segunda-feira, 17 de abril de 2023

TENTAR FAZER DEUS FELIZ


As pessoas religiosas muitas vezes se confundem ao pensar que a religião envolve apaziguar Deus ou mantê-lo feliz, ou distraí-lo de nos punir. Assim, as pessoas religiosas tendem a estar muito ocupadas com cerimônias e liturgias.

Mas devemos aprender a ficar quietos e estar enraizados no conhecimento de que não precisamos apaziguar a Deus ou distraí-lo. Basta-nos responder ao seu Amor infinito. Respondemos com total atenção, com total quietude, sem pensar no seu Amor, mas abrindo-nos ao seu Amor; não pensando em sua misericórdia, mas recebendo-a.

O que temos que entender é que na hora da meditação não devemos pensar em nada. Este é o momento do dia para prestar atenção total, abertura total, para receber Amor total.

A experiência cristã é, em essência, o conhecimento de que Deus é Amor e que Ele vive em nossos corações. Nosso chamado, então, é mais do que um diálogo com Ele; é estar em união com Ele. Ser um com Ele é estar em união com Ele. Para ser um com Ele é preciso alcançar a plenitude de nossa própria criação. Cada um de nós deve experimentar a sua própria harmonia para poder estar em harmonia com Ele. O caminho cristão é um caminho em que cada um de nós se torna inteiro estando completamente estável, completamente enraizado na verdade, no bem, na justiça. Na verdade, em Deus.

A meditação é simplesmente o momento de tomar consciência desse enraizamento. Ao sentar, entramos na estabilidade do ser que frutifica na confiança magnânima e firme. "Quem pode nos separar do Amor de Cristo?" Não há poder nem no céu nem na Terra ou o que podemos imaginar. Absorva esta confiança nas palavras de São Paulo em sua carta aos Colossenses:

"Portanto, como você recebeu o Senhor Jesus Cristo, ande nele; arraigados e edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, transbordando em ação de graças. Cuidai para que ninguém vos engane com filosofias e sutilezas ocas, segundo as tradições dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo. Pois nele habita corporalmente toda a plenitude da Divindade. (Cl 2:6-7-9).

A meditação é a abertura simples e pura à plenitude da perfeição que é nossa em Cristo.



Fr. John Main, OSB




Fonte: do livro "O Coração da Criação", Canterbury Press, 2007
Traduzido para o espanhol por Lucía Gayón, e para o português por este blog.
PERMANECER EN SU AMOR - Coordenadora: Lucía Gayón - Ixtapa, México
www.permanecerensuamor.com - permanecerensuamor@gmail.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário