sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

O DESPERTAR DO CRISTO INTERNO


Com a ressurreição estamos isentos da necessidade de objetivar Deus. Não precisamos mais falar com Deus para suplicar ou acalmá-lo. “Seu pai sabe quais são suas necessidades antes que você pergunte a ele”, Jesus nos assegura. A partir daquele momento eterno em que Jesus despertou para a sua união com o Pai, a humanidade superou a sua infância espiritual. A partir desse momento amadurecemos na “dimensão plena de Cristo”. Este momento de Cristo encontra-se no centro do nosso ser, nos nossos próprios corações, onde o seu Espírito vive e cresce como uma semente enterrada na terra.

Encontrar esse momento é o trabalho da meditação. É um trabalho alegre que nos enche de vitalidade porque percebemos que o momento já amanheceu e nasce de forma imperecível. Uma vez que descobrimos esta união na nossa própria experiência, toda a nossa existência renasce. Estamos unidos a uma totalidade que é santidade. E tudo isso é obra de um momento, o momento de Cristo.

Não apenas estamos libertos da necessidade de ver a nós mesmos e a Deus de uma forma dualista. Na verdade, somos convidados a não fazê-lo. “Chegou a hora, na verdade chegou”, em que somos chamados a adorar a Deus em espírito e em verdade. Ao dizer isto à mulher samaritana, Jesus chama-nos a todos para uma nova dimensão de consciência espiritual. Não poderemos mais persistir no dualismo da infância espiritual e estar na verdade do momento de Cristo. A presença do Espírito de Cristo em nós não é apenas um dom, é uma oferta especial, uma graça que podemos aceitar ou rejeitar. É a realidade, a porta que nos leva à união sem limites.



Transcrição de Carla Cooper



Fonte: Trecho do livro “O Cristo Presente”, de John Main, publicado em “Mosteiro sem paredes: cartas espirituais de John Main”, ed. Laurence Freeman (Norwich: Canterbury, 2006), p. 163 .
WCCM Espanha - Comunidad Mundial para la Meditación Cristiana
http://wccm.es/
Traduzido por WCCM España e para o português por este blog.
Fonte da Gravura: https://pixabay.com/pt/vectors/jesus-cristo-