quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

23 DE JANEIRO 2014 - ORAÇÕES DIÁRIAS


A LEI DO EQUILÍBRIO

Toda a criação está aí para alimentar os humanos e permitir que eles se desenvolvam. Ora, não só eles não pensam que deveriam dar-lhe algo em troca, como a sujam e malbaratam as suas riquezas. Eles não se dão conta de que, ao agirem assim, infringem a ordem cósmica, cujo símbolo é a balança: como recebem gratuitamente, também deveriam dar gratuitamente. Como? Pondo-se ao serviço da causa divina com amor e reconhecimento. No dia em que souberdes dizer: «Senhor, eu quero tornar-me teu servidor, um instrumento inteiramente ao teu serviço. Farei a tua vontade, manifestarei a tua presença. Serve-te de mim, Senhor!», acionareis a grande lei do equilíbrio e todo um mecanismo se porá em movimento. A Alma Universal, no seio da qual se movem todas as criaturas, abrir-se-á e derramará em vós as suas bênçãos. Deus é o Senhor de todas as riquezas. No ato de se dar a Ele, é o gesto que conta. Só aquele que se põe inteiramente ao serviço do Espírito recebe tudo d’Ele.




Omraam Mikhaël Aïvanhov




Fonte: www.prosveta.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

22 DE JANEIRO 2014 - ORAÇÕES DIÁRIAS


terça-feira, 21 de janeiro de 2014

EM BUSCA DA PAZ

Cada indivíduo, cada família, cada sociedade e cada nação buscam a paz em todas as formas possíveis. As pessoas estão eternamente em busca da felicidade. Mas o que é a felicidade que procuram? É felicidade mundana e prazeres transitórios? Estes não podem conferir verdadeira felicidade. Somente felicidade espiritual pode oferecer a verdadeira felicidade. Por que as pessoas perderam a felicidade? É porque estão aflitas pelos desejos insaciáveis. Estes desejos são a causa de várias doenças. É somente através da limitação aos desejos e, assim, da eliminação das doenças delas decorrentes que se pode assegurar a paz. Cada pessoa deve esforçar-se em todos os sentidos para alcançar a paz como o objetivo mais desejável. Manifestações do Amor Divino! Não há maior felicidade que o contentamento (Santhosham). Não há penitência superior que a paz de espírito.




Sathya Sai Baba




Fonte: www.sathyasai.org.br/
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

21 DE JANEIRO 2014 - ORAÇÕES DIÁRIAS


segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

11º TRABALHO DE HÉRCULES (A LIMPEZA DOS ESTÁBULOS DO REI AUGIAS) - AQUÁRIO: FLUXO DE VIDA E AMOR

O trabalho de Hércules relacionado ao signo de Aquário é a limpeza dos estábulos do rei Augias. Aquário é um signo de circulação e distribuição de ideias e energias. Este trabalho representa o serviço de restaurar o fluxo natural da vida e do amor em meio à humanidade.

O rei Augias possuía um vasto rebanho, mas nunca cuidava da limpeza de seus estábulos. Os dejetos se acumularam por muitos e muitos anos, de modo que o fedor e a pestilência contaminavam todo o reino. A tarefa de Hércules era limpar toda essa sujeira.

Quando chegou ao reino de Augias, Hércules se sentou entre dois rios que passavam por ali e meditou sobre o problema. Uma ideia lhe veio à mente. Então ele derrubou as paredes que cercavam os estábulos. Depois desviou o curso dos dois rios para que as suas águas passassem através das estrebarias. Assim, a necessária limpeza aconteceu naturalmente.

O rebanho do mito representa o conjunto das mentes e corações de toda a humanidade. A sujeira acumulada representa os pensamentos e emoções nocivos que a humanidade vem gerando ao longo dos tempos. Ao pensar, sentir, desejar, falar, estamos lançando no ambiente os nossos pensamentos e emoções, frequentemente poluindo a atmosfera mental e psíquica do planeta com nosso medo, raiva, ganância, apego, tristeza, etc. Como resultado, uma nuvem escura de energias mentais e emocionais envolve a Terra inteira, atrapalhando o desenvolvimento natural das pessoas, impedindo de perceber a beleza e a alegria da vida, e contagiando muitos  com desejos egoístas e materialistas. Mas como resolver uma situação tremenda como esta?

O primeiro ato de Hércules foi meditar, para poder compreender a natureza do problema e então descobrir uma real solução. Mas frequentemente contrapomos meditação e ação, e tendemos a considerar que meditação é passividade e perda de tempo e que a ação concreta é a única maneira de produzir mudanças. Poderíamos compreender que a verdadeira meditação é uma ação interna, que é causa da ação criativa externa. Em meio à atual situação crítica da humanidade, não temos tempo a perder com tantas ações irrefletidas e precipitadas. É imprescindível meditar, para podermos compreender o que e como fazer.

Tendo compreendido, Hércules iniciou pela derrubada das paredes, porque a raiz do problema está nas divisões que erigimos entre nós. Deixamo-nos enganar pelas diferenças na aparência e nos consideramos como separados uns dos outros. Falamos em termos de uma classe social e outra, uma etnia e outra, uma ideologia e outra, uma religião e outra, e perdemos de vista a humanidade una. O primeiro passo necessário é desfazer todo senso de separatividade. Devemos compreender que somos todos uma só família humana.

Os dois rios do mito representam as duas correntes de energia que animam cada pessoa: a energia da vida (ancorada no coração) e a energia da consciência (ancorada no cérebro). Hércules não tentou varrer ou limpar a sujeira, ou seja, ele não ficou focado em atividades. Ele simplesmente deixou que as energias de vida e de consciência ou amor fluíssem livremente entre ele e os demais. Quando tais energias fluem desobstruídas e por canais adequados, a harmonia e a beleza naturalmente são restauradas. Assim é o serviço. Não se trata de lutar contra o que está ruim, mas de promover o fluxo do bem. Não é tanto um fazer, mas principalmente ser e amar. E também não nega a ação, mas ao contrário: qualifica-a. A questão é: qual é a consciência e a qualidade de energia de coloco em cada coisa que faço?






Ricardo A. Georgini
ricardogeorgini@yahoo.com.br




Fonte do Texto e da Gravura: 
LOGOS - Grupo de Investigação em Astrologia Esotérica
http://logosastrologiaesotericaport.blogspot.com.br/2012_02_01_archive.html

AQUÁRIO, A REALIDADE DO GRUPO UNO


O período regido subjetivamente por Aquário, e em particular o plenilúnio, nos traz à consciência uma certeza, e é que todos formamos parte de um grupo. Assim como Leão brinda a noção e o sentido de se pertencer a um centro, Aquário permite a fluidez na direção do similar, de coração a coração, horizontalmente.

A energia de Aquário, por meio do seu regente esotérico, Júpiter, estimula potentemente o centro cardíaco e nos abre a consciência para a própria natureza do grupal, do qual os grupos esotéricos são parte importante.

Um grupo esotérico não é um mero agrupamento de indivíduos com interesses comuns e mente potente, é, em sua raiz, uma realidade vivente que emana do coração, que deste mesmo centro se alimenta e inunda com sua Presença cada uma das atividades do discípulo, que assim encarna o Plano em sua totalidade e desempenha uma parte, tornando-se literalmente o Amor em ação nos três mundos.

Normalmente essa função expressiva de Aquário como agente do Plano é simbolizada na Aqua Vitae. A água da vida é uma fonte de eterna juventude e renovação que se encontra ao alcance de todo servidor sincero; para ter acesso à mesma, cabe não se esforçar por obtê-la, mas tomar consciência de que no centro do nosso ser existe um manancial repleto de Vida, que constitui o fundamento oculto do ato de verter a água, tão próprio do signo. Todos somos chamados a distribuir essa água.

Distribuir e partilhar é a essência da mensagem aquariana e a nota-chave da energia que, segundo se diz, encarnará o Instrutor do Mundo quando (em breve) reaparecer na Terra. A influência de Urano, planeta de 7º raio e regente de Aquário nos três mundos, está levando este princípio a uma expressão física, e sem dúvida uma de suas manifestações mais claras é a Internet.

Mas também se pode entender o distribuir e partilhar em um sentido mais direto, como um “compartir sem compartir”. Quando a consciência cede, impotente, para dar lugar à Vida, quando o Amor é absorvido pela Vontade, acede-se a uma nova dimensão, a um ponto de confluência do qual começa-se a perceber, e já não só a conhecer conceitualmente, que o Portador de Água, o cântaro e a água são Uno, que na realidade nada (e tudo) há para compartir quando é o Uno que se realiza a si mesmo; ao mesmo tempo existe a noção de dualidade e a irradiação se apresenta como a forma primordial de serviço.

A verdadeira energia Una demanda que a consciência se esgote a si mesma, se revele como insuficiente e clame pela assistência de um fator mais: a Vida. Quando Vida e consciência se conhecem como Uno, os dois grandes rios podem ser combinados, e o fluxo resultante remove todas as limitações da forma, realizando a simbólica limpeza dos estábulos de Áugias, segundo relato contido em Os Trabalhos de Hércules.

Esta força irresistível é a força de Shamballa, a força que submerge continentes e forja raças inteiras. A humanidade é capaz de invocar esta energia sob a forma de fogo elétrico puro, mediante a consciência grupalmente enfocada no plano átmico, e sua correta utilização será a nota distintiva da Era de Aquário, para o qual a terceira fase da revelação da Sabedoria Eterna será preparatória. É a força que liberará a humanidade e abrirá as portas à sua dimensão cósmica.

Observando a atualidade, seria possível dizer que no Egito a energia de Shamballa levou o triunfo da liberdade ao plano físico, impulsionando a alma deste grande país (onde funcionará a mais elevada das Escolas de Mistérios) a um renovado ciclo de atividade.

O tempo dirá se o que se trata ali é um evento isolado ou uma série de impactos grupalmente invocados e dirigidos sob um propósito unificado e definido…

Em todo caso, Aquário é sempre um bom período para vivenciar essa grande realidade que é o grupo, em cujo centro reside a essência do que o Portador de Água distribui, que reside na própria Vida.





Martín Dieser





Fonte do Texto e da Gravura: 
LOGOS - Grupo de Investigação em Astrologia Esotérica
http://logosastrologiaesotericaport.blogspot.com.br/2011/02/aquario-realidade-do-grupo-uno.html

AQUÁRIO: SERVIR A HUMANIDADE


O signo de Aquário promove a expansão da consciência do individual para o coletivo. Suas notas-chave são serviço universalismo. É o signo que regerá a nova era na qual estamos entrando, por isto é especialmente importante compreender as suas qualidades e influências.

Todos os seres são partes de um todo maior. Neste todo, cada ser desempenha um papel único e vital. Mas nós, seres humanos, prestamos atenção não ao todo maior, e sim a nós mesmos, como indivíduos. O signo oposto complementar a Aquário, Leão, representa este autocentramento e o desenvolvimento da autoconsciência. É uma base indispensável e o ponto de partida para toda a ampliação. À medida que o ponto de consciência individual é fortalecido e estabilizado, podemos prosseguir com a sua expansão para uma esfera de consciência cada vez maior: um grupo, uma nação, a humanidade, o planeta... Esta ampliação é estimulada pela energia de Aquário.

Quando um indivíduo compreende a maneira como a sua vida integra um todo maior, ele descobre qual é a sua função neste todo e pode passar a desempenhá-la conscientemente. A isto chamamos serviço. Muitas vezes, o ideal do serviço tem sido interpretado de modo superficial, como se fosse simplesmente ajudar os outros. É algo mais amplo e mais profundo do que isto. O serviço é uma expressão de consciência. Significa que o indivíduo alcançou a visão de um propósito maior — o propósito do todo, seja um grupo, uma nação ou a humanidade — e então se coloca a serviço deste propósito, procurando participar inteligentemente de sua realização.

Aquário não só incentiva ao serviço, mas incentiva a servir em grupo. Contudo, não se trata de meramente filiar-se a alguma organização. De novo, é uma questão de consciência. Sempre que um indivíduo se aproxima de sua própria essência, ele se aproxima também de seus semelhantes. E quando o indivíduo verdadeiramente encontra a si mesmo, ele também encontra o seu grupo — aqueles que pensam como ele, aspiram como ele e servem como ele. Os grupos aquarianos reúnem-se em torno de ideias e ideais comuns, e não por afinidades pessoais. Existem para servir um propósito maior e cumprir uma função dentro da humanidade.

Estamos vivendo um longo período de transição entre a antiga Era de Peixes e a nova Era de Aquário. E podemos esperar pelo surgimento cada vez maior de grupos com inclinação aquariana, provocando grandes transformações na cultura e na civilização humanas. Estes grupos estão trabalhando para promover a cooperação entre as nações, a aproximação e o reconhecimento mútuo entre as religiões, a circulação e a distribuição dos recursos econômicos e a integração entre os diferentes povos e culturas. A influência de Aquário gradualmente dissolverá o exclusivismo e o separatismo, e viremos a compreender que somos todos uma só família humana.

Anualmente, no mês de Aquário, somos convidados a servir a humanidade, participando inteligentemente da construção da nova cultura e civilização aquarianas.




Ricardo A. Georgini
ricardogeorgini@yahoo.com.br



Fonte do Texto e da Gravura: 
LOGOS - Grupo de Investigação em Astrologia Esotérica
http://logosastrologiaesotericaport.blogspot.com.br/2011/01/aquario-servir-humanidade.html

AQUÁRIO, A CONSCIÊNCIA GRUPAL E O APARECIMENTO DO INSTRUTOR DO MUNDO


O período regido pelo signo de Aquário tem uma conotação grupal, porque graças ao funcionamento combinado dos seus raios e regentes, abrimos nosso coração àqueles que nos rodeiam e ampliamos a esfera da consciência individual, transformando-a em percepção humanitária.

Afirma-se que o signo distribui energia de Quinto Raio, e a mesma é fusionada com as forças da Lua, Júpiter e Urano, regentes hierárquico, esotérico e exotérico, respectivamente. Todos estes planetas confluem para um mesmo fim, que é complementar a consciência individual desenvolvida em seu signo oposto, Leão, e descobrir espaços de inter-relação com os demais, na medida que o amor se desenvolva e o Propósito surja dentro de nós.

Dado nosso nível de evolução como humanidade, é possível dizer que esses novos espaços são abertos através da ação do regente esotérico, Júpiter, planeta de 2º raio. Em outras palavras, a consciência grupal é a expressão do coração, a exteriorização nos três mundos de algo de que antes éramos conscientes apenas internamente. É um estado primeiro de afeto, depois de atenção e mais adiante de compreensão sintética. Todos vão aos poucos ficando sob o umbral da consciência, a um ponto tal que, em certo estágio, é difícil recordar o “cerrado” do egoísmo. É válido e rege sobretudo as pequenas coisas, e vai se ampliando a todos os âmbitos do viver diário, à medida que o serviço prossegue e aflui energia liberadora dos planos superiores.

Isso nos leva ao tema da fonte da consciência grupal: a frase que explica a dinâmica do signo em nível material é “que reja o desejo na forma”. Em nível espiritual, porém, a alma diz “sou a água da vida e fluo para os homens sedentos”. O Quinto Raio, mental por natureza, nos sugere em Aquário que o verdadeiro amor é o da alma e que esta se encontra ancorada no plano mental, o quinto.
Sugere, também, que o ponto de encontro por excelência da consciência grupal está no plano mental, onde devem se fundir mente e coração e ambos se tornar as portas do plano búdico. Como diria Vicente Beltrán Anglada, “amar com a mente e pensar com o coração”. Isso nos dá uma pauta acerca da fusão entre a forma e a consciência e a crescente expressão da alma junto ao ser humano conscientemente ativo, que extrai sua inspiração e libera todo o seu poder da compreensão de que o seu coração e o dos seus irmãos são um.

