(...)
O "imperil" é autodestrutivo, e aqueles que produzem este veneno serão derrotados pelo veneno. A coisa mais importante a fazer na hora de algum ataque é suportar o mal e neutralizar-se pela dignidade, magnanimidade e outros meios. Imediatamente quando alguém encontra seu equilíbrio e evoca a energia psíquica ou Agni (1), sua posição se fortalecerá sobre a pessoa carregada de "imperil". O mal é mantido vivo somente pela aceitação da entrada do "imperil" e pela resistência a ele. Esta é uma das lições nunca aprendida pela humanidade como um todo. A anulação do "imperil" é o crescimento do fogo espiritual.
(...)
O aborrecimento tem uma grande afinidade com a irritação. O aborrecimento é a porta para a irritação. Começa no corpo emocional, se espalha pelo corpo mental, desce para os nervos e se transforma em irritação.
(...)
Temos conhecimento sobre as úlceras, mas há também úlceras que aparecem em nosso corpo astral. Estas úlceras são produzidas pelo "imperil" e desejos baixos. A natureza tenta curar essas úlceras dos corpos sutis expelindo-as pelo corpo físico. A maioria das doenças físicas são a purificação dos corpos sutis. As doenças dos corpos sutis podem se manifestar através do corpo físico com a finalidade de serem curadas nos corpos sutis.
(...)
Algumas pessoas invocam a luz de suas Almas. Algumas invocam a luz do Cristo. Algumas entram em profunda meditação e contatam a Essência do seu ser. Estas são técnicas para serem usadas ao menor sinal de preocupação.
(...)
"A derrota da falsidade deve acontecer pela elevação da Espada Ardente (2), mas não pela irritação." (Agni Yoga Society, Aum, § 66) A espada ardente é sempre o símbolo da ação decisiva com força de vontade e visão clara. Irritação leva à ação errada, a envolvimentos emocionais e egoísticos. A elevação da espada ardente é a ação de um guerreiro poderoso, quando o clarão do espírito está operando em sua total intensidade." ...Luz não se se aglutina com irritação e medo." ( Ibid., § 144) "...Irritação é um pobre condutor." (Ibid., § 206)
(...)
"Na raiva e irritação, o homem se considera forte - isto de acordo com as considerações terrestres. Mas do ponto de vista do Mundo Sutil, o homem irritado é especialmente fraco. Ele atrai para si um grande número de pequenas entidades que se alimentam das emanações da raiva. Além disso, ele deixa cair suas barreiras e permite aos seres inferiores até lerem seus pensamentos. Por isso, o estado de irritação é inadmissível, não só como produtor de ‘imperil’, mas também como um portão aberto para entidades inferiores."
"Certamente, cada pessoa irritada prontamente concorda com essa explicação mas, imediatamente, sucumbe a uma maior irritação - tal é a natureza do ser humano comum. É espantoso quão facilmente eles concordam, só para ceder mais facilmente outra vez. Para isso, inventam justificativas singulares. O Mundo Superior pode até parecer culpado na consciência desordenada do habitante terrestre superficial! É incrível observar pessoas pondo a culpa de todos os seus males no Mundo Superior!" (Agni Yoga Society, Aum, § 331)
(1) Agni é o termo da filosofia oriental que representa o Fogo Cósmico ou a Energia Psíquica Universal que está por trás de toda a evolução do mundo.
(2) A espada ardente na Agni Yoga é uma representação simbólica da energia espiritual. É descrita como uma espada brilhante e afiada que emana do coração do praticante. A espada ardente é usada para cortar os laços com o ego e a ignorância, e para abrir o caminho para a iluminação.
TORKOM SARAYDARIAN
Fonte: do livro "IRRITAÇÃO - O FOGO DESTRUIDOR"
Tradução de Simone R. Rodrigues
Ed. AQUARIANA, 1991 - 2ª Edição Brasileira, São Paulo/SP
Fonte da Gravura: https://pixabay.com/pt/illustrations/pintar-arte-desenhando-homens-8327708/
Nenhum comentário:
Postar um comentário