor a gasolina é desenhado de forma parecida ao corpo físico de um homem. Assim, o mesmo cuidado que se dá a uma máquina deve ser dado ao corpo do homem, pois somente desta forma ele funcionará corretamente e de forma eficaz.

Um conceito errôneo, quase universal, é o de associar o Arcano ou Iniciação Filosófica com formas sutis do hipnotismo, psiquismo e outros aspectos de experimentação psíquica, os quais têm todos base negativa.

O desenvolvimento da Alma ou Iniciação Filosófica é o despertar do Cristo Interno, fazendo com que Ele se manifeste; não tem nada a ver com estas crenças ou práticas indesejáveis. As bases do Arcano são radicalmente e fundamentalmente opostas a todo aspecto de manifestação anormal. A Iniciação resulta de um contínuo esforço para o desenvolvimento, trata do despertar do Ser inconsciente, fazendo surgir o Cristo na consciência.

É o segundo nascimento Espiritual. Os métodos seguidos na Senda, até à Iniciação Filosófica, previnem eficazmente contra toda forma de tendências negativas. Repudiam todo aspecto que interfira com a independência ou com a honra individual do Aspirante, com tudo que possa interferir no controle de si mesmo e com sua responsabilidade pessoal e que o impossibilite de dar a tudo sua tônica e sua característica elevadas.




Dr. Reuben Swinburne Clymer






Fonte: Fraternitas Rocicruciana Antiqua
Grande Oriente Rosacruz
Fonte da Gravura: Tumblr.com

REFLEXÕES SOBRE O MEDO

Medo é porta de entrada para toda sorte de desequilíbrio.

Em vez de se render às suas insinuações, seja prático, e verifique se algo pode ser feito, no sentido de debelar-lhe os motivos; faça-o de imediato, e, depois, tranquilize-se.

Mesmo que tudo esteja no pior, aterrorizar-se só tornará as coisas ainda mais complicadas.

Asserenar-se é a melhor atitude interna para propiciar a descoberta de soluções criativas e para, com isso, reagir com inteligência, maturidade e eficiência às problemáticas enfrentadas.

Quase sempre o medo é desproporcionalmente maior aos riscos reais que o inspiram.

Transforme medo em amor. Substitua a motivação de um pela do outro, e notará sua vida converter-se numa aquarela de alegria e tranquilidade. Não, isso não é difícil. Difícil é continuar sofrendo o tormento das fobias, dos temores, tenham fundamento ou não. Não tente enfeixar argumentos em favor do medo. Perceba o absurdo da auto-obsessão a que se confia e rompa, de uma vez por todas, com o paradigma emocional que escolheu para si, consciente ou inconscientemente.

Confie-se ao Amor de Deus. A Divina Providência tudo pode fazer por você. Faça a sua parte, mas entregue a Deus o seu destino, bem como os resultados de seu empenho.

Talvez, prezado amigo, tenha sido trazido para essa situação vexatória, pelas Forças da Vida, justamente para ser posto em busca da reconexão com o Divino.

Alinhe-se a Deus, e você terá feito a melhor coisa que poderia fazer por si, em toda sua vida.

O medo é tão mais presente na vida do indivíduo, quanto menos Deus estiver com ele. Preencha os espaços vazios de seu coração, com a plenitude de Deus, e o medo não terá espaço na morada de sua alma. A vivência espiritual é necessidade psicológica humana de que não se pode evadir. Males de etiologia difusa e misteriosa, como a síndrome do pânico, têm origem nessa negligência, em campo fundamental do existir humano.

Há quem faça uma lista de mil motivos para se aterrorizar. Acha-se muito inteligente por isso. Ao reverso, poderia fazer uma outra para se maravilhar e deleitar com a vida, e não percebe que seria tão fácil confeccionar essa quanto a outra, e quão seria mais prazeroso fazer essa última, sem nem contar os magníficos efeitos na própria vida.

Não acredite nas sugestões hipnóticas da cultura do medo, que o cerca por todos os lados e que constitui um dos aspectos que mais caracterizam o estágio atual da civilização humana.

Faça a sua própria "lavagem cerebral", conforme seus interesses, em função de suas metas, de sua felicidade.

Uma coisa é certa: o medo não serve à sua paz, à sua alma, a você.

Cabe-lhe, portanto, debelá-lo, com todas as forças do coração e da inteligência.





Anacleto/Eugênia/Gustavo Henrique
Psicografia de Benjamim Teixeira






Fonte: do livro "Reflexões Matinais"
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INIMIGOS EXTERIORES E INTERIORES

Por que é que tantos seres notáveis suscitam inimizades terríveis? Porque as forças obscuras que eles expulsaram do seu mundo interior voltam a atacá-los, mas do exterior, por intermédio de outras pessoas que se sentem perturbadas ou incomodadas pelas suas qualidades, pelas suas virtudes, pela sua força de caráter. As pessoas que vivem uma vida vulgar, pelo contrário, não perturbam nem incomodam ninguém e toda a gente se sente contente com elas.

Não é fácil enfrentar os inimigos exteriores, no entanto eles são menos perigosos do que os inimigos interiores. Com eles, deve-se usar a bondade, a doçura, a paciência, ao passo que com os inimigos interiores é preciso usar firmeza, autoridade, severidade. Infelizmente, a maior parte das pessoas têm mais tendência para fazer o contrário: são pacientes, indulgentes, para com os seus inimigos interiores, e assim mantêm-nos nelas; e manifestam uma extrema severidade para com os seus inimigos exteriores, que, evidentemente, rebatem. Não é de ficar surpreendido se elas continuarem a debater-se com dificuldades ...




Omraam Mikhaël Aïvanhov






Fonte: www.prosveta.com
Fonte da Gravura: Tumblr.com

REFLEXÕES PARA A CONSCIÊNCIA DA ALMA

Enquanto realizando as tarefas, seja preciso mas fique desapegado do resultado das ações. Esta atitude evita que você se torne escravo de suas ações. Fazer e desapegar são os verbos que nos mantêm imunes ao resultado da ação. Quando praticamos esse tipo de desapego, nos tornamos amorosos com todos.

A qualidade mais importante do intelecto é entender as coisas como elas são e não como parecem ser. Assim como nada pode ser escrito na luz, um bom intelecto nunca se deixa poluir pelo inútil nem influenciar-se pelo negativo. Com tal lucidez, ele fica ocupado com suas próprias experiências - não tem tempo para ficar observando como os outros estão agindo. Ao invés de criticá-los e julgá-los, ele permanece estável e poderoso em seu trabalho interior.

Em uma mente grande todo pensamento que emerge tem um propósito, uma relevância, uma aplicação. Pensar construtivo, pensar criativo, pensar compassivo, pensar saudável, pensar pacífico. Negatividade e desperdício não têm a chance de entrar. Uma mente grande é capaz de abraçar a diversidade no espírito da unidade. Perda é convertida no melhor, espinhos são transformados em flores.

A fraqueza de uma pessoa tem o poder de reduzir os meus bons votos por ela. Mas preciso estar atento para não deixar que a qualidade dos meus sentimentos reduzam em relação a essa pessoa. Deus sabe que existem conflitos de natureza, mas esses conflitos não devem afetar o relacionamento ou impedir o sucesso de uma tarefa. Somos a família de Deus! Quando não há amor em uma família, então não é uma família. Elevar aquele que caiu é um ato de caridade. Caridade é dar entusiasmo, cooperação e –principalmente - amor.





Brahma Kumaris






Fonte: www.bkumaris.org.br
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

terça-feira, 6 de setembro de 2016

ÁTOMOS - VIDA E INTERAÇÃO

Ao considerar de maneira ampla os átomos do sistema solar, inclusive o próprio sistema, há duas coisas que devem ser levadas em consideração:

- a primeira é a vida intensa e a atividade do próprio átomo e sua energia atômica interna;

- e a segunda é a sua interação com outros átomos — repelindo alguns e atraindo outros.

Talvez, então, partindo destes fatos, possamos deduzir que o método de evolução para cada átomo seja devido a duas causas:

- a vida interna do próprio átomo

- e sua interação ou relação com outros átomos.

Estas duas etapas são aparentes na evolução do átomo humano.

A primeira foi acentuada por Cristo quando Ele disse: "O reino de Deus está dentro de vós", desse modo indicando a todos os átomos humanos o caminho para o centro de vida ou energia dentro deles próprios e ensinando-lhes que deste centro, e através dele, eles poderiam expandir-se e crescer. Cada um de nós está consciente de estar centralizado dentro de si mesmo; cada um considera tudo de seu próprio ponto de vista e os acontecimento exteriores são particularmente interessantes na proporção que dizem respeito a nós mesmos. Nós nos ocupamos com as coisas à medida que elas nos afetam pessoalmente, e tudo que acontece aos outros num certo estágio de nossa evolução só é importante porque também nos diz respeito. Este é o estágio atual de muitos e é a característica da maioria; é o período de intenso individualismo no qual o conceito do "Eu" é de suprema importância. Ele envolve muita atividade interna.

