(...) o que é misticismo e o que é relevante para nós sobre os místicos? Misticismo é uma palavra moderna. Os primeiros cristãos não usavam esse termo, mas simplesmente falavam de certas experiências que viviam como místicas.
Bernard McGinn, um escritor perspicaz que tem um profundo interesse neste assunto e um grande conhecedor dele, diz em um de seus livros sobre a história do misticismo no Ocidente: "O elemento místico no cristianismo é aquela parte da crença e prática que se refere à preparação da consciência e à reação que pode ser descrita após a presença imediata ou direta de Deus."
Este é realmente o objetivo que buscamos na meditação, na oração contemplativa. A meditação nos permite romper o nível racional de nossa consciência habitual e alcançar um nível mais elevado de consciência intuitiva. Este nível nos ensina a abandonar o ego, a deixar para trás nossa visão egocêntrica da realidade e, ao fazer isso, nos permite transcender o ego e alcançar um modo de percepção mais aberto e expansivo. Leva-nos de uma realidade baseada no conhecimento para uma que vem da sabedoria da Realidade Divina. Então entramos em estados intuitivos, onde "sabemos" sem conhecimento, onde estamos totalmente "apaixonados". É o caminho para se tornar totalmente vivo, de uma vida focada na sobrevivência, para uma vida cheia de significado, como John Main explica lindamente:
“Mais e mais homens em nossa sociedade estão começando a entender que nossos problemas pessoais e os problemas que enfrentamos em nossa sociedade são basicamente problemas espirituais. O que compreendemos cada vez mais é que o espírito do homem não pode encontrar sua realização no simples sucesso material. Isso não significa que o sucesso material ou a prosperidade sejam ruins, mas simplesmente que não são adequados ou suficientes como a resposta última ao significado do homem, conhecer a si mesmo, compreender a si mesmo e se colocar em perspectiva. Nós apenas temos que entrar em contato com o nosso espírito.” Esta é, de fato, a nossa primeira responsabilidade como seres humanos: a nossa primeira tarefa é encontrar o nosso próprio espírito, porque esta é a nossa linha de vida com o Espírito de Deus.
A meditação nos leva ao caminho de "encontrar nosso próprio espírito" e não é um caminho exclusivo para místicos, mas está ao alcance das pessoas comuns. Os místicos são os que verificam que isso é possível: eles verificam que isso pode ser feito e tudo o que eles nos dizem é baseado na experiência, não na teoria. A dedicação e a fiel perseverança conduzem-nos ao nosso centro, à presença do Espírito dentro de nós, onde a nossa essência “emana e se renova pela corrente de amor da vida da Trindade”.
Kim Nataraja
Fonte: WCCM Espanha - Comunidad Mundial para la Meditación Cristiana
http://wccm.es/
Traduzido por WCCM España e para o português por este blog.
Fonte da Gravura: https://pixabay.com/pt/photos/%c3%a1rvore-floresta-caminho-luz-3094982/
Nenhum comentário:
Postar um comentário