sábado, 18 de novembro de 2023

IRRITAÇÃO - O FOGO DESTRUIDOR (Parte 6)


À medida que a irritação continua, o "imperil" cresce dia a dia, gradualmente rasgando o tecido etérico e penetrando nos corpos mais elevados. É através de tais fendas que as forças negativas se alojam nas auras do ser humano e aumentam o efeito destruidor do veneno.

"Principalmente, aprenda a pensar em solidão. E tome consciência da responsabilidade do pensamento. Na realidade, os pensamentos constroem as paredes mais fortes. A dúvida, a irritação e a autopiedade podem ser expulsas conscientemente. Eu aconselho que as pessoas se observem e se lembrem de que ninguém mais, além do Instrutor, pode ajudar. Eu aconselho que se considere o Instrutor como o único sustentáculo." (Agni Yoga Society, Agni Yoga, § 340)

O "Instrutor" pode ser nosso "Self" (*) Superior ou nosso Mestre que tenha conquistado o tempo, o espaço e a matéria, e que nos ajudará a vencer a dúvida, irritação e autopiedade. É belo notar que "apenas o Instrutor poderá ajudar", porque é apenas o Instrutor que está interessado no mais alto bem. Existe uma forte ligação entre o Instrutor e o discípulo.

A solidão aqui mencionada é um estado isolado de consciência. Tal consciência pode absorver os pensamentos do "Self" Superior e inundar a mente com luz e beleza. Em um estado de não isolamento, as ondas de pensamento de outras pessoas nos atingem e distorcem nossos pensamentos, ou mesmo substituem nossos pensamentos.

Dúvidas, irritação e autopiedade podem ser conscientemente expulsas. Naturalmente isto requer uma disciplina da mente que está sob o controle do "Self" e está apta a expulsar esses ataques de dúvida, irritação e autopiedade. Dúvida é confusão mental na qual a mente, estando identificada com um acontecimento ou fenômeno, perde a fé na Essência, no "Self', também em si própria ou no universo.

Irritação é um estado no qual você permite que seu sistema nervoso responda à penetração de influências, energias ou impressões desagradáveis ou destrutivas. Autopiedade é um estado no qual você está identificado com o seu ser inferior. É um estado de negação do "Self". Por um certo tempo, você se esquece do "Self" real. Neste estado, sente que foi abandonado, que ninguém está realmente interessado em você. Todos estes três inimigos do "Self" podem ser conscientemente expulsos, não deixando que eles obtenham controle sobre você.

(*) O "Self é a Essência Divina em manifestação no homem. (N. da T.)

(continua na parte 7)



TORKOM SARAYDARIAN





Fonte: do livro "IRRITAÇÃO - O FOGO DESTRUIDOR"
Tradução de Simone R. Rodrigues
Ed. AQUARIANA, 1991 - 2ª Edição Brasileira, São Paulo/SP
Fonte da Gravura: https://pixabay.com/pt/illustrations/pimenta-chili-nervosa-brava-ardida-7599314/

Nenhum comentário:

Postar um comentário