sexta-feira, 29 de julho de 2022

A FECUNDIDADE DO SOFRIMENTO


Sem cair no erro de canonizar o sofrimento por si mesmo ou de esquecer o mistério que ele encerra e do qual devemos abordar com muita delicadeza, não podemos deixar de falar da fecundidade do sofrimento que podemos - e, como cristãos, devemos - descobrir através da luz da fé.

Se a doença iluminou minha fé, devo acrescentar que a fé iluminou muito mais minha doença. Creio já ter dito que o importante na doença é descobrir seu "significado". Bem, descobrir que desde a minha doença participo mais viva e verdadeiramente da paixão de Jesus foi para mim a fonte primária da minha esperança e da minha alegria. Quero proclamar que essa ideia de que a doença é realmente "redentora" não é um clichê teológico, mas algo radicalmente verdadeiro. Vou esclarecer, para não cair em um masoquismo equivocado, que o que Deus espera de nós não é nossa dor, mas nosso amor; mas é bem verdade que uma das principais maneiras pelas quais podemos mostrar nosso amor por Ele é nos unirmos apaixonadamente à sua cruz e à sua obra redentora. Em última análise, que outras coisas, nós homens, temos para contribuir para sua tarefa? [1]

As palavras do Senhor, no Evangelho, nos colocam no caminho da fecundidade do sofrimento. O que Cristo manifesta antes de sua paixão, para anunciar a fecundidade de sua morte, vale também para o sofrimento do cristão.

"Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo não cai na terra e morre, fica infértil; mas se morrer, dará muito fruto. Quem se ama perece, e quem se odeia neste mundo se salvará para a vida eterna. Quem quiser me servir deve seguir-me, e onde eu estiver, ali estará também o meu servo." (Jo 12,24-26)

Num mundo que foge de todo sofrimento porque não descobre o seu sentido, e numa Igreja tentada a buscar a eficiência com os meios do mundo, é necessário proclamar novamente a fecundidade do sofrimento cristão, naturalmente vivendo unida a Cristo como expressão de compromisso e amor: "Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos seus amigos." (Jo 15,13) Sem este sofrimento aceito e oferecido, a caridade e o apostolado não têm valor. O apóstolo Paulo associou claramente o sofrimento e o apostolado: "Filhos meus, por quem de novo trabalho, até que Cristo seja formado em vós." (Gl 4,19)

Permanece uma questão que dificilmente abordamos: Por que Deus pediu a Cristo que sofresse tanto? Por que também esse instinto e esse desejo de sofrer (mais tarde oferecido a cristãos como Teresa), quando a Justiça não parece suficiente para explicá-lo? O Cordeiro sem mancha poderia aplacá-la com um sorriso, e ainda assim Teresa escreve: «Só o sofrimento é capaz de engendrar almas.» (Molinié, tudo escolho, 4, seção La irmã Febronia, citando Manuscrito A, 81). [2]
· · ·
A fecundidade apostólica é precisamente a decomposição da cruz aceita sem resistência ("Se o grão não morrer"...). A doçura de Deus é redentora e nada mais: primeiro em Cristo e depois naqueles que completam o que falta na Paixão de Cristo. O resto não é fecundidade: é obra do servo, cujas obras são ou não abençoadas, dependendo se vêm ou não da doçura de Deus. Nesta doçura nos tornamos verdadeiramente pai e mãe no sentido espiritual.

Resumindo, pode-se distinguir:

1. A atividade desenvolvida ao serviço de Deus para o bem dos homens: é o apostolado em sentido amplo.

2. O carisma concedido a alguns para exprimir o que contemplam e fazer com que a sua contemplação seja abundante em fecundidade gratuita. Cantam livremente, pela alegria de cantar... e o seu louvor é assumido pela graça de Deus que o torna fecundo e o utiliza como instrumento de conversão ou edificação dos homens.

3. Sofrimento redentor: é também outro canto, o mais divino e o mais fecundo de todos... (Molinié, A coragem de ter medo, 234).
· · ·
Embora possa parecer paradoxal, a fecundidade da Igreja continua lá hoje, na Cruz, como estava no cume do Calvário há dois mil anos.

"Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo não cai na terra e morre, fica infértil; mas se morrer, dará muito fruto." (Jo 12,24)

"Predicamos a Cristo crucificado: escândalo para os judeus, loucura para os gentios; mas para os chamados - sejam judeus ou gregos -, é Cristo, a força e a sabedoria de Deus. Pois a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte que os homens." (1Co 1,23-25)

E por isso mesmo, a Igreja precisa de membros que sejam capazes de reviver, na própria carne, o mistério da dor da humanidade crucificada e o mistério do amor redentor do Salvador crucificado [...]

Descobrimos aqui um dom e uma vocação peculiares, que não se orientam fundamentalmente para uma tarefa específica, mas vão além, criando um "ser" que fundamenta qualquer missão ou vocação na Igreja, e sem o qual a Igreja não poderia realizar adequadamente a missão salvífica e projeção eterna, que dá sentido e eficácia à sua missão, ou seja, um ser que contém todos os ecos de todas as vocações e missões que Cristo confia à sua Igreja, e que encontra a sua expressão mais exata na feliz descoberta de Santa Teresa do Menino Jesus, que afirmou: "No coração da Igreja, minha mãe, serei amor." [3]

Isso explica porque o contemplativo tem uma vocação única e extraordinária que o leva à união de amor com o Amado, ao mesmo tempo que lhe oferece a maior projeção apostólica de sua vida, através da experiência íntima do mistério escandaloso da cruz. É uma vocação pessoal que sustenta qualquer outra vocação particular, seja monástica, apostólica, missionária, matrimonial etc. De modo que no mosteiro - e, mais ainda, no mundo -, o contemplativo é fundamentalmente chamado a viver conscientemente esse ser e missão únicos que o definem. [4]


Notas:

[1] Martín Descalzo, Reflexiones de un enfermo en torno al dolor y la enfermedad.

[2] M.-D. Molinié, Je choisis tout, 102.

[3] Santa Teresa del Niño Jesús, Manuscrito B, 3vº.

[4] Contemplativos en el Mundo, Fundamentos, 137-138.




Fonte: Hermandad de Contemplativos en el Mundo
https://contemplativos.com/el_coraje_de_tener_miedo/el-sufrimiento/
Fonte da Gravura: https://pixabay.com/pt/illustrations/fantasia-pessoas-misticismo-m%c3%adstico-2964231/

Nenhum comentário:

Postar um comentário