O segundo estágio de desenvolvimento do átomo é através de sua interação com todos os demais, e isto é algo que só agora está começando a despontar na inteligência humana, e a assumir sua merecida importância. Estamos só começando a compreender o significado relativo da competição e da cooperação, e no limiar da conscientização de que não podemos viver nossas vidas egoisticamente e separados do grupo ao qual pertencemos; estamos começando a aprender que se nosso irmão está contido sem fazer progresso e se os outros átomos humanos não estão vibrando como deveriam, cada átomo no corpo do grupo é afetado. Nenhum de nós estará completo até que todas as outras unidades tenham alcançado seu desenvolvimento completo e pleno.




Alice A. Bailey






Fonte: do livro "A Consciência do Átomo"
Edição em português publicada pela FEEU
Fundação Educacional e Editorial Universalista
Porto Alegre/RS, 1ª ed., 1979
Fonte da Gravura: Tumblr.com

VIDA - CONSCIÊNCIA E RESPEITO

Quereis tornar-vos mais vivos? Quereis que a vossa vida se torne mais intensa nas suas vibrações, nas suas emanações? Entre os milhares de conselhos que eu posso dar-vos, fixai pelo menos um. Tomai consciência de toda a vida que existe em torno de vós e respeitai-a como uma manifestação da Divindade.

Se os humanos começassem por respeitar esta vida no seu próximo, já seria um grande progresso. Ora, na maior parte das situações, dir-se-ia que eles circulam entre sombras ou autômatos. Acotovelam-se, tentam servir-se uns dos outros como se não fossem mais do que objetos ou instrumentos. E, se sentem alguém como um incômodo, tentam afastá-lo ou eliminá-lo. Mas que vida esperam eles ter com um tal comportamento? Perante cada pessoa que encontram, eles devem dizer: «Eis uma criatura que é, como eu, um receptáculo da vida divina. Então, vou respeitá-la, vou protegê-la.» É assim que também eles se tornarão mais vivos.






Omraam Mikhaël Aïvanhov







Fonte: www.prosveta.com
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sábado, 3 de setembro de 2016

REFLEXÕES PARA A CONSCIÊNCIA DA ALMA

É preciso ter coragem para ter um ponto de vista e ainda estar extremamente interessado no ponto de vista dos outros. Isto acontece na extensão em que você está preparado para mudar o seu ângulo de visão. Significa dizer: eu sou flexível e agradeço por haver tantas formas de ver; eu tenho humildade para aprender; eu procuro estar com você no mesmo terreno, ao invés de me opor a você para manter um território pré-estabelecido. (Mike George, Do you ever argue? Purity, March 2007)

Temos duas opções: uma é fazer o que gostamos e a outra é gostar do que fazemos. Se optarmos pela primeira, então nossa felicidade não será estável porque as situações podem não ser favoráveis todas as vezes. Mas se seguirmos a segunda opção, não importa o que venha em nossa direção, sempre seremos capazes de permanecer felizes e pacíficos. O poder para gostar de tudo aquilo que fazemos só pode ser estabelecido através da espiritualidade.

Viva suas qualidades. Na medida em que você as vivencia, você progride. Se não há progresso, isto significa que você não está utilizando essas qualidades. Não devemos desperdiçar nada do que temos, mas no caso das qualidades, quanto mais usamos, mais as temos. Use suas qualidades e elas se multiplicarão por dez. Alcance assim bons resultados, com menos esforço.

De onde vem o amor? Amor é o que nós somos. Amor é intrínseco à natureza humana. Mas quando perdemos a visão do fato de que somos amor, nós começamos a olhar para isso fora nos objetos, pessoas e posses. Mas com entendimento espiritual eu posso sempre me lembrar de que eu sou uma alma amorosa e filha da alma suprema, o oceano de amor. Quando eu conecto com Deus, as qualidades puras de Paz e Amor começam a transbordar dentro de mim. É o amor de Deus que faz o que somos. Ele nos ensina a amar a nós mesmos e os outros.




Brahma Kumaris






Fonte: www.bkumaris.org.br
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

terça-feira, 30 de agosto de 2016

A VERDADEIRA EDUCAÇÃO E O SIGNIFICADO DA VIDA

Eu quisera saber se alguma vez já perguntamos a nós mesmos o que significa educação. Por que vamos para a escola, por que estudamos tantas matérias, por que fazemos exames e competimos uns com os outros pelas melhores notas? Que significa essa chamada educação, e qual a sua finalidade?

Esta é, com efeito, uma questão muito importante, não só para os estudantes, mas também para os pais, para os professores e para todo aquele que ama esta Terra. Por que tanta luta para sermos educados? É unicamente porque precisamos passar em certos exames e obter emprego? Ou a função da educação é preparar-nos, enquanto jovens, para compreender o inteiro "processo" da vida?

Ter emprego e ganhar o próprio sustento, é necessário; mas, isso é tudo? É só para isso que estamos sendo educados? Ora, por certo, a vida não é, meramente, um emprego, uma ocupação; a vida é algo extraordinariamente amplo e profundo, um grandioso mistério, um vasto reino em que funcionamos como entes humanos. Se meramente nos preparamos para ganhar o sustento, perderemos o significado essencial da vida; e compreender a vida importa muito mais do que simplesmente nos prepararmos para exames e nos tornarmos bem proficientes em Matemática, Física etc.

A educação, por certo, nenhuma significação tem se não vos ajuda a compreender a vastidão da vida com todas as suas sutilezas, sua extraordinária beleza, seus pesares e alegrias. Podeis conquistar graus, acrescentar uma série de letras ao vosso nome e conseguir uma boa colocação; mas — e daí? Qual o sentido de tudo isso se, nesse "processo", a vossa mente se torna embotada, cansada, estúpida?

Assim, não deveis, enquanto estais jovens, tratar de descobrir o significado da vida? E a verdadeira função do educador não é cultivar em vós a inteligência que tentará encontrar a solução de todos esses problemas? Sabeis o que é inteligência? É, sem dúvida, a capacidade de pensar livremente, sem medo, sem nenhuma fórmula, de modo que, por vós mesmo, comeceis a compreender o que é real, o que é verdadeiro; mas, se tendes medo, nunca tereis inteligência. Qualquer forma de ambição espiritual ou mundana, gera ansiedade, medo; a ambição por conseguinte, não concorre para o aparecimento de uma mente clara, simples, direta e, portanto, inteligente.




J. Krishnamurti






Fonte: do livro "A Cultura e o Problema Humano"
Ed. Cultrix, São Paulo, 3ª. ed., 1977
Tradução de Hugo Veloso
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MUNDO DO ALTO E O MUNDO DE BAIXO - RESSONÂNCIAS

A alma universal sustenta a vida em todas as criaturas, alimenta-as, sacia-as: elas recebem continuamente algo dessa abundância. Então, por que não havemos de inspirar-nos nessa generosidade esforçando-nos por partilhar com os outros tudo aquilo que possuímos: a beleza, a inteligência, a riqueza, um dom artístico, o saber?

Nunca esqueçais que existe uma ligação entre o mundo de baixo e o mundo do alto: quando fazeis alguma coisa aqui em baixo, na Terra, provocais algo de idêntico no alto, no Céu. De uma maneira ou de outra, aquilo que dais ser-vos-á retribuído um dia, ao passo que o que guardais para vós é parcialmente perdido, não beneficiareis disso tanto quanto aconteceria se o désseis.

Quando sentis alegria, quando sentis amor, confiai-os também ao Senhor, à Mãe Divina, para que Eles os utilizem para o bem de outras criaturas. Será assim que essa vossa alegria e esse vosso amor serão conservados.




Omraam Mikhaël Aïvanhov






Fonte: www.prosveta.com
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VISÃO E ROTINA NO CAMINHO BUDISTA

Todas as atividades humanas podem ser vistas como uma interação entre dois fatores contrários, mas igualmente essenciais: a visão e a rotina repetitiva. A visão é o elemento criativo na atividade, cuja presença assegura que as condições estabelecidas, as quais nos pressionam desde o passado, dêem ainda margem a uma abertura para o futuro, uma liberdade para discernir os fins significativos e descobrir caminhos mais eficientes para atingir estes fins. A rotina repetitiva, ao contrário, provê o elemento conservador na atividade. É o princípio que assegura a persistência do passado no presente, e que possibilita às conquistas bem sucedidas no presente serem preservadas intactas e serem transmitidas fielmente para o futuro.