Esse processo de exteriorização na consciência diurna também se dá massivamente e implica em uma grande oportunidade, já que o físico é o último plano e a partir dali é possível a síntese com o superior em um todo mais radiante. Daí que na literatura esotérica se fale também que nesta Era de Aquário será possível a invocação do Avatar da Síntese, que vem prover a necessidade da humanidade e encerrar em um círculo mais abrangente a evolução em todos os reinos do planeta. Esta energia de síntese só pode ser invocada com o coração, porque é o selo que põe fim à compreensão do Plano, e todo contato com a Hierarquia está regido naturalmente pelo amor, o princípio relacionador entre a matéria e o espírito.

Nesta linha, o vínculo em Aquário entre Urano (7º raio) e Júpiter (2º raio) nos fala do processo de Exteriorização da Hierarquia. Se levarmos em conta que Aquário sempre tenderá a incluir a consciência individual em um grupo, vemos como em um nível básico essa energia se expressa como corretas relações humanas (7º raio, o das relações), e dado que referido signo regerá macrocosmicamente durante os próximos 2000 anos, divisa-se uma especial oportunidade de desenvolvimento para o planeta, através dos fios de luz que vão se estendendo e à medida que vão chegando a zonas mais afastadas da vivência humana invocarão ainda mais inclusividade e síntese. Isto representa uma grande oportunidade de acelerar o desenvolvimento evolutivo e de participar mais conscientemente nele. A Lua, velando Urano, nos fala do Propósito oculto subjacente do amor encarnado pela Hierarquia.

Se aplicamos a analogia, vemos que assim como cada ser humano individual está carmicamente ligado a um alma que o inspira, também a humanidade em seu conjunto é guiada por um Instrutor amoroso, que ciclicamente nos transmite novos ensinamentos sobre o processo evolutivo que temos pela frente e nos acompanha em seu desenvolvimento. Isto é especialmente aplicável na Era de Aquário, porque neste ciclo a energia da alma chega ao plano físico.

Segundo o Tibetano, a entrada na Era de Aquário virá acompanhada pelo retorno ao plano físico desse Instrutor: Cristo, ou Iman Mahdi, ou Messias, Maitreya, Krishna ou como o denominem as distintas religiões. Cabe destacar que recentemente a organização Share International fez um anúncio sobre Seu retorno, o que merece muita reflexão e respeito, e pelo menos nos fala de indícios claros (astrais, mentais ou intuitivos) acerca da continuidade do processo de exteriorização da Hierarquia, ou seja, o nascimento do Cristo interno no coração. Que esse dia chegue para a humanidade o quanto antes possível é o anseio e compromisso de todas as pessoas espirituais; Aquário nos facilitará dar um passo a mais nessa direção.




Fonte do Texto e das Gravuras:
LOGOS - Grupo de Investigação em Astrologia Esotérica
http://logosastrologiaesotericaport.blogspot.com.br/2010/01/aquario-consciencia-grupal-e-o.html

20 DE JANEIRO 2014 - ORAÇÕES DIÁRIAS


domingo, 19 de janeiro de 2014

RAJA YOGA - MEDITAÇÃO

Pensamentos levam a ações que por sua vez criam hábitos que determinam nossos próximos pensamentos. Esse é um ciclo interminável. Se a água que chega na torneira é a mente consciente, então a água da tubulação é a mente subconsciente e a água da caixa-d’água é a mente inconsciente. Se estamos descontentes com a qualidade da água, precisamos limpar a caixa d’água ao invés de simplesmente instalar um filtro na torneira. Para haver mudança verdadeira precisamos encontrar uma maneira de alcançar nossa mente inconsciente enquanto estamos despertos. O caminho é a meditação Raja Yoga.

Na meditação, sentamos em quietude e observamos nosso mundo interior. Primeiro olhamos nossos pensamentos como um observador desapegado. Então julgamos a qualidade e utilidade deles, se são benéficos ou se conduzem ao crescimento e harmonia, se devem ser reconhecidos ou descartados. Nesse momento, é preciso ter uma interação pessoal com a mente, convencê-la com lógica e então, gentilmente, não forçosamente, guiá-la para a criação de pensamentos na direção que queremos.

A mente é realmente um campo de batalha que tenta nos dissuadir a fazer o trabalho dela. Mas precisamos estar atentos e intervir toda vez que for necessário. Repetir o pensamento desejado e trazê-lo para a ação de forma que um novo hábito seja criado. A boa notícia sobre a mente é que ela é uma criança obediente diante de um mestre amoroso. Com um pouco de esforço os pensamentos desejados começam a surgir automaticamente e desencadeiam a mudança desejada na ação através de um processo natural de dentro para fora.

A meditação Raja Yoga não é um processo de esvaziar a mente de pensamentos. Nela eu uso o poder natural da alma - o poder de criar pensamentos - como um ponto de decolagem (ou como um trampolim) para finalmente experimentar a consciência do verdadeiro eu. Nessa modalidade de meditação, eu subo uma escada de pensamentos bem-preparados, positivos e espirituais e, eventualmente, eu vou além da escada em direção à pura experiência de quem realmente sou. Refletir sobre estes pensamentos puros e reais pode ocupar a alma por longos períodos de tempo.




Brahma Kumaris




Fonte: ww.bkumaris.org.br
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

19 DE JANEIRO 2014 - ORAÇÕES DIÁRIAS


sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

A VERDADEIRA EDUCAÇÃO NOS TORNA DIVINOS

A verdadeira educação o tornará divino. Educação não é o mero conhecimento de palavras; ela deveria ampliar a mente. A mera aquisição de títulos é sem valor. O caráter é mais importante e pode ser desenvolvido apenas trilhando o caminho espiritual. De que serve uma educação que não promove boas qualidades? Juntamente com a formação acadêmica você deve adquirir sabedoria e um senso de certo e errado. Conhecimento sem sabedoria, erudição sem determinação, música sem melodia, aprendizado sem humildade, uma sociedade sem disciplina, amizade sem gratidão, e fala sem verdade - todos estes são totalmente inúteis. Por isso, todos devem procurar seguir o caminho correto. Não é a grandeza que importa, mas a bondade. Faça uso adequado de sua educação para o bem da sociedade.




Sathya Sai Baba




Fonte: http://www.sathyasai.org.br/
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

17 DE JANEIRO 2014 - ORAÇÕES DIÁRIAS


quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

CONSTÂNCIA - DESAPEGO - CONTENTAMENTO

Para ser uma rocha para os outros eu preciso permanecer num terreno sólido. Saber quem sou e com que posso contar para então dar a eles. Eu só desenvolvo esse tipo de consciência quando tenho a disciplina de recarregar minhas baterias espirituais todos os dias. As primeiras horas matinais são os momentos mais poderosos para obter paz e amor de Deus na meditação. Assim posso caminhar durante o dia com um estoque de sabedoria e com a garantia de que estarei presente na hora que eles precisarem de mim.

Libertar-se do apego significa ficar livre do pensamento de que isso ou aquilo deveria acontecer. É simplesmente deixar o hábito de ver as coisas apenas a partir da nossa ótica e dos nossos próprios interesses. Somente quando somos desapegados das nossas ideias podemos ficar receptivos às ideias dos outros. Ser desapegado é aceitar a realidade tal como ela é e aproveitar as oportunidades da vida sem oferecer resistência às mudanças nos outros e nas circunstâncias. E, ainda assim, sermos capazes de assumir nossas responsabilidades com os outros e com a sociedade.

O contentamento é a mais linda melodia que pode surgir do nosso coração. Como um verdadeiro cartão de apresentação, o contentamento revela a qualidade dos nossos pensamentos e intenções. A honestidade e a verdade estão sempre presentes nas ações de pessoas contentes. Pessoas assim são corajosas e destemidas nos seus relacionamentos. Elas tornam-se joias vitoriosas e encorajam outros a progredirem através do seu exemplo. Mesmo diante do maior obstáculo, quando a fé está associada ao contentamento, uma natureza fácil é criada e tudo é superado naturalmente.




Brahma Kumaris




Fonte: www.bkumaris.org.br
Fonte da Gravura: www.imageafter.com

MORAL E LIBERDADE

A moralidade, ensinada através de regras, é extremamente poderosa e valiosa no desenvolvimento da prática. Vale lembrar que, como todas as técnicas de meditação, ela é meramente uma ferramenta para possibilitar, eventualmente, a chegada àquele lugar de não-egoísmo, onde a moralidade e a sabedoria fluem naturalmente.

No Ocidente, há um mito de que a liberdade significa livre expressão — que perseguir todos os desejos, onde quer que eles levem, é a verdadeira liberdade. Na verdade, como já servimos à mente, é possível ver que perseguir todos os desejos, atrações e aversões realmente não é liberdade, mas é um tipo de amarra.

Uma mente preenchida com desejos e apegos inevitavelmente causa grande sofrimento. A liberdade não é alcançada através da possibilidade de executarmos certas ações externas. A verdadeira liberdade é um estado interno. Uma vez atingido, nenhuma situação no mundo pode amarrar ou limitar a liberdade. É nesse contexto que devemos entender os preceitos e regras morais.




Jack Kornfield, em “Living Dharma”




Fonte: http://darma.info/trechos/2007/11/moral-e-liberdade/
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

TOME CONSCIÊNCIA DO ÊXTASE

A mente em geral está consciente da dor, mas nunca do êxtase. Se você tem dor de cabeça, está consciente dela. Se não tem dor de cabeça, não se dá conta do bem-estar. Quando o corpo dói, fica consciente dele, mas, quando o corpo está perfeitamente saudável, você não tem consciência da sua saúde.

Essa é a causa básica que faz com que você se sinta tão infeliz: toda a nossa consciência está concentrada na dor. Nós só contamos os espinhos - nunca olhamos para as flores. De algum modo, escolhemos os espinhos e ignoramos as flores. Por uma razão biológica, a natureza fez com que você tivesse consciência da dor para poder evitá-la. De outro modo, sua mão podia ser queimada sem que notasse, seria difícil sobreviver. A natureza, no entanto, não tem qualquer sistema para deixá-lo consciente do prazer, da alegria, da bem-aventurança. Isso tem que ser aprendido, tem que ser praticado. Trata-se de uma arte.

Deste momento em diante, procure ficar consciente das coisas que não são naturais. Por exemplo, seu corpo está saudável: sente-se silenciosamente e tome consciência dele. Sinta o bem-estar. Não há nada de errado com você - aproveite! Faça um esforço deliberado para ter percepção disso. Você se alimentou bem e o seu corpo está satisfeito, saciado: tome consciência disso.

Quando você está com fome, a natureza o deixa consciente disso, mas não tem um sistema para deixá-lo consciente quando está saciado, é algo que tem de ser desenvolvido. A natureza precisa aprimorar essa capacidade porque a sobrevivência é tudo o que tem em vista - qualquer coisa além disso é luxo. A felicidade é um luxo, o maior luxo que existe.

Observo que é isso que faz com que as pessoas sejam tão infelizes - na verdade, não são tão infelizes quanto parecem. Têm muitos momentos de grande alegria, mas esses momentos passam em branco, pois elas nunca tomam consciência deles. A memória das pessoas está sempre cheia de dor e de feridas. A mente, sempre cheia de pesadelos. Num período de 24 horas acontecem milhares de coisas pelas quais você daria graças a Deus, mas sequer se dá conta delas!

Você precisa começar a fazer isso a partir de agora. Ficará surpreso ao ver que a alegria aumentará dia após dia, enquanto a dor e a tristeza diminuirão proporcionalmente, até chegar o dia em que a vida será quase uma celebração. A dor só surgirá de vez em quando e fará parte do jogo. Você não ficará abalado nem perturbado, apenas aceitará.

Se você aprecia a sensação de saciedade que surge depois que come, sabe que a fome provoca uma leve dor... e isso é bom. Se teve uma boa noite de sono e pela manhã se sentiu vivo e revigorado, sabe que, se passar uma noite sem dormir, sentirá um leve mal-estar, mas isso também faz parte do jogo.

Sei por experiência própria que a vida consiste em 99% de alegria e 1% de dor. Contudo, a vida das pessoas consiste em 99% de dor e 1% de alegria - está tudo invertido.

Fique cada vez mais consciente do prazer, da felicidade, do positivo, das flores, dos pequenos raios de sol em meio às nuvens negras.



Osho, em "Corpo e Mente em Equilíbrio"





Fonte: http://www.palavrasdeosho.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

16 DE JANEIRO 2014 - ORAÇÕES DIÁRIAS


quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

ALÉM DO TEMPO

A mente condicionada, certamente, é incapaz de descobrir o que está além do tempo. Ou seja, senhores, a mente como a conhecemos é condicionada pelo passado. O passado, movimentando-se pelo presente para o futuro, condiciona a mente; e esta mente condicionada, estando em conflito, com problema, sendo medrosa, insegura, busca alguma coisa fora das fronteiras do tempo. É isso que todos fazemos de várias formas, não é? Mas como pode uma mente que é o resultado do tempo encontrar aquilo que é eterno? A morada de suas crenças, de suas propriedades, de seus apegos e das formas de pensar reconfortantes está sendo constantemente derrubada. Mas a mente continua buscando segurança, então há um conflito entre o que você quer e o que o processo da vida exige de você. É isso que está acontecendo com cada um de nós. Não sei se este problema interessa de fato a vocês. A existência diária, com todos os seus problemas, parece ser suficiente para a maioria de nós. Nossa única preocupação é encontrar uma resposta imediata para nossos vários problemas. Mas cedo ou tarde descobre-se que as respostas imediatas não são satisfatórias porque nenhum problema tem uma resposta apartada do problema em si. Mas se eu puder compreender o problema, todas as suas complexidades, então o problema não existe mais.




J. Krishnamurti




Fonte: The Book of Life
www.jkrishnamurti.org/pt
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

SENSO DE UNIDADE

Assim como uma criança tem o direito de desfrutar do leite de sua mãe, não pode haver nenhuma objeção ao homem desfrutar dos recursos da natureza. Mas, como resultado dos desejos incontroláveis e da exploração irresponsável dos recursos naturais, a natureza está exibindo distúrbios assustadores. Calamidades naturais, como terremotos, erupções vulcânicas, secas e inundações são o resultado de distúrbios no equilíbrio da natureza causados por essa exploração imprudente. A humanidade hoje se parece como um homem insensato, que está brandindo o machado no galho de uma árvore sobre a qual ele está sentado. Você deve desenvolver um senso de unidade espiritual. A partir desse sentido de unidade, o amor crescerá. O homem de hoje não reconhece esse sentido de unidade. "Homem" não é o corpo apenas. Tem-se também a mente, o intelecto e o Espírito (Atma). Quando o equilíbrio entre estes componentes está em desordem, as pessoas mergulham em problemas. Por outro lado, quando há um equilíbrio, a verdadeira humanidade floresce.




Sathya Sai Baba




Fonte: www.sathyasai.org.br
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

15 DE JANEIRO 2014 - ORAÇÕES DIÁRIAS


terça-feira, 14 de janeiro de 2014

SENTIMENTOS PUROS - DRAMA - MUDANÇA

Paz é essencial na vida. No entanto não podemos encontrá-la externamente. Se mantivermos as coisas externas dentro de nós, não conseguiremos nos sentir pacíficos. Paz, felicidade e amor são essenciais. E pureza é a mãe da paz. Quando há paz interior há felicidade. Então haverá o sentimento de amor. Felicidade é um tesouro que nutre a alma. Felicidade, paz e amor são experiências internas. Agora precisamos purificar nossos sentimentos. Quando há verdade e confiança os sentimentos se tornam puros. É hora de criar sentimentos puros internamente com base na verdade, no amor e na confiança.

Tudo é bom e tudo será bom. Ao dizer que tudo é bom, você também se tornará bom, cada cena do drama será boa e o drama será bom. Isso acontece porque quando você está se tornando bom, suas vibrações mudam qualquer cena, mesmo a mais negativa em positiva. Você tem tanto poder, simplesmente use-o. Você tem muitos poderes, ao usá-los na hora certa você terá experiências muito boas. E quais são os poderes? Introversão, aceitação, tolerância, discernimento, julgamento, coragem, cooperação etc.

Agora é hora de mudança, tudo está chegando a um clímax. O fim da corrupção está perto. Temos que criar um mundo de verdade e amor. Cada um tem seu papel. Se comparo ou critico, perco tempo porque não posso mudar o papel dos outros. Então tenha pensamentos positivos para si. Contemple o que é bom. Vá para um estado de meditação. Mantenha as qualidades originais da alma (pureza, paz, amor, verdade, felicidade) na mente. Pense nas qualidades do Pai e não se preocupe.





Brahma Kumaris





Fonte: www.bkumaris.org.br
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

14 DE JANEIRO 2014 - ORAÇÕES DIÁRIAS


domingo, 12 de janeiro de 2014

CONVITES À RESIGNAÇÃO

"... Para que a tua fé não desfaleça..." (Lucas: capítulo 22º, versículo 32)

Enquanto debandam das lides enobrecedoras, trabalhadores que te pareciam exemplo de estoicismo, sentes o coração dilacerar-se e tens a impressão de que não suportarás os rudes embates que se sucedem, contínuos...

À medida que o entusiasmo diminui e a realidade das tarefas apresenta as legítimas dimensões do empreendimento espiritual, consignas a presença do desânimo...

Afinal, refletes, estão escassos os líderes autênticos, aos teus olhos, enquanto a confusão aumenta e a face do cepticismo gargalha vitoriosa..

Tudo te parece sombrio com perspectivas ainda mais tristes.

Não descoroçoes (desanimes), porém.

Não tomes como modelo para meditação os exemplos dos maus exemplos.

Malgrado as dificuldades aparentes, a vitória do bem e do amor é óbvia, não dando margem a controvérsia.

Ocorre que, apesar de conheceres a doutrina das vidas sucessivas, por hábito deficiente de educação religiosa negativa, refletes como se o túmulo significasse o fim ou se a reencarnação não fosse realidade inconteste.

Coordena melhor a atividade mental, reconsiderando os programas traçados interiormente.

Encetada a jornada do bem, haja o que haja, insiste e persevera.

Não desfaleças na fé.

Resigna-te por hoje, recordando que amanhã tudo se modificará.

Se estiveres sob o jugo de dores e padecimentos, ingratidões e perseguições injustos, serão injustos somente na aparência, pois que procedem do teu ontem, em regime de cobrança, para melhor estabilidade do teu amanhã.

Submete-te, portanto, paciente, resignadamente às situações atuais, e, insistindo nos bons propósitos, construirás o porvir de bênçãos que agora ainda não podes fruir.



Divaldo Pereira Franco / Joanna de Ângelis




Fonte: do livro "Convites da Vida", LEAL. Cap. 51
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

ENCONTRANDO O REAL VALOR

Quando a vida está frenética e estamos rodeados por um monte de pessoas, é fácil se aborrecer com coisas pequenas que os outros dizem e fazem.

Nesses momentos precisamos parar e nos fazer a seguinte pergunta: “Será que o problema está realmente nas pessoas ao meu redor? Ou será que no espaço em que me encontro é que existe negatividade?”

Existe uma história que adoro contar sobre o Rei David. Um dia em que ele estava indo para uma batalha, um homem que estava à margem da estrada começou a xingá-lo. Ao invés de revidar, David respondeu: “Se ele está me xingando, realmente eu mereço ser xingado.”

Quando as coisas acontecem à nossa volta, 90% do tempo pensamos primeiro com nosso ego: por que essa pessoa está me ferindo? Mas quando fazemos isso, nos separamos daquela pessoa.

Agora suponha que podemos virar esse mesmo conceito ao contrário e perguntar: por que isto está no meu filme? O que tenho que aprender com isso? Então, seremos capazes de extrair o valor real da situação.

Lembre-se também de que os ensinamentos da vida não acontecem apenas no âmbito maior das nossas existências; eles acontecem através das pequenas ocorrências, que geralmente deixamos de perceber.




Karen Berg




Fonte: Centro de Cabala
www.kabbalah.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

12 DE JANEIRO 2014 - ORAÇÕES DIÁRIAS


sábado, 11 de janeiro de 2014

UNIDADE DE MENTE E CORAÇÃO

Treinar o intelecto não resulta em inteligência. Ao contrário, a inteligência surge quando a pessoa age em perfeita harmonia tanto intelectualmente como emocionalmente. Há uma vasta diferença entre intelecto e inteligência. Intelecto é meramente pensamento funcionando independente da emoção. Quando o intelecto, sem consideração da emoção, é treinado em alguma direção particular, a pessoa pode ter grande intelecto, mas não deve ter inteligência, porque na inteligência existe a capacidade inerente de sentir assim como de raciocinar; na inteligência as duas capacidades estão igualmente presentes, intensa e harmoniosamente. Hoje a educação moderna desenvolve o intelecto, oferecendo mais e mais explicações da vida, mais e mais teorias, sem a harmoniosa qualidade da afeição. Assim, desenvolvemos mentes astuciosas para fugir do conflito; por isso ficamos satisfeitos com explicações que cientistas e filósofos nos apresentam. A mente, o intelecto, fica satisfeito com estas inumeráveis explanações, mas a inteligência não existe, pois para compreender deve haver a completa unidade de mente e coração em ação.




J. Krishnamurti




Fonte: The Book of Life
www.jkrishnamurti.org/pt
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

11 DE JANEIRO 2014 - ORAÇÕES DIÁRIAS


sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

ANSIANDO PELO INCOMPREENSÍVEL

Você quer que eu lhe diga o que a realidade é. Pode o indescritível ser colocado em palavras? Você pode medir uma coisa imensurável? Pode manter na mão o vento? Se o fizer, isso é o vento? Se você mede aquilo que é imensurável, isso é o real? Se você formula, isto é o real? Certamente não, porque no momento em que você descreve uma coisa que é indescritível, ela deixa de ser o real. No momento em que você traduz o incompreensível em conhecido, ele deixa de ser incompreensível. No entanto é isto que ansiamos. O tempo todo queremos saber, porque assim seremos capazes de continuar, seremos capazes, nós achamos, de capturar a felicidade derradeira, a permanência. Queremos saber porque não somos felizes, porque lutamos miseravelmente, porque estamos desgastados, degradados. E em vez de percebermos o fato simples – que estamos degradados, que somos estúpidos, cansativos, conflituosos – queremos sair do que é conhecido para o desconhecido, que se torna outra vez o conhecido e, portanto, nunca podemos encontrar o real.




J. Krishnamurti




Fonte: The Book of Life
www.jkrishnamurti.org/pt
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

LEVEZA - MUDANÇA ATRAVÉS DO AMOR - ESPERANÇA

Leveza vem quando você é flexível. Então procure se ajustar rapidamente e isso o ajudará a ficar leve. Apenas faça o que a situação pede e tenha um pouco de tolerância aqui e ali. Use todo o poder necessário para manter-se leve. Diga o mínimo e, ainda assim, diga tudo que precisa ser dito. Quando pensamos muito perdemos clareza, perdemos energia e ficamos pesados. Pensamentos extras são uma carga. Aplique um ponto final no que aconteceu, siga em frente e não se deixe bloquear por nada.

A única maneira de mudar os outros é tratá-los com amor. Quando você tem amor por eles, naturalmente você desejará o melhor para eles. Então, seu desejo de mudá-los será para o bem deles e não para o seu próprio bem. Quando isso acontece, eles respondem rapidamente por seu amor não egoísta e você os verá mudando. Pense em uma pessoa que você gostaria que mudasse. Antes de pensar em mudá-la deixe que haja amor por ela em sua mente. Certifique-se de que a mudança que você quer ver nela é exclusivamente para o bem dela, sem outras intenções. Teste esse método e veja a mágica acontecer.

Diante de mudanças súbitas e situações caóticas, a esperança é nosso colete salva-vidas que ajuda a nos manter à tona. Sem esperança, esperamos o pior, a visão fica turva, a mente se enche de perguntas, o medo nos impede de decidir com clareza e agir com determinação. Viver com esperança nos mantém despertos, nos deixa abertos às oportunidades que a vida oferece. Superamos o medo e esperamos o melhor. Com esperança nossas forças se unem a fim de lidar com as dificuldades. Mantemos a visão de que tudo vai melhorar e que as coisas vão funcionar trazendo benefícios a todos. A esperança nos ajuda a manter vivo o sentido da nossa vida.




Brahma Kumaris




Fonte: www.bkumaris.org.br
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

10 DE JANEIRO 2014 - ORAÇÕES DIÁRIAS


quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

YOGA E FELICIDADE

No mundo material, todos vivem tentando obter alguma felicidade material, mas, assim que obtemos alguma felicidade material, ela também vem acompanhada de aflição material. No mundo material não se pode ter felicidade não adulterada. Qualquer espécie de felicidade que se tenha também se contamina pela aflição...

Na Bhagavad Gita... se menciona que devemos tentar ser tolerantes e não nos deixar perturbar pela felicidade ou aflição material...

Neste mundo material a tentativa de minimizar o sofrimento e aumentar ao máximo a felicidade é chamada de luta pela existência...

Na verdade, tanto a felicidade quanto o sofrimento são ilusões...

Este mundo material é um mundo de dualidade, e não podemos compreender a felicidade sem a tristeza, nem a tristeza sem a felicidade. Portanto, este mundo é chamado de relativo.

A felicidade espiritual está acima dessas dualidades e essa felicidade espiritual é a perfeição da yoga. Yoga é a felicidade da alma, e a alma individual pode ser feliz quando está com a Superalma, a Alma Suprema...

As pessoas estão na escuridão e têm de ser iluminadas. Passamos do reino animal para a forma humana, e agora esta forma humana nos dá a oportunidade de sairmos do ciclo de nascimentos e mortes...

É dever primordial dos seres humanos conectar-se de novo com a Alma Suprema...

Yoga quer dizer transcender a infelicidade e a felicidade do corpo material...

Não devemos nos deixar cativar pela felicidade material nem nos perturbar pela infelicidade material. Elas são causas de cativeiro. Felicidade material não é verdadeira felicidade. É de fato infelicidade. Tentamos ser felizes obtendo dinheiro, mas dinheiro não é fácil de obter, e por isso temos de nos submeter a muitas perturbações. Entretanto, aceitamos estes problemas com a esperança de obter um pouco de falsa felicidade.

Se purificamos nossos sentidos, contudo, podemos alcançar a plataforma espiritual. Felicidade verdadeira consiste em ocupar os sentidos na Suprema Personalidade de Deus. Dessa maneira nossos sentidos se espiritualizam... Esta é a yoga...


(Texto adaptado)



A. C. B. Swami Prabhupada



Fonte: do livro "Ensinamentos do Senhor Kapila", de A. C. B. Swami Prabhupada
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal