terça-feira, 30 de maio de 2023

MEDITAÇÃO E PURIFICAÇÃO DO CORAÇÃO


O rígido sectarismo de alguns líderes religiosos está levando muitos cristãos a encontrar uma expressão mais verdadeira dos ensinamentos de Jesus na antiga sabedoria contemplativa. Para muitos, vale a pena acreditar em uma doutrina, - mesmo quando se trata do inefável -, não só porque afirma ser verdadeira, mas porque nos ajuda a manter nossas crenças, além do mero "consumo". No entanto, nenhuma crença pode ser mantida com convicção, exceto a certeza da fé que vem com esperança e amor.

A certeza do fundamentalista deve ser banida e devemos permitir que a dúvida surja para que possamos questionar tudo. Nossa experiência dessa morte da certeza também leva à morte do desejo – o desejo egoísta de querer estar certo, estar seguro e ser melhor do que os outros. Essa morte representa nossa participação na Cruz. O renascimento do desejo que ela traz é o desejo transformado que brota de um coração puro na visão de Deus. Esse “desejo por Deus” não é como qualquer outro desejo que já sentimos. Como disse São João Clímaco “feliz é a pessoa cujo desejo por Deus se tornou a paixão de um amante por sua amada”. Nunca se esgota, nem nos leva a abusar dos outros para alcançá-lo. É, ao mesmo tempo, o desejo e a liberação do desejo tal como o experimentamos antes.

A meditação nos leva à purificação do coração e à morte do desejo. Assim como há um nascimento para cada morte, também a regeneração do desejo leva ao desejo de Deus. Não é o desejo de um objeto ou da própria satisfação. Mas é um desejo de felicidade: nunca poderíamos desejar ser infelizes. O desejo de Deus é o desejo de nossa felicidade cumprindo o mandato do amor. Este mandamento nos diz que o único desejo que nos fará verdadeira e profundamente felizes é o desejo da felicidade do próximo.


Trecho de “Dear Friends”, escrito por Laurence Freeman, OSB, no Boletim da Comunidade Mundial para a Meditação Cristã (inverno de 2000).


Transcrição de Carla Cooper



Fonte: WCCM Espanha - Comunidad Mundial para la Meditación Cristiana
http://wccm.es/
Traduzido por WCCM España e para o português por este blog.
Fonte da Gravura: https://pixabay.com/pt/photos/ioga-mar-aceno-medita%c3%a7%c3%a3o-zen-chan-3338691/

Nenhum comentário:

Postar um comentário