Apesar de atraírem para direções opostas - uma em direção à mudança, e a outra em direção à estabilidade - visão e rotina se mesclam em variadas formas, e dentro de todo curso de ação ambas participam em alguma medida. Para que qualquer ação em particular seja ao mesmo tempo significativa e efetiva, a conquista de um equilíbrio saudável entre as duas é necessária. Quando um fator prevalece às custas do outro, as consequências são invariavelmente indesejáveis. Se ficarmos presos em um ciclo repetitivo de trabalho que nos priva de nossa liberdade de inquirir e entender, logo nos tornaremos atolados, totalmente envoltos pelas correntes da rotina. Se, por outro lado, nos envolvemos em ideais elevados, mas carecemos da disciplina para implementá-los, eventualmente nos encontramos voando em sonhos, ou exaurindo nossas energias em objetivos frívolos. Somente quando as rotinas habituais recebem um influxo de visão que venha de dentro é que elas se tornam um trampolim para a descoberta, ao invés de rotinas destruidoras. E somente quando a visão inspirada dá nascimento a um curso de ações que podem ser repetidas é que nós podemos trazer nossos ideais da esfera etérea de nossa imaginação para o sombrio reino dos fatos. Foi necessário somente um flash de gênio para Michelangelo conceber a figura de Davi, invisível no bloco de pedra sem forma, mas foram precisos anos de treinamento anterior e incontáveis batidas do martelo e do cinzel para construir o milagre que nos legou esta obra de arte.

Estas reflexões sobre o relacionamento entre a visão e a rotina aplicam-se com igual validade na prática do caminho buddhista. Como todas as outras atividades humanas, seguir o caminho da cessação do sofrimento requer que a compreensão inteligente das novas facetas da realidade seja fundida com a disciplina paciente e estabilizadora da repetição. O fator da visão entra no caminho sob o título de “compreensão correta”, como o entendimento das verdades não-distorcidas relacionadas à nossa existência, e como a penetração continuada destas mesmas verdades, através do aprofundamento da contemplação e da reflexão. O fator da repetição entra no caminho como a árdua tarefa imposta pela própria prática: a necessidade de seguir modos específicos de treinamento, e cultivá-los diligentemente na sequência prescrita até que eles tenham o seu fruto. O curso do crescimento espiritual ao longo do caminho buddhista pode ser de fato concebido como uma sucessão alternada de duas fases: numa, o elemento da visão é predominante; na outra, o elemento da rotina. É um flash de visão que abre o nosso olho interior para o significado essencial do Dhamma; o treinamento gradual que torna a nossa compreensão mais segura e que estimula a ter ainda mais visão, a qual impulsiona a prática em direção à sua culminação no conhecimento final. Mesmo que a ênfase se alterne, estando ora numa ora noutra fase, o sucesso derradeiro no desenvolvimento do caminho sempre termina com uma visão equilibrada entre a visão e a rotina, de tal modo que cada uma dá sua contribuição máxima.

Entretanto, pelo fato de nossas mentes estarem condicionadas a se fixar sobre o novo e o diferente, nossa prática pode adquirir uma ênfase de um só lado, sobre a visão, às custas da rotina repetitiva. Ficamos, assim, excitados pelas expectativas concernentes aos estágios do caminho muito além de nosso alcance, enquanto que, ao mesmo tempo, tendemos a negligenciar os estágios mais baixos - os quais se encontram exatamente sob nossos pés. Adotar tal atitude, entretanto, é esquecer o fato crucial de que a visão sempre opera sobre a rotina estabelecida previamente, e deve por sua vez dar surgimento a novos padrões de rotina adequados à conquista de seu objetivo desejado. De modo que, se pretendermos acabar com a separação que existe entre o ideal e o fato - entre o objetivo de nosso esforço e a experiência vivida de nosso dia-a-dia - é necessário prestarmos uma maior atenção à tarefa da repetição. Cada pensamento sadio, cada intenção pura, cada esforço em treinar a mente representa um potencial para o crescimento ao longo do Nobre Caminho Óctuplo. Mas, para que se transformem de mero potencial em um poder ativo que leve ao fim do sofrimento, as passageiras formações mentais positivas devem ser repetidas, incentivadas e cultivadas até se tornarem qualidades duradouras de nosso ser. Apesar de tênues na sua individualidade, quando estas forças são consolidadas pela sua repetição, elas adquirem uma força que é invencível.

A chave para o desenvolvimento ao longo do caminho buddhista é a rotina repetitiva guiada pela visão inspirada. É o insight que leva à liberdade final - a paz e a pureza de uma mente liberta - que nos levanta e nos impele a superar nossos limites. É pela repetição - o cultivo metódico de práticas sadias - que conseguimos acabar com a distância que nos separa do nosso objetivo e nos aproximamos cada vez mais da libertação.




