A Escola Arcana, sendo uma das novas escolas intermediárias, lida com os fundamentos ordinários da doutrina secreta, mas só como o fundamento para o novo ensinamento em processo. Exercícios respiratórios só são dados após vários anos de trabalho, sem se dar qualquer ênfase à sua importância porque a respiração correta (compreendida esotericamente) não depende do controle dos pulmões e do aparelho respiratório, mas da correta orientação e do ajustamento rítmico da vida à ordem e circunstâncias espirituais.
A psicologia do homem interior, ao condicionar os centros no corpo vital, é também estudada; a ênfase, contudo, é posta no aspecto psicológico e não nos centros; estes funcionarão corretamente quando o pensamento for sadio e o homem viver com sucesso a vida dual do discípulo, corretas relações com o mundo das almas e com a Hierarquia, e corretas relações com seus semelhantes na vida diária.
Após um assentamento preliminar nos fundamentos ordinários e um período de apuração da medida da compreensão possuída pelo estudante, mais alguma instrução básica na natureza da meditação, as novas escolas ensinarão os seguintes assuntos:
1 - A Ciência da Impressão. O discípulo aprende a ser sensível às "impressões" vindas de sua própria alma e, mais tarde, do Mestre e do Ashram. Ele aprende a interpretar essas impressões corretamente através de sua mente treinada e iluminada; ele aprende a distinguir entre aquilo que vem de sua própria natureza subconsciente, aquilo que é telepaticamente registrado ao vir do mundo do pensamento e das mentes de outros homens daquilo que vem do mundo do ser espiritual.
2 - A Ciência da Unificação. Por ela, o discípulo aprende a integração e a coordenação, o contato e a fusão entre a alma e a personalidade e, mais tarde, a direta relação entre o aspecto espiritual mais elevado e seu eu pessoal. Isto conduz, num processo sequencial, ao firme desenvolvimento da consciência e prepara o estudante para aproveitar do ensino a ser dado nas Escolas de Iniciação. A natureza da iniciação, como uma expressão de grandes expansões da consciência e como resultado de integrações auto dirigidas é também estudada.
3 - A Natureza da Hierarquia. Ele aprende que a Hierarquia pode ser diretamente contatada e conhecida por aqueles que se submetem ao necessário treinamento e se submetem à disciplina. Esta deve ser auto imposta e adaptada à natureza e ao ponto de evolução do discípulo individual. Os vários graus na Hierarquia são discutidos, a natureza da iniciação a ser recebida lhe é ensinada e o trabalho do Cristo, como Cabeça da Hierarquia, é estudado. Assim o discípulo tem um quadro claro do grupo interno que é seu objetivo.
4 - A Ciência da Meditação. Esta, com suas técnicas e seus vários estágios (alinhamento, concentração, meditação, contemplação, iluminação e inspiração) são gradualmente dominados e por seu intermédio o discípulo aprende o uso correto da mente, o correto controle do pensamento e a correta interpretação de todos os fenômenos espirituais. Ele aprende o significado da iluminação com seus sete estágios e começa (com crescente eficiência) a viver a vida inspirada de um filho de Deus.
5 - As Leis do Mundo Espiritual. São estudadas e o discípulo aprende a aplicar as leis em si mesmo, aos acontecimentos, ao mundo e à humanidade. Essas leis incluem, entre muitas outras:
a. A Lei de Causa e Efeito
b. A Lei do Renascimento
c. A Lei da Evolução
d. A Lei da Saúde
Essas leis dizem respeito à manifestação do mundo dos valores e impulsos espirituais por intermédio do mundo dos fenômenos materiais.
6 - O Plano, do qual a Hierarquia é a guardiã e que subjaz todos os acontecimentos planetários, acelerando o propósito divino, é trazido à atenção dos estudantes; eles estudam o trabalho da Hierarquia no passado, o qual trouxe a humanidade até seu atual ponto de desenvolvimento; os acontecimentos do presente são interpretados em termos do Plano de Deus e são investigados como um prelúdio para o futuro; o passo imediatamente à frente é também profundamente considerado e a participação ativa do estudante invocada. Mais tarde, quando o discípulo se torna uma parte ativa consciente da Hierarquia, ele se familiariza com os largos delineamentos do propósito divino e pode cooperar de maneira inteligente com a tarefa seguinte.
7 - As Energias e Forças, que são a própria substancia da criação, têm de ser compreendidas e controladas. O discípulo aprende que tudo que está em manifestação no planeta e fora dele não passa de uma agregação de forças, produzindo formas, e que tudo é movimento e vida. Ele começa por aprender a natureza das forças que fazem dele o que ele é, como um homem; aprende, então, a introduzir uma energia mais elevada, a da alma, a controlar essas forças. Ele estuda a natureza do espírito, da alma e da matéria, usualmente chamando-os de vida, consciência e forma, ou vida, qualidade e aparência, e assim ganha alguma percepção interna da natureza da divina Trindade e da natureza elétrica de todos os fenômenos, inclusive o ser humano.
8 - A Psicologia Esotérica. É também considerada como da maior importância. Isso marca uma transferência da atenção, da apresentação mais material das velhas escolas esotéricas, com sua ênfase posta nos planos, nos processos de construção material e na constituição das formas. Nas novas escolas, a ênfase será dada à natureza da alma dentro das formas e àquele agente criador que trabalha com e no mundo material. Os sete principais tipos de pessoas são estudados, suas características são investigadas e também sua relação com os sete grupos nos quais a Hierarquia se divide e com sete grandes Raios ou Energias (as emanações que a Bíblia chama de "sete espíritos diante do trono de Deus"). Assim a síntese de toda manifestação se torna aparente e o lugar da parte dentro do todo pode ser claramente visto.
Há muitos estudos subsidiários a respeito dos quais o discípulo deve conhecer algo, antes de entrar nas futuras Escolas de Iniciação, mas o que escrevi acima indicará o currículo geral que será adotado nas escolas mais novas. A Escola Arcana está tentando dar um embasamento geral a esses pontos fundamentais, de modo que o estudante possa tirar proveito da riqueza da literatura e ensino que o restante deste século irá produzir.
Antes de mais nada, o estudante tem que ganhar uma ideia geral do ensinamento esotérico; ele então saberá por qual, dentre as muitas linhas, ele, como indivíduo, deverá seguir; ele tem de aprender a aplicar o ensinamento de maneira prática, transmutando a teoria para a prática e demonstrando para si mesmo a necessidade e a possibilidade de sua permanência no mundo dos significados. Ele então reconhecerá a relação de todos os acontecimentos, individuais, humanos e planetários, e o por quê e o para quê de todos os acontecimentos. À medida que ele ganhe conhecimento da psicologia esotérica e domine algumas das técnicas do processo da meditação, ele se capacitará a se colocar no correto degrau da escada da evolução; ele saberá então o que será, para ele, o imediato passo a frente e sua nova meta na evolução; ele saberá também o que ele tem de dar em serviço à humanidade e a quem ele poderá ser capaz de ajudar.
Ele começa a participar conscientemente na grande escola da experiência espiritual; naquela escola ele finalmente encontra todas as suas perguntas respondidas e seu problema resolvido. Ele descobre que os principais pré-requisitos para que um trabalho esotérico seja bem sucedido são a paciência, o esforço persistente, a visão e um sadio julgamento discriminativo. Isso posto, acrescentando-se um senso de humor, uma mente aberta e nenhum fanatismo, o discípulo fará rápido progresso no "Caminho Iluminado", como o Caminho é muitas vezes chamado. Ele se verá finalmente diante do Portal da Iniciação, sobre o qual estão inscritas as palavra do Cristo: "Pedi e ser-vos-á dado; buscai e encontrareis; batei e abrir-se-vos-á".
Alice A. Bailey
Fonte: Escola Arcana
120 Wall Street, 24th Floor, Nueva York, USA
Unidade de Serviço Buena Voluntad Rosario
www.sabiduriarcana.org
Fonte da Gravura: A Viagem - Pintura de Freydoun Rassouli
http://www.rassouli.com/
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