quarta-feira, 2 de novembro de 2016

REFLEXÕES PARA A CONSCIÊNCIA DA ALMA

Hoje, experimente ficar mais introvertido. Procure não falar muito. O seu jeito de ser dirá tudo. Pratique aquele velho ditado: não veja, não ouça, não fale e não pense nada de mal. Se dúvidas surgirem na mente, não fique confuso. Vá para dentro e, em silêncio, encontre uma resposta. É na introversão que descobrimos o que é a consciência da alma. É muito simples. Pratique duas coisas: (1) eu sou uma alma, (2) eu pertenço à Alma Suprema. Isso o levará para dentro e depois para cima. Então desça e desempenhe o seu papel como um observador. (Dadi Janki)

Vivemos nossas vidas mais por hábito. Quando andamos por uma rua familiar não registramos mais suas peculiaridades: nossas percepções perdem o frescor. Entretanto podemos recriar a impressão de novidade. Isso pode não significar uma aproximação às realidades espirituais, mas nos prepara para ver as coisas de maneira incomum. Ao escapar dos velhos hábitos nos tornamos mais suscetíveis à realização espiritual.

Se quisermos plantar sementes neste século 21 a primeira delas é a da simplicidade. Em nossa comunicação, ser abertos, honestos e limpos. Em nossos relacionamentos, desenvolver uma atitude não-egoísta. Todos estão pensando muito neles mesmos ou em suas famílias, mas esse é o tempo de pensar e fazer algo pelo mundo. Sermos amorosos e misericordiosos em relação a nós e aos outros é nossa responsabilidade. Não devemos ficar tristes ao ver as pessoas na tristeza. Temos de trazê-las para a felicidade.

Existem muitas razões para fazermos nossas escolhas com base no que os outros pensam e fazem. Primeiro, porque talvez nossa autoestima não esteja tão alta. Segundo, porque temos dúvidas. Terceiro, porque nos preocupamos com o que os outros pensarão sobre nós. Para fazer as escolhas certas precisamos: (1) fortalecer o intelecto, tomando decisões precisas entre certo e errado, (2) desenvolver o autorrespeito, ao ter força de vontade para perseguir nossas escolhas. Cada situação da vida será melhor conduzida se fizermos a escolha certa no momento certo. É isso que nos faz mestres do nosso próprio destino! (BK Venkata, Choosing your destiny, The World Renewal, February, 2005)





Brahma Kumaris






Fonte: www.bkumaris.org.br
Fonte da Gravura: Tumblr.com

OBSTÁCULOS - CAMINHOS PARA A FELICIDADE

Bem e mal, riqueza e pobreza, elogio e crítica caminham juntos neste mundo. Você não pode retirar felicidade de felicidade (Na sukhat labhate sukham). Felicidade só surge do sofrimento. Um homem rico hoje pode tornar-se um mendigo amanhã. Da mesma forma, um pobre pode tornar-se um homem rico um dia ou outro. Hoje você está sendo elogiado, mas amanhã pode ser criticado. Considerar elogio e crítica, alegria e tristeza, prosperidade e adversidade com equanimidade é a marca de um verdadeiro ser humano. A Gita declara: "Permaneça com a mente equânime na felicidade e no sofrimento, no ganho e na perda, na vitória e na derrota" (Sukha Dukhe same kritva labhalabhau jayajayau). Você pode realmente desfrutar da sua vida como um ser humano somente quando considerar tanto sofrimento e felicidade, ganhos e perdas com equanimidade. Não há valor para felicidade sem tristeza. Portanto, acolha o sofrimento se você quiser experimentar a verdadeira felicidade. (Discurso Divino, 09 de julho de 1996)

Todas as dores e dificuldades que lhe atingem acabarão por revelar-se como um meio para dar-lhe felicidade e prazer. Mesmo um diamante de alta qualidade não alcança seu valor, a menos que se lapide suas facetas. Ouro puro não será transformado em um belo ornamento a menos que seja repetidamente posto no fogo e moldado. Sempre que você sentir dores, provações, obstáculos e tribulações, você deve reconhecê-los como caminhos para a obtenção da felicidade derradeira. Assim, devemos estar preparados para aceitar a dor. Buscar o prazer somente e não acolher a dor não é apropriado. Prazer vem da dor. Devemos reconhecer que toda a dor acabará por terminar em prazer. (Rosas de Verão nas Montanhas Azuis, 1976, Capítulo 3)




Sathya Sai Baba





Fonte: http://www.sathyasai.org.br/
Fonte da Gravura: Tumblr.com

DIFICULDADE DE CONCENTRAÇÃO E MEDITAÇÃO

A maioria das pessoas que se iniciam na vida espiritual têm uma primeira dificuldade para ultrapassar: não conseguem meditar, pois não sabem concentrar-se. Por quê? Primeiro, porque não aprenderam a escolher os temas de meditação, lançam-se nela às cegas e sem método. A primeira regra é escolher um tema de natureza espiritual e a segunda é que esse tema toque o seu coração. É o amor que tendes por um ser ou por um objeto que vos liga a ele. Quando não amais, sois, por assim dizer, como um selo postal que não tem cola: não aderis. O erro dos que começam é quererem imediatamente concentrar-se nas questões metafísicas mais abstratas: a verdade, a eternidade, o infinito, o Absoluto, o Ser supremo… Começai, antes, por escolher uma imagem bela e pura de que gostais, uma imagem tomada da natureza ou da arte. Deste modo, o vosso cérebro habituar-se-á a concentrar-se e, pouco a pouco, podereis meditar em temas mais distantes de vós. Para se obter resultados na vida espiritual, é preciso saber servir-se do poder formidável do amor.





Omraam Mikhaël Aïvanhov






Fonte: www.prosveta.com
Fonte da Gravura: Tumblr.com