domingo, 2 de abril de 2017

A VIVÊNCIA ALÉM DA ERUDIÇÃO


Prática - essa é a coisa real que importa na espiritualidade! A erudição é um fardo, é muitas vezes uma desvantagem. Enquanto se acredita que Deus está longe nos templos e lugares sagrados, você sente a religião como um fardo e um obstáculo. Mas plante-O em seu coração e você se sentirá leve, sem fardo e de fato, mais forte! É como a cesta de alimentos - quando você a carrega no ombro, parece pesada e você sente que está muito fraco para sequer carregá-la durante uma caminhada. Mas sente-se perto de um córrego e coma-a. Embora o peso total não diminua, a consequência de comer a comida faz você se sentir mais leve e de fato mais forte! Da mesma forma, aplique isso à ideia de Deus. Não carregue em seu ombro, assimile-O! Deixe-O florescer dentro de você! Mantenha a memória do Senhor e Sua Glória sempre com você! (Discurso Divino, 18 de fevereiro de 1964)




Sathya Sai Baba





Fonte: www.sathyasai.org.br
Fonte da Gravura: Pintura de Nicholas Roerich (A Canção de Shambala)
http://www.roerich.org/

O PRIMEIRO PASSO ADIANTE (PENSAMENTOS E FUTURO)


Os Pensamentos Que Cada Um Alimenta Em Seu Coração Determinam o Seu Futuro


A filosofia esotérica afirma que uma vida limpa é o primeiro passo na direção do mundo sagrado. Certamente, ninguém tem o direito de se considerar um teosofista se a sua vida não estiver à altura da ética teosófica.

Tolo e imprudente é aquele que se atreve a enfrentar os perigos do caminho esotérico sem ter a pureza como proteção. O Zoroastrismo, com sua ênfase em pensamentos puros, palavras puras e ações puras, apenas dá destaque a aquilo que todos os grandes Mestres afirmaram ser uma condição indispensável para a vida espiritual.

Uma vida limpa envolve pureza, retidão, castidade, e inofensividade, assim como uma conduta absolutamente franca e direta.

Como Upadhi ou base de ação neste plano, o corpo físico deve ser mantido puro, interna e externamente, de modo que possa servir como um solo firme, fértil, de onde surgirão como frutos boas ações e atitudes sábias. Isso não pode ser deixado de lado, mas ainda mais importantes são a pureza de palavra, a pureza de coração e a pureza mental.

A ligação entre a fala e a nossa natureza psíquica, ou astral, é real e íntima. Além de a energia ser desperdiçada com palavras vãs ou ditas sem pensar, o poder do som é tão grande que a fala maldosa desperta energias maldosas, assim como a fala bondosa desperta energias boas; e as energias reagem – devido a uma lei que não falha – em relação a aquele que as evocou. Cada pessoa é responsável por todas as palavras que produziu voluntariamente, sejam quais forem as consequências. “Uma palavra dura dita em vidas passadas não é destruída, mas retorna sempre outra vez”.

O controle da fala não é fácil, mas é uma brincadeira de crianças se comparado com o controle do pensamento. Reconhecemos que se quisermos um corpo puro devemos estar seguros da pureza dos alimentos e das bebidas com os quais o construímos e o mantemos. A ligação é igualmente real, embora menos óbvia, entre a pureza mental e os pensamentos que admitimos em nossa consciência. Isso foi reconhecido pelo iniciado Paulo, quando ele disse: “Tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, pensem nisso.” [2]

As ideias que alimentamos são o alimento do ser humano interior. Quando lemos livros fúteis e tolos ou participamos de conversas superficiais, estamos alimentando a mente com lixo, ao invés de dar-lhe alimento correto. Ideias impuras, apresentadas em livros ou espetáculos pouco saudáveis, envenenam cada mente que entra em contato com elas, exceto quando a pureza é forte o suficiente para rejeitar instantaneamente tudo o que não tem a mesma natureza que ela.

A pureza de pensamento implica não só uma rigorosa exclusão de todas as ideias impuras, mas também o aspecto positivo de povoar a nossa corrente no espaço com bons pensamentos. Sobretudo, é necessária impessoalidade. Os pensamentos centrados em sua própria personalidade são – se comparados com os conceitos universais – algo como uma poça de água parada, colocada a pouca distância de água pura e em livre circulação.

É uma perda de tempo tentar purificar águas paradas. Faça com que haja uma saída da poça, e com que uma corrente de água pura chegue até ela, e em breve ela estará fluindo clara e pura.

O pensamento voltado para as verdades universais tem o poder de purificar a mente; e é por isso que a atenção dos estudantes de Teosofia é dirigida com tanta frequência para a base metafísica da filosofia. Conceitos como Espaço Ilimitado, Duração Infinita, Movimento Incessante, Grande Sopro, e Princípio e Substância Divinos, elevam a mente desde o horizonte estreito das pequenas personalidades e a colocam onde ela obtém a visão mais ampla, percebendo a marcha constante dos átomos, dos seres humanos, dos mundos e dos universos, rumo à perfeição. “Não há um fator purificador comparável ao conhecimento espiritual; e aquele que se aperfeiçoou em devoção vê o conhecimento espiritual surgir espontaneamente em si mesmo ao longo do tempo.”

A pureza de coração implica uma atenção permanente em relação aos sentimentos, com a eliminação de todos os sentimentos de desprezo, hostilidade e medo, e o cultivo dos sentimentos centrados na compreensão da nossa unidade com todos os seres. Compaixão, amor inegoísta, e reverência, surgem em relação aos seres situados respectivamente abaixo de nós em desenvolvimento, no mesmo estágio que nós, e num degrau mais elevado da escada. Mas, acima de tudo, manter a lembrança do Mestre em nossos corações é o segredo da pureza e do equilíbrio interior.

“Todo ser humano tem a mesma substância daquilo em que ele coloca sua fé, e sua confiança”.

Os pensamentos que cada um alimenta em seu coração determinam o seu futuro.




John Garrigues





Fonte: Amazônia Teosófica
http://amazoniateosofica.com.br/index.php/2016/10/01/o-primeiro-passo-adiante/
Fonte da Gravura: Tumblr.com



Nota Editorial: O texto “O Primeiro Passo Adiante” é traduzido da publicação “The Aquarian Theosophist”, edição de março de 2012, onde foi publicado sob o título “The First Step to Take”. Trata-se de um comentário ao primeiro item de “A Escada de Ouro”. [1] (CCA)


NOTAS:

[1] Veja o texto “A Escada de Ouro”,  que está disponível em nossos websites associados. (CCA)
[2] Epístola aos Filipenses, 4: 8. (CCA)

REFLEXÕES PARA A CONSCIÊNCIA DA ALMA


A alma em seu estado original é pura, pacífica, amorosa e verdadeira. São as influências externas que impedem a alma de experimentar e expressar essas qualidades. Quando seguimos lembrando quem somos nós e as qualidades que possuímos, elas começam a emergir sob as influências que as haviam suprimido. Começamos então a expressar essas virtudes em nossas palavras e ações. É assim que o conhecimento do eu verdadeiro muda nossa vida.

Se você quer estabilidade interior, preste atenção nos seus pensamentos. Se houver qualquer pensamento desnecessário, aplique um ponto final. Contenha sua mente e acabe com qualquer negatividade imediatamente. Pense apenas quando for necessário. Não tenha pensamento extra, por favor! Mantenha seus pensamentos positivos e poderosos. E crie sua força interior. (Dadi Janki)

Seja inabalável como um elefante. Torne forte sua cabeça e coração. Quando você sente força, seu coração fica grande, generoso e compassivo. Fique forte e então você poderá ajudar os outros através dos seus pensamentos e presença. Seus bons sentimentos podem fazer a diferença ao apagar as aflições e tristezas dos outros. (Dadi Janki)

Não somos ilhas separadas por mares revoltos. Somos as contas de um rosário unidas pelo fio do amor. Quanto mais limpas e honestas as contas, mais próximas elas se tornam. As diferenças de personalidade, atitudes e visões deixam de ser motivos de conflito e passam a ser os meios para se criar harmonia. Quando cada conta obtém vitória sobre as negatividades contidas em si, nos outros, nas situações e nas vibrações, o rosário da vitória é formado.




Brahma Kumaris





Fonte: www.bkumaris.org.br
Fonte da Gravura: Tumblr.com