quinta-feira, 3 de outubro de 2013

MISERICÓRDIA - AMOR - PUREZA - AUTORRESPEITO - VIRTUDE

Sentimentos de misericórdia vem de um estado mental elevado. Comover-se ao ver a dor dos outros, manter os melhores votos e sentimentos elevados, dar consolo, considerar nossa própria felicidade e conforto como sendo secundários frente a vontade de ajudar outros - isso é ter sentimentos misericordiosos. Tudo isso acontece apenas quando nós deixamos de ter sentimentos egoístas.

O amor é uma das qualidades originais da alma humana. Porém, se misturou tanto com apego, possessividade e dependência, que tais hábitos profundamente arraigados foram sendo aceitos como normais. Como resultado, o ser humano tem dificuldade de perceber a verdadeira forma de amor puro, que é incondicional. A qualidade do amor significa: eu me importo, eu compartilho e, em especial, eu liberto. O verdadeiro amor espiritual nunca gera dependência onde os outros não podem ser eles mesmos.

Pureza é um estado de honestidade e limpeza onde sou o mesmo dentro e fora. É quando não engano a mim nem os outros. Consequentemente, não há espaço para artificialidade. Pureza é o estado da verdade original, onde nenhuma violência é cometida contra os outros ou contra mim. Quando o eu está em sua pureza original, os outros não podem prejudicar ou destruir isso, mesmo se tentarem, porque há uma aura natural de proteção que atua como uma barreira invisível. Alcançar esse nível de pureza é respeitar todas as coisas.

O começo de todas as fraquezas é a ausência da palavra: auto. Quando ela é removida de autorrespeito, o vácuo é preenchido pela expectativa de receber consideração dos outros. Dessa forma, nos tornamos dependentes de forças externas, ao invés de dependentes de poderes internos. Mas quando renunciamos o desejo de receber respeito e nos estabilizamos em um estágio elevado de autorrespeito, o respeito nos seguirá como uma sombra.

Virtude é a beleza de uma pessoa. É o que a torna adorável e única. É a cor, a forma, o design da personalidade. Sua mais pura expressão é revelada no olhar, no agir, no falar. Tudo aquilo que estiver próximo a ela estará preenchido de qualidade. A virtude brilha de dentro para fora, tocando tudo o que encontra: as células, o corpo, o meio ambiente, a fibra do planeta. Preenche o que está vazio, cura o que está doente, acomoda o que perturba.



Brahma Kumaris



Fonte: www.bkumaris.org.br
Fonte da Gravura: www.freeimages.co.uk

Nenhum comentário:

Postar um comentário