(...)
Sempre que o "imperil" se manifesta, ele se espalha lentamente para os mecanismos (*) superiores ou inferiores correspondentes.
O "imperil" cria quatro condições perigosas:
1. um bloqueio da eletricidade vital na rede do mecanismo;
2. mal funcionamento dos centros e das glândulas que existem nos corpos mental, astral, etérico e físico;
3. crescimento excessivo das células para obter energia;
4. inanição das células e degeneração do corpo.
No plano astral, o "imperil" cria vórtices de força ou fendilhamentos que concentram energia em certas partes do corpo astral; ou faz a energia flamejante da intuição fluir no corpo astral e danificar certos centros; ou abre as portas a entidades astrais para que elas ocupem o corpo astral do homem. Esses vórtices de força se manifestam no plano físico como várias espécies de tumores. Os fendilhamentos produzem desequilíbrio, distanciamento e turbulências emocionais, e estimulam o sistema nervoso acima de seus limites, causando com isso insônia e esgotamento nervoso.
No plano mental, o "imperil" causa muitos transtornos que podem ser simbolizados pelas palavras:
- insanidade;
- negatividade;
- ânsia pelo crime;
- depressão;
- impulsos suicidas;
- isolamento.
A entidade espiritual contida no corpo humano não pode irradiar sua beleza, amor e luz quando as redes de comunicação deste corpo estão bloqueadas pelo "imperil".
Quando a orientação espiritual é sustada, o homem perde seu direcionamento e vaga atrás de valores falsos. Não importa quais sejam suas descobertas, elas são usadas para satisfazer seus impulsos cegos e julgamentos insanos, emoções instáveis e um corpo carente.
A aura global está repleta de "imperil". Pode-se indagar se a humanidade estará apta a curar nosso planeta doente, nossa aura global doente e, uma vez mais, encontrar a direção para uma vida global e planetária saudáveis.
(...)
O Mestre Morya diz: "O ‘imperil’ corrói os mais significativos reflexos da energia." É por esse motivo que muitos experimentos psíquicos fracassam, por causa da irritação e do "imperil".
Também é verdade que algumas pessoas muito cultas e capazes não conseguem impressionar e guiar outras em direção ao caminho do esclarecimento e da beleza. A irritação e o "imperil" que existem em suas naturezas, impedem essas correntes de alcançá-los, ou poluem as correntes de tal maneira que criam resultados inversos:
- rejeição;
- indiferença;
- traição.
É possível ter-se grandes visões e grandes inspirações e, apesar disso, viver uma vida estéril por causa do "imperil" existente em nosso corpo. A criatividade aumenta à medida que a irritação diminui. A ausência da irritação é o momento da criatividade. Criatividade é manifestação de Beleza, de Bondade e de Verdade. Muitos artistas promissores falham em seu caminho para o sucesso quando permitem que a irritação se instale e envenene todo o seu ser.
(...)
O Ensinamento diz: "Nada irrita tanto o elemento ígneo quanto um pensamento desordenado." (Agni Yoga Society, Fiery Wolrd, Vol. I, § 161) Um homem pode ser vítima de pensamento desordenado por vários motivos:
a. falta de integração da personalidade;
b. um processo de desintegração acontecendo em sua personalidade devido ao "imperil", medo, ódio ou dúvida;
c. danos causados ao seu cérebro por intermédio de pensamentos negativos e maldosos;
d. confusão devido a um fraco preparo;
e. manter-se contra o Plano e a Hierarquia;
f. consciência dos fatos e vivência contrária a seu conhecimento e crenças;
g. domínio do corpo emocional agitado;
h. drogas, métodos errôneos de meditação, fumo e desperdício de energia sexual;
i. alguns exercícios psicológicos e prematuras descobertas de vidas pregressas etc.;
j. liberação de muita luz interior sem estar preparado para tal.
(*) Sistema nervoso, ou o sistema dos "nadis" etéricos (canais nervosos etéricos) e mecanismos sutis correspondentes nos planos astral e mental.
TORKOM SARAYDARIAN
Fonte: do livro "IRRITAÇÃO - O FOGO DESTRUIDOR"
Tradução de Simone R. Rodrigues
Ed. AQUARIANA, 1991 - 2ª Edição Brasileira, São Paulo/SP
Fonte da Gravura: https://pixabay.com/pt/vectors/bravo-rosto-sorridente-express%C3%A3o-312241/
Nenhum comentário:
Postar um comentário