Venerável Bhikkhu Bodhi







Fonte: capítulo do livro “Pensando o Buddhismo”
Edições Nalanda, 2000
"Visão e Rotina" também foi publicado na Newsletter nº 3, Inverno de 1985
Tradução: Equipe Nalanda por Ricardo Sasaki
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segunda-feira, 29 de agosto de 2016

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Prossegui o vosso trabalho com convicção, sem vos preocupardes com o tempo de que necessitareis para realizar o vosso ideal divino. Vós tendes as chaves, tendes os poderes. Todas essas vozes interiores que vos encorajam – «Ergue-te! Caminha para a luz !» – representam um capital acumulado já há muito tempo, graças aos esforços que fizestes. Essa necessidade que sentis de avançar no caminho da sabedoria, do amor, da verdade, é o resultado desses esforços.

E o que é que acontece quando realizais um progresso, por mínimo que seja, no plano espiritual? Há em vós forças dispersas, não organizadas, adormecidas há milênios, que despertam como se respondessem a um apelo. Assim, subitamente, apercebeis-vos de que sois habitados por um verdadeiro exército que estava à espera de ser mobilizado para vir em vosso auxílio. Analisai-vos bem: no momento em que conseguis obter um sucesso, descobris a presença em vós de forças de que não suspeitáveis.

Cada um de nós traz em si mesmo gerações de seres humanos dos quais é descendente. Por isso, quando conseguis vencer as vossas fraquezas, levais essa família que habita em vós para o caminho da luz e da libertação. Mas não fazeis bem somente a todos os vossos ascendentes, fazei-lo também aos vossos descendentes, pois transmitis-lhes as riquezas interiores que adquiristes. Eis mais uma dimensão da vida interior que é bom conhecer.

Trabalhar sobre vós mesmos é ainda mais importante na medida em que, ao fazê-lo, se melhora gerações inteiras, pois transmite-se-lhes os frutos dos seus esforços. Ninguém vive ou age somente para si, cada um vive e age para um grande número de outras criaturas em relação às quais tem grandes responsabilidades.




Omraam Mikhaël Aïvanhov





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REFLEXÕES PARA A CONSCIÊNCIA DA ALMA

As coisas muito grandiosas tomam forma através do silêncio, solitude e tolerância. Tolerância é a habilidade de acomodar diferentes opiniões e indiferentes atitudes, mantendo o autorrespeito e respeitando os outros. Para reforçar o hábito da tolerância, procure ter uma mente aberta em relação a tudo. Procure entender que cada ser humano possui, dentro de si uma bagagem de conceitos, experiências e memórias absolutamente singulares. A tolerância é o poder que valoriza essas histórias pessoais, com respeito e amor. Onde houver tolerância em uma tarefa ou relacionamento, haverá sucesso.

Antigamente nós encontrávamos lugares tranquilos para praticar silêncio e nos perguntar: Quem sou eu? Mas atualmente parece que ninguém tem tempo para o silêncio. O foco de todos não parece ser esse. Em silêncio podemos ver muitas coisas sobre nós mesmos, caso contrário ficamos vendo apenas as coisas do mundo exterior. Deixe que haja essa realização: Eu tenho que fazer esse esforço agora. (Dadi Janki)

Respeito pelos outros é reconhecer seus esforços para melhorar. Isto nos encoraja a focalizar mais a atenção no potencial deles do que em seus erros. De fato, esse é o método para ajudar as pessoas a ficarem livres de seus defeitos. Uma oportunidade para julgar a qualidade da nossa percepção espiritual. Ver quanta fé nós temos na transformação definitiva daqueles que convivem conosco. Essa fé é respeito verdadeiro.

Relacionamentos verdadeiros começam com silêncio. Portanto, você pode começar a criar um relacionamento melhor consigo, então, com o Supremo, e então com os outros. A razão pela qual os relacionamentos com os outros vêm por último é porque os outros nunca veem em nós o que Deus vê. Frequentemente nos vemos através dos olhos dos outros. Então, se alguém vê somente 20% do que somos, também só vemos esse tanto. Deus nos vê como somos, Ele vê nosso potencial completo. Se você aprender a olhar-se da forma como Deus o vê, você começará a ver seu eu verdadeiro.





Brahma Kumaris






Fonte: www.bkumaris.org.br
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

sábado, 27 de agosto de 2016

AS MÃOS QUE SERVEM SÃO MAIS IMPORTANTES QUE OS LÁBIOS QUE ORAM

Lembre-se, as mãos que servem são mais importantes que os lábios que oram. Humanidade verdadeira consiste em dedicar-se ao espírito de serviço. Quantidade não importa; conta é a qualidade do serviço. Faça o que fizer, faça-o de todo o coração e espontaneamente. O requisito primário é a purificação do coração (Chittha Shuddhi). Quando seu coração é purificado, você obtém a Suprema Sabedoria (Jnana siddhi) e pode santificar todas as ações com um espírito de desapego. O Amor Divino só pode ser obtido por um serviço dedicado. Deus responde generosamente a sua oferta. Por um punhado de arroz tostado dado a Krishna, Kuchela recebeu prosperidade ilimitada em retribuição. Draupadi foi recompensada da mesma forma. Como você pode receber o Amor de Deus se não O ama? A Graça de Deus é como um banco. Você só pode retirar dinheiro do banco na medida em que acumula depósitos através de Tyaga (sacrifício). Conquiste a Graça de Deus pelo amor e sacrifício.





Sathya Sai Baba







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quarta-feira, 24 de agosto de 2016

PENSAMENTOS PARA MEDITAÇÃO

O AMOR QUE É FORÇA

Existe um Poder que se transforma em força: é o amor. Sob várias formas cresce no coração dos homens, e em cada aspecto manifesta a força; a força que faz mudar a crueldade em sacrifício e o orgulho em devoção. Isto tudo o amor produz.

Esta é a primeira verdade que vós e eu ensinaremos em Seu nome: O Poder Infinito.


A VERDADE DA BELEZA

Há um poder que renova todas as coisas: é a beleza que é alegria. Amais e vereis o Belo: cultivai a beleza e sereis um com Ele; servi e sereis unidos com Ele, para a salvação de vossos semelhantes.

Esta é a segunda verdade que vós e eu ensinaremos em nome do Senhor.


A AÇÃO QUE É VIDA

Existe um Poder que unifica tudo, e é o sacrifício. Pela ação que é sacrifício, vem a vida de amor que é força. E de beleza que é alegria. Este é o caminho para todos trilharem, que Deus criou para os seus bem-aventurados filhos.

Esta é a terceira verdade que vós e eu ensinaremos aos que queiram reconhecer a sua Divina origem. Aquele que pratica boas ações, que cumpre com dignidade os seus deveres e é persistente na realização de um Ideal, nobre e elevado, nada deve temer. O amor fraternal é uma força poderosa.






Fonte: Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento
Tattwa Nirmanakaia
Boletim N° 13 - 18 de Outubro de 2008
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SONS - ELEMENTOS DA CRIAÇÃO DO MUNDO

Na tradição cabalística, as letras e os sons representam os elementos de que Deus se serviu para criar o mundo. Existe, assim, uma espécie de alfabeto cósmico, cujas letras são simbolizadas pelas vinte e duas letras do alfabeto hebraico. Estas letras sustêm-se umas às outras no universo. Aquele que sabe associá-las, ajustá-las, para formar palavras, frases, poemas, é um verdadeiro escriba. O escriba, no sentido iniciático do termo, é aquele que sabe transpor os elementos da língua, as letras do alfabeto, para todos os domínios da vida e em particular para si mesmo; ele esforça-se por reunir e ordenar esses elementos para que daí resulte uma “palavra” bela e harmoniosa. E é isso o mais difícil. Quando surge a desordem no homem, é porque as “palavras” estão mal colocadas; ele misturou-as sem ciência, sem sabedoria. Deve, pois, recomeçar para aprender a ordem correta das palavras.





Omraam Mikhaël Aïvanhov






Fonte: www.prosveta.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

REFLEXÕES PARA A CONSCIÊNCIA DA ALMA

Aprender a falar a si é um empenho espiritual. Pensamentos do passado e preocupações com o futuro não geram uma boa conversa. Ao invés disso, aprenda a falar com sua mente como se ela fosse uma criança: fale a ela com amor. Se você forçar uma criança a sentar, ela não sentará. Uma boa mãe sabe como convencer seu filho a fazer o que ela quer. Seja uma boa mãe para sua mente, ensine a ela bons pensamentos, e assim, quando você disser a ela para ficar tranquila, ela ficará. Ame sua mente. Permaneça feliz.

