terça-feira, 6 de setembro de 2016

ÁTOMOS - VIDA E INTERAÇÃO

Ao considerar de maneira ampla os átomos do sistema solar, inclusive o próprio sistema, há duas coisas que devem ser levadas em consideração:

- a primeira é a vida intensa e a atividade do próprio átomo e sua energia atômica interna;

- e a segunda é a sua interação com outros átomos — repelindo alguns e atraindo outros.

Talvez, então, partindo destes fatos, possamos deduzir que o método de evolução para cada átomo seja devido a duas causas:

- a vida interna do próprio átomo

- e sua interação ou relação com outros átomos.

Estas duas etapas são aparentes na evolução do átomo humano.

A primeira foi acentuada por Cristo quando Ele disse: "O reino de Deus está dentro de vós", desse modo indicando a todos os átomos humanos o caminho para o centro de vida ou energia dentro deles próprios e ensinando-lhes que deste centro, e através dele, eles poderiam expandir-se e crescer. Cada um de nós está consciente de estar centralizado dentro de si mesmo; cada um considera tudo de seu próprio ponto de vista e os acontecimento exteriores são particularmente interessantes na proporção que dizem respeito a nós mesmos. Nós nos ocupamos com as coisas à medida que elas nos afetam pessoalmente, e tudo que acontece aos outros num certo estágio de nossa evolução só é importante porque também nos diz respeito. Este é o estágio atual de muitos e é a característica da maioria; é o período de intenso individualismo no qual o conceito do "Eu" é de suprema importância. Ele envolve muita atividade interna.

O segundo estágio de desenvolvimento do átomo é através de sua interação com todos os demais, e isto é algo que só agora está começando a despontar na inteligência humana, e a assumir sua merecida importância. Estamos só começando a compreender o significado relativo da competição e da cooperação, e no limiar da conscientização de que não podemos viver nossas vidas egoisticamente e separados do grupo ao qual pertencemos; estamos começando a aprender que se nosso irmão está contido sem fazer progresso e se os outros átomos humanos não estão vibrando como deveriam, cada átomo no corpo do grupo é afetado. Nenhum de nós estará completo até que todas as outras unidades tenham alcançado seu desenvolvimento completo e pleno.




Alice A. Bailey






Fonte: do livro "A Consciência do Átomo"
Edição em português publicada pela FEEU
Fundação Educacional e Editorial Universalista
Porto Alegre/RS, 1ª ed., 1979
Fonte da Gravura: Tumblr.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário