quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

HUMANIDADE - A PORTADORA DE LUZ DO PLANETA

Na história da humanidade, dois grandes mestres espirituais destacam-se entre os demais. O primeiro, Buda, considerado universalmente como a encarnação da luz; os preceitos e o ensinamento do Buda permitem ao homem coordenar-se com sua mente, encontrar o caminho entre “os pares de opostos”, mediante a prática do desapego e do desapaixonamento e, finalmente, alcançar a iluminação e a sabedoria.

O outro grande Mestre, Cristo, é a encarnação do Amor. Trouxe aos homens um novo mandamento, dizendo que devemos "amar-nos uns aos outros", transcendendo, assim, em um único preceito de profunda importância, todos os sistemas de vida e ética baseados na negativa: "tu não o farás..."

É dito que o desenvolvimento da mente e do coração, e o estabelecimento de relações entre eles, são o propósito subjetivo da manifestação. Com o Buda e o Cristo, temos a demonstração da consecução em ambas as linhas. Pela correta compreensão e conexão entre Seus ensinamentos, o homem resolverá todos os problemas humanos e construirá uma ponte sobre a antiga ruptura entre Oriente e Ocidente, chegando, assim, a compreender o paradoxo da vida.

Sim, porque a vida é um paradoxo. Diz-se no Oriente que a mente "mata o real". Compreendemos aproximadamente o significado deste ditado observando o intelectualismo estreito e a pretensa lógica que despojam a vida de todo significado verdadeiro. Somente quando a mente está sob a influência do amor pode ser verdadeiramente iluminada e se tornar instrumento da revelação. 

Da mesma maneira, o amor é cego, se lhe faltam o poder equilibrador da mente e a luz que traz sabedoria e compreensão.

É destino próprio e especial da humanidade converter-se em portadora planetária de luz. A mente é a característica que distingue a humanidade das outras vidas em evolução. Foi a inteligência que elevou o homem acima do reino animal e é fundamentalmente responsável pela posição dominante que agora ocupa nos mundos mental, emocional e físico.

A importância excessiva dada ao aspecto racional e concreto da mente é o que pode convertê-la no que “mata o real” e que constitui um perigoso elemento na situação mundial atual. A mente abstrata e a alma, princípios essenciais da própria consciência, também devem estar ativos. Assim, a luz da sabedoria e a luz da compreensão combinam-se com a luz do conhecimento, que é o dom natural da mente concreta. Estes três aspectos da luz: sabedoria, compreensão e conhecimento portam três aspectos da energia da alma para a alma que se encontra em toda forma, por intermédio da alma do mundo.

A humanidade nunca teve tanta necessidade de Portadores de Luz. Abordamos um período único na história da humanidade, pelas possibilidades que nos oferece. A “evidência” dos problemas mundiais é um desafio: devemos procurar soluções com a ajuda de um pensamento inclusivo e universal.





Fonte: Boletim "Triângulos"
Unidade de Serviço Buena Voluntad Rosario
www.sabiduriarcana.org
www.sabiduriarcana.org/literaturalucis.htm
Fonte da Gravura: Tumblr.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário