sexta-feira, 26 de junho de 2026

RENASCIMENTO: UMA DÁDIVA DE DEUS


Para muitas pessoas é difícil entender o grande enigma da vida; e o da morte se torna mais difícil ainda.

Muitas vezes nos encontramos perguntando sobre fatos da vida como: algumas pessoas são pobres outras já são afortunadas; umas são doentes e outras dotadas de saúde etc.

Se Deus é justo e compenetra todo nosso Universo com a Sua vida, por que então iria favorecer alguns e outros não?

E fazemos constantemente as quatro grandes perguntas relativas à nossa existência:

– Quem somos?

– De onde viemos?

– Por que estamos aqui?

– Para onde vamos?

Quase toda a humanidade ignora essas perguntas ou não quer pensar nelas ou, ainda, pensa e formula respostas polidas, bonitas, complicadas ou superficiais. Normalmente as pessoas creem nisto ou naquilo, mas sempre dizem que nada sabem. Não seria o momento de procurarmos respostas a tantas indagações que a nossa mente, constantemente, está fazendo?

Antes que o ser humano possa entender o mistério da vida, precisa aceitar que o renascimento é um fato e que todas as manifestações frente à nossa mente se explicam pela Lei de Causa e Efeito.

Temos que compreender que a continuidade da vida é um fato fundamental!

O renascimento, assim como a Lei de Causa e Efeito ou Lei de Consequência, torna possível que o ser humano desenvolva todos os seus poderes latentes.

Para conhecer este grande universo, que é a casa do Pai, vamos saber quais são os mundos que precisamos ter passados até nossa chegada aqui no Mundo Físico.

São cinco os mundos pelos quais evoluímos nesse Esquema de Evolução: Mundo do Espírito Divino, Mundo do Espírito de Vida, Mundo do Pensamento (Plano Mental*), Mundo do Desejo (Mundo Astral*) e Mundo Físico.

Os três últimos, o Mundo do Pensamento, o Mundo do Desejo e o Mundo Físico são, presentemente, os mundos pelos quais estamos evoluindo.

No Mundo do Pensamento aprendemos a mexer com os arquétipos e com as ideias. Quando precisamos aprimorar alguma ideia, é nesse mundo que buscamos os elementos sutis necessários para o aperfeiçoamento e a concretização da ideia.

No Mundo do Desejo aprendemos a lidar com os desejos, as emoções, os sentimentos utilizando as forças de atração, repulsão, interesse e da indiferença.

O Mundo Físico é composto de gases, líquidos, sólidos e éteres e, consequentemente, estamos aprendendo a trabalhar com esses elementos em nossa estada aqui na Terra.

O ser humano consegue trabalhar nesses três mundos pois tem um veículo composto de material de cada um desses mundos. Se não tiver, não consegue trabalhar!

Sabemos que o nosso nascimento no Mundo Físico é feito de tempos em tempos. E quando nascemos aqui iniciamos o nosso caminho individual da involução: é o caminho do Espírito em direção à matéria.

É sabido que nas vidas passadas, muitas vezes, fomos cruéis, injustos, arrogantes, mal-agradecidos etc., mas também em outras ocasiões fomos bondosos, tolerantes, prestativos etc.

Assim, com certeza, somos hoje a soma de todas essas experiências das vidas passadas e recebemos, como herança, a oportunidade de utilizar os poderes latentes em cada um de nós para aprendermos tudo que precisamos nesta existência.

Uma coisa é certa: não somos vítima de um Deus caprichoso, não temos que culpar ninguém, a não ser a nós mesmos, pelas confusões em que nos encontramos.

Como foi escrito pelo Apóstolo São Paulo na sua I Epístola aos Coríntios, capítulo 15 e versículo 40: “Como trazemos em nós a imagem do homem terrestre, devemos também trazer a imagem do celeste”. E no versículo 44 lemos o seguinte: “semeando corpo animal, ressuscita corpo espiritual”.

Esta é a Grande Escola de Deus com iguais oportunidades para todos os alunos, independentemente de idade, sexo, posição social, posição intelectual, habilidade ou quaisquer outras condições que inventemos.

Em cada renascimento, nesta escola da vida, recebemos certas lições fornecidas por Deus, para o nosso crescimento anímico, as quais devem ser estudadas, aprendidas e sublimadas. E se formos um aluno estudioso, ganhamos conhecimento e teremos avançado no caminho evolutivo.

Contudo, se desperdiçamos o tempo e recusamos os trabalhos apresentados, consequentemente nos debilitamos em nossa estrutura moral, como também adquirimos uma tarefa maior e mais difícil de executar. Criaremos uma enorme dívida de destino, cuja execução não será fácil.

Lembrando que os trabalhos não feitos são oportunidades perdidas e que deverão ser executados mais à frente ou em vidas futuras. Só que não será na mesma intensidade inicial, pois o desenvolvimento de nossas potencialidades latentes não poderá ser comprado e nem mesmo doado. Ele vai depender de nossos próprios esforços.

O sofrimento passado por nós aqui, neste baluarte da evolução, representa a lição a ser aprendida. Não devemos nos conformar, nem mesmo nos revoltar com as situações que nos foram apresentadas. Vejamos isso como um remédio doloroso, mas necessário e adequado à cura de nossas doenças da alma. A dor que passamos nada mais é do que a retomada do caminho da harmonia, um estímulo para a perfeição. A dor faz brotar a bondade, a solidariedade no íntimo de cada um dos seres humanos.

Como lemos no Evangelho Segundo São Mateus, capítulo 5 e versículo 48: “Sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste é perfeito”.

Podemos ver que nesta escola da vida existe a regência da Lei e da Ordem, isto é, existe um trabalho unido, harmonioso, tanto do ser humano com o ser humano como do ser humano com a natureza. Isso tudo é o amor de Deus em manifestação!

A Lei de Causa e Efeito é ensinada pela Bíblia, como podemos ver quando o Apóstolo São Paulo diz o seguinte: “Qualquer coisa que um homem semear, isto mesmo colherá”. Seja nesta vida ou em outra futura.

Devemos agradecer a cada lição recebida, especialmente as difíceis e desagradáveis, pois nos mostra o adiantamento do nosso progresso evolutivo em poder realizá-la; afinal, se isso nos foi dado para passar, mostra que estamos capacitados por aprendê-la.

Podemos verificar que neste momento a vida está limitada pela forma. Estamos presos neste Corpo Denso e muitos de nós só têm consciência deste Mundo Físico, ainda que não totalmente (!)

Quando renascemos aqui no Mundo Físico, esquecemos a nossa origem divina e fazemos daqui um lugar ideal para se viver. Fazemos o possível para que nossa estada aqui seja a melhor possível. Porém chegará o momento em que dentro de nós haverá uma insatisfação, uma inquietação e começamos a buscar alguma coisa a mais que o prazer de viver aqui e a comodidade que encontramos neste Mundo Físico.

Então, o ser humano não se satisfazendo mais com as coisas comuns, começa a buscar a verdade que está relacionada à vida celestial. Estamos nos preparando para mergulharmos em mundos mais sutis, mais purificados, no processo a que damos o nome de evolução. O ser humano muda, evolui e se transforma constantemente. E à medida que o tempo passa o ser humano está conseguindo ter desejos e pensamentos mais elevados, mais construtivos do que algum tempo atrás.

Por isso, à medida que surgem os obstáculos devemos abraçar a Fé em Deus e não se entregar ao temor, à ansiedade, ao desespero ou ao ceticismo. É nesse momento que devemos buscar aquela voz interna que nos diz: persista mais, persista mais… que no final tudo dará certo.

Como diz no Evangelho Segundo São João, capítulo 16 e versículo 33: “No Mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o Mundo”.

Devemos lembrar que aqui não é nosso lar e que estamos aqui de passagem e, ainda que o nosso verdadeiro lar é o lar celeste na casa do Pai. Se não compreendermos ou se não tivermos consciência do que realmente se passa aqui conosco, devemos procurar transpor as dificuldades e os obstáculos com paciência e fé no Senhor nosso Pai. Max Heindel ensina, no livro "Conceito Rosacruz do Cosmo", o seguinte: “o único fracasso é deixar de lutar”.

Cada existência terrestre é um capítulo da história de nossa vida; então a morte é uma necessidade. Pois novos nascimentos em novos ambientes darão ao ser humano outras oportunidades de aprender todas as lições que ele desejar nesta escola da vida em que estamos constantemente nos formando, desenvolvendo e provando os nossos talentos. E que devemos usar esses talentos, esses ensinamentos dados por Deus, de maneira a trazer benefícios para o desenvolvimento da alma; pois seremos chamados a prestar contas dessa administração todas as vezes que deixamos o Mundo Físico e passamos para o outro lado.

“Que as Rosas Floresçam em Vossa Cruz!”


Fonte: Fraternidade Rosacruz de Campinas
Campinas/SP
https://fraternidaderosacruz.com
Fonte da Gravura: https://pixabay.com/pt/photos/al%C3%A9m-vida-ap%C3%B3s-a-morte-vida-eterna-744753/


(*) Nota deste blog.

ACASO, DETERMINISMO OU LIVRE-ARBÍTRIO?


Complicada questão filosófico-religiosa e científica. Desde que desenvolveu o pensamento racional e buscou respostas a questões essenciais, o homem persegue o entender do mundo que o cerca. Por que as coisas acontecem?

Evoluções históricas à parte, o homem tem três formas de pensar acerca dessa pergunta: afirmar que as coisas acontecem ao acaso, afirmar que há uma lei que determina os acontecimentos ou afirmar que "temos as rédeas na mão".

Por séculos a ciência se dividiu nas duas primeiras formas de pensar que se desenvolveram independentemente em dois ramos bastante sólidos: a estatística e a matemática. O pensamento ocidental conciliava perfeitamente o que é estatístico (entregue ao acaso) e o que é matemático (entregue a leis) até que a descoberta do comportamento das subpartículas incluiu a mente humana como um fator influenciador dos eventos quânticos (veja em http://orion.med.br/artigos2.htm#amit).

No mundo quântico vemos que todas as partículas estão interligadas de uma forma tal, que a alteração em qualquer uma delas determina algum tipo de mudança em todas as outras. Assim vemos que tudo o que acontece está regido por uma espécie de Lei de Causa e Efeito. Os hindus chamam a essa lei de Lei do Carma. Mas a causa primeira, que determina a mudança inicial estava ligada ao campo das probabilidades até então. Discussões famosas entre Albert Einstein e Niels Bohr deixaram famosas frases como a de Einstein: "definitivamente Deus não joga dados com o Universo...".

Einstein acreditava que os eventos quânticos não eram puramente aleatórios, mas que as partículas surgiriam em determinados locais devido a razões ocultas que ainda iríamos descobrir, e a ciência afirma hoje que a mente ocupa um lugar de destaque na seleção do local de surgimento das partículas e postula que, uma vez determinado o evento, todas as outras possibilidades ocorreriam em outros Universos inteiramente diferentes. Matematicamente, já é possível a existência de até 11 dimensões extras (veja em Scientific American Brasil de janeiro de 2004).

A mecânica quântica usa o acaso quântico para chegar a leis determinísticas, mas a influência da mente humana como co-participante do experimento, e não como mero observador, gera um grande fator complicador nas experiências. Até que ponto nós temos o poder de influenciar os eventos quânticos? E quando não os influenciamos, quem ou o que os influencia? Aquilo que não observamos existe mesmo, ou tem apenas uma probabilidade de existir, passando a existir somente depois de observado pela mente humana? Ou é a mente que cria a observação?

Esses questionamentos, longe de serem apenas questões acadêmicas, ocorrem em nossa vida diária. Existe algo como destino, algo como a predestinação, ou temos o poder de mudar o destino? Dois argumentos surgem dessas questões. Se o nosso destino foi irremediavelmente traçado pelo evento do Big-Bang (que gerou um Universo de partículas interligadas pelo efeito Teorema de Bell - http://www.orion.med.br/sincroni.htm), quem, ou o que, desencadeou essa explosão? Se podemos mudar o nosso futuro, pois ele é apenas uma possibilidade e não tem existência absoluta, poderemos também mudar o nosso passado, que não tem também uma existência absoluta? (veja também em http://orion.med.br/artigos2.htm#amit)

No campo religioso, dogmas inflexíveis separam as doutrinas que pregam (1) a predestinação absoluta do homem ou (2) a sua salvação através de seu livre-arbítrio ou (3) pela graça de um Ser superior. Mas da mesma forma que os estados de matéria e energia, como pólos opostos da subpartícula, são verdadeiros, todos os pólos opostos também são verdadeiros e plenamente reconciliáveis. Parece haver algo como uma "Mente" ou "Consciência Universal" responsável pela Criação, que quando sintonizada pela mente humana, em estados alterados de consciência, faculta ao homem o poder de modificar a matéria no tempo e no espaço. Se a única coisa real que existe é o "aqui e agora", temos o poder de modificar a nós mesmos e, consequentemente, pelo Teorema de Bell, todo o Universo sincronizado conosco.

Temos o poder de realizar e mudar o estado das coisas, mas para isso necessitamos sintonizar o nosso "rádio mental" (parafraseando Paramahansa Yogananda) no canal divino da "Consciência Cósmica". Enquanto estivermos sintonizados com o nosso mundo finito de pensamentos e emoções, não experimentaremos nenhuma mudança substancial em nós mesmos e muito menos no Universo à nossa volta. Sintonizar o nosso "rádio mental" no silêncio que está além de nossos pensamentos, emoções e sensações é experimentar o vazio da meditação. É no vazio físico que todas as partículas surgem e desaparecem, e é no vazio mental que as transformações pessoais ocorrem.

Somente quando a nossa mente está vazia é que a voz do silêncio de nossa intuição consegue se fazer audível na forma de "insights" ou de impulsos criativos e artísticos.

Esse estado mental é descrito em todas as tradições místico-religiosas: o Opangree africano, o Samadhi hindu, o Sanmai zen-budista, o Êxtase Contemplativo cristão (contemplação infusa), o Nirvana budista, o Fanan muçulmano, a Superconsciência de Sri Aurobindo, a Supra-consciência de Paramahansa Yogananda, a Grande Imobilidade dos taoístas etc.

Nos resta apenas trabalhar e buscar o "vazio" dentro de nós, única oportunidade teórica de mudança, demonstrada na prática na vida de todos as pessoas consideradas santas, ou espiritualizadas, que viveram ou que ainda vivem entre nós. Então mãos a obra, vamos juntos ajudar a mudar o mundo, mudando a nós mesmos. Somos todos predestinados...


C. Roberto



Fonte: http://www.terraespiritual.locaweb.com.br/espiritismo/artigo64.html
http://www.orion.med.br
Fonte da Gravura: https://pixabay.com/pt/illustrations/f%C3%ADsica-f%C3%ADsica-qu%C3%A2ntica-6585578/