terça-feira, 10 de maio de 2016

A MISSÃO DO THELEMITA (FRATERNIDADES INICIÁTICAS E GRANDE FRATERNIDADE BRANCA)

"A expressão Lei de Thelema, ou simplesmente Thelema, significa Verdadeira Vontade ou Vontade de Deus ou Vontade Divina. Thelemita é aquele que realiza a Vontade de Deus ou que pelo menos se esforça para isto. O conceito de Vontade Divina existe desde os primórdios dos tempos! Em todas as Religiões existe alguma referência com relação à existência da Vontade Divina (Thelema) e de pessoas encarregadas de realizá-la (os Thelemitas) sobre a Face da Terra."


"Um verdadeiro Thelemita é aquele indivíduo que foi além de seu Ego terreno e que encontrou Deus dentro de si próprio."


*** A Missão do THELEMITA ***

A Missão do Thelemita consiste, principalmente, em ajudar a humanidade a progredir tanto Espiritualmente quanto materialmente. No Plano Espiritual o Thelemita ajuda os seus semelhantes através de sua Sabedoria e da Luz emanada de sua Estrela Interior. O Thelemita instrui a cada um de seus semelhantes a descobrir o seu brilho interior e sua órbita através da Sabedoria adquirida ao longo de várias encarnações.

"Não deveis mais aprender, pois os Sábios já o são [...]." (Neo Liber Legis, tópico 79).

No plano material o Thelemita contribui para o estabelecimento de uma nova ética e de um novo conjunto de valores – fundamentados no altruísmo, no amor e na solidariedade – que serão a matéria-prima para a edificação da Nova Civilização.

"É preciso que os homens e mulheres de boa vontade se unam sob uma diretriz fraternal, com o firme desiderato de construir a Nova Civilização, que deverá SURGIR, como a Fenix, dos escombros da atual." (Mestre Therion, “Desvelando os Mistérios”).

No entanto o Thelemita, após a data prevista para o início da Nova Civilização (ano 2013), vai lidar com um novo ciclo de acontecimentos até então desconhecidos pela humanidade. É necessário que o Thelemita tenha uma Mente aberta, livre de preconceitos e de outros entraves, para que possa “aprender” com as novas situações que vão se fazer presentes em sua vida.

"Se sua mente está vazia, está pronta para qualquer coisa; ela está aberta a tudo. Há muitas possibilidades na mente do principiante, mas poucas na do perito." (Shunryu Suzuki)



*** O processo de síntese cósmica elaborado pelas Fraternidades Iniciáticas que trabalham em Harmonia com o Eon de Hórus, mais conhecido como a Era de Aquário. ***

Todas as Fraternidades Iniciáticas, de todas as épocas, obedecem a um Arquétipo Universal de Iniciação.

(...) o que há de comum entre todas as Tradições e Fraternidades Iniciáticas. Vou começar pela afirmação de muitas Tradições Iniciáticas de que existe uma Grande Escola Iniciática que abarca todos os sábios do mundo:

“Contudo sempre existiu uma escola mais elevada, à qual este depósito de toda ciência foi confiado, e esta escola era a comunidade interior e luminosa do Senhor, a sociedade dos Eleitos que se propagou, sem interrupção, desde o primeiro dia da criação até aos tempos presentes; seus membros, é verdade, estão dispersos pelo mundo, mas eles estiveram sempre unidos por um espírito e por uma verdade, e não tiveram jamais senão um só conhecimento, uma única fonte de verdade, um senhor, um doutor e um mestre, em que reside substancialmente a plenitude Universal de Deus, e que os iniciou, Ele só, nos mistérios elevados da natureza e do Mundo Espiritual." (Eckartshausen)

Esta Escola mais elevada possui vários nomes em cada região o planeta. No ocidente esta Escola mencionada por Eckartshausen é normalmente chamada de Grande Fraternidade Branca e todas as Fraternidades Iniciáticas verdadeiras desenvolvem seus trabalhos espirituais em conformidade com as diretrizes desta elevada Escola que abarca todos os sábios da humanidade.

(...) o sistema de graus da Grande Fraternidade Branca, que é universal:

“Ela tem, também, seus graus pelos quais o espírito pode desenvolver-se sucessivamente e elevar-se sempre cada vez mais.

O primeiro grau, o menor, consiste no bem moral pelo qual a vontade simples, subordinada a Deus, é conduzida ao bem pelo móbil puro da vontade, quer dizer, Jesus Cristo, que ela recebeu pela fé. Os meios dos quais o espírito desta escola se serve são chamados inspirações.

O segundo grau consiste no assentimento intelectual, pelo qual a compreensão do homem de bem que está unido a Deus, é coroada com a sabedoria e a luz do conhecimento; e os meios pelos quais o espírito se serve para este grau são chamados iluminações interiores.

O terceiro grau enfim, e o mais elevado, é o completo despertar do nosso sensorium interno, pelo qual o homem interior alcança a visão objetiva das verdades metafísicas e reais. Este é o grau mais elevado onde a fé se transforma em visões claras e os meios pelos quais o espírito se serve para isso são as visões reais.

Eis os três graus da verdadeira escola de sabedoria interior, da comunidade interior da luz. O mesmo espírito que aperfeiçoa os homens para esta comunidade, distribui também os graus, pela coação do próprio candidato, devidamente preparado." (Eckartshausen)

“Quem nos chama Thelemitas não irá cometer erro, se ele olhar no íntimo a palavra. Pois existem nela Três Graus: O Eremita, o Amante e o homem da Terra. Faze o que tu queres, deverá ser o todo da Lei." (Antigo Liber Legis, Capítulo I, Tópico 40)

Este sistema universal de três graus é visível nas Fraternidades Iniciáticas que possuem um sistema de Graus baseados na Árvore da Vida Cabalística. É claro que existem Fraternidades Iniciáticas que não adotam este sistema universal de graus como é o caso de Memphis-Misraim que possui um sistema de 97 Graus. No entanto, independente do sistema de Graus que uma Fraternidade Iniciática adote, o fato é que em todo e qualquer discipulado, desde que verdadeiro, o número de graus em nível “interno” é sempre em número de Três.

Em resumo: pode-se afirmar que existe uma única grande Escola de Iniciação, chamada por alguns de Grande Fraternidade Branca, à qual todas as Fraternidades Iniciáticas estão espiritualmente subordinadas e que o desenvolvimento espiritual do indivíduo, independente de a qual Fraternidade Iniciática esteja ligado, é composto de Três Graus. E todas as Fraternidades Iniciáticas conduzem a uma mesma realidade transcendental que possui diversos nomes.

"Todas as Religiões são verdadeiras. Cada uma leva à mesma verdade, assim como diferentes rios deságuam no mesmo oceano." (Ramakrishna).

Se todo homem e toda mulher é uma Estrela então toda Religião ou Tradição Iniciática é uma Constelação!






GILSON WENCESLAU FLORES RODRIGUES
(Frater Thoth)






Fonte do Texto e da Gravura: A GRANDE CONVERGÊNCIA
SAGRADO CÍRCULO DE THELEMA - SCT

Nenhum comentário:

Postar um comentário