Talvez o maior segredo para aprender a relaxar está em sustentar na vida ativa a arte da tranquilidade praticada no tempo livre. Isso porque nossa atenção no dia-a-dia tende a focar-se nos sinais que os outros nos transmitem. Se alguém no trabalho começar a criticá-lo, ao invés de refletir esse sentimento negativo, procure transmitir energia positiva em sua direção e então dilua qualquer situação potencialmente desconfortável.

A quem você ofereceria hospitalidade em seu espaço interior? Àqueles que o iluminam ou àqueles que o escurecem com suas negatividades? Quem ficaria perto de um incêndio, respirando a negra fumaça venenosa, quando existe ar fresco disponível? A coisa mais importante é manter seu espaço limpo e torná-lo um espaço de paz. Quanto mais bela e pacífica for sua casa interior, mais você vai inspirar outros a decorarem seus espaços. (Bk David)

Não espere o fruto mas continue a semear as sementes dos seus bons votos em cada pessoa. Todos têm de despertar na hora certa. Mesmo se alguém se opor a você, não pare com seus sentimentos de misericórdia. Oposição, insulto e difamação são como fertilizantes: dão bons frutos. As pessoas o louvarão na mesma extensão que o insultam. Portanto continue a doar a todos através de sua atitude, vibrações e palavras.




Brahma Kumaris





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ASPIRANTES ESPIRITUAIS (SADHAKA)

Muitos aspirantes não têm compromisso moral e buscam Deus para a realização dos seus desejos mesquinhos e benefícios transitórios. Ninguém procura entender a natureza do verdadeiro amor ou a Divindade que está por trás de tudo. O que testemunhamos hoje no mundo é uma grande encenação. Todos parecem devotos e proclamam seu espírito de sacrifício. Todos se declaram sadhakas (aspirantes espirituais). Todo devoto afirma estar se conectando com Deus. Sinceramente pergunte-se em seu interior: "é o aspirante (Sadhaka) que está servindo a Deus ou é Deus servindo ao Sadhaka?" O serviço que o Sadhaka está fazendo é trivial. Oferecer a Deus o que Deus providenciou é como oferecer a água do Ganges ao Ganges. A verdade é que é Deus quem está servindo o devoto. Todas as capacidades dadas por Deus devem ser usadas no serviço do Divino. Não há necessidade de ir em busca de Deus. Deus está o tempo todo procurando o devoto genuíno e inabalável. (Discurso Divino, 13 de janeiro de 1984)





Sathya Sai Baba






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domingo, 21 de agosto de 2016

AS CONSEQUÊNCIAS DOS PENSAMENTOS, PALAVRAS E ATOS

Como cada acontecimento é consequência de um acontecimento anterior, é impossível interpretar corretamente o presente se não se lançar um olhar sobre o passado. Mas devemos saber que podemos trabalhar sobre este presente, que é consequência do passado, para que o futuro seja melhor, mais belo, mais luminoso. Portanto, para compreendermos bem o presente dos seres, devemos considerá-lo não só como a consequência de um passado longínquo, mas também como o ponto de partida para uma nova existência.

Quem estuda uma vida humana sem ter em conta o fato de que ela está ligada a vidas passadas e a vidas futuras não pode apreciá-la com exatidão. Perante certas existências, é impossível não pensar: «Que desperdício!» Mas é preciso ter em conta que esta existência é só um elo de uma longa cadeia e que os elos seguintes podem ser melhorados.

A maior parte dos humanos têm tanto prazer em constatar as más facetas dos outros, em comentá-las, em procurar maneiras de os punir, que muitos imaginam que o Senhor faz o mesmo. Mas por que é que eles atribuem ao Senhor as suas próprias facetas malsãs? Deus não se preocupa com os erros dos humanos e também não os castiga. São eles mesmos que, com os seus erros, provocam desordens no seu intelecto, no seu coração, na sua alma, e depois essas desordens têm repercussões negativas em toda a sua existência. A “punição” não é senão a consequência de uma causa má, perniciosa, que eles próprios criaram.

Para ajudar os humanos a aperfeiçoarem-se, é preciso explicar-lhes as consequências dos seus pensamentos, dos seus sentimentos e dos seus atos nos seus organismos psíquico e físico, é preciso mostrar-lhes que tudo o que eles fazem de bom ou de mau tem necessariamente repercussões neles próprios. Se eles terão ou não em conta estas explicações, é outra questão, mas um dia serão mesmo obrigados a admitir que elas são exatas.





Omraam Mikhaël Aïvanhov







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