quinta-feira, 30 de outubro de 2014

SENTIMENTOS - COMPLEMENTARIDADE - ESPIRITUALIDADE - INTROSPECÇÃO

Sempre que dizemos que nossos sentimentos são por causa das situações ou pessoas, estamos culpando-os por nosso estado mental. Cada um de nós é responsável pelos próprios sentimentos. Podemos tomar conta dos nossos pensamentos e ações, mas no fim os outros criarão seus próprios sentimentos e nós não devemos nos sentir culpados se os outros estão causando tristeza. Nada e ninguém estão sob nosso controle. A mente de outras pessoas pode não fazer o que queremos, só temos controle sobre nossa própria mente. (BK Shivani, Awakening with Brahma Kumaris)

Harmonia, bem-estar e realização são possíveis quando a consciência é universal e inclusiva, quando reconhecemos as necessidades de todas as coisas na vida e damos a elas espaço para expressar seu direito básico de ser. Quando as pessoas são exclusivas, quando o fundamento da sua identidade é baseada no ego e na superioridade, a harmonia se perde. A razão do conflito é sentir-se no direito de dominar ou suprimir outros por sentir-se melhor do que o outro. Mas a crença de suplantar os outros para provar o autovalor ou uma ideia, ultrapassa o princípio básico da vida: a complementaridade. Quando aprendemos a complementar e não competir, há paz e autorrespeito. Autorrespeito significa reconhecer-me como sou e cumprir o meu objetivo, sem prejudicar outros ou me comparar com outros.

Existe um ditado que diz: Assim como é a atitude então é a visão. Assim como é a nossa atitude é o mundo. Quando nossa atitude é estável, então nossa visão é espiritual. Quando a visão é espiritual, então nossas palavras serão doces. Falaremos com amor e teremos apenas sentimentos adoráveis em relação aos outros. Isto é chamado de fragrância espiritual. (Dadi Ratan Mohini)

Quando me dirijo ao mundo interior, não é para escapar do barulho incessante das ações, das exigências e confusões dos outros. Não é para alienar-me dos acontecimentos e das pessoas. É para fertilizar o solo interno, onde todas as minhas virtudes e poderes podem brotar, crescer e desabrochar. Quando estou bem alimentado por dentro, não me torno um mendigo do amor ou de respeito, porque sei ser meu próprio amigo e amigo dos outros. (Ken O'Donnell)




Brahma Kumaris





Fonte: www.bkumaris.org.br
Fonte da Gravura: Sitio Ritual
Pinturas de Freydoun Rassouli
http://www.rassouli.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário