segunda-feira, 22 de julho de 2013

A BUSCA DA VERDADE E O ABANDONO DAS ILUSÕES

Um dos primeiros e mais importantes obstáculos à busca da verdadeira sabedoria é "tamas", a rotina, que se manifesta mental e emocionalmente através do apego a certas "ideias de estimação". Este apego possui tamanha força que muitas vezes, por medo de enfrentar o desconhecido, até mesmo buscadores sinceros da sabedoria evitam sistematicamente encarar a verdade dos fatos. É por um sistema subconsciente de apegos e rejeições emocionais que a verdade é deixada de lado. Por isso encontramos esta severa constatação, em um famoso documento que relata a posição do grande "Chohan" frente ao movimento teosófico: 

"... A pomba branca da verdade dificilmente encontra um lugar onde possa descansar seus pés desprezados e exaustos." ("Cartas dos Mestres de Sabedoria", Ed. Teosófica, p. 18.)

Na realidade, a pomba da Verdade é a mesma pomba da Paz. Porque não pode haver paz separada da verdade, ou paz separada da justiça, ou da ética. A atual falta de harmonia no mundo é resultado de um forte déficit de ética e de veracidade. O movimento esotérico existe para ajudar a resolver esse problema, e não para aumentá-lo através de fantasias e manipulações, "religiosas" ou não.




Fonte: Boletim "O TEOSOFISTA", Julho de 2007.
http://www.filosofiaesoterica.com/ler.php?id=366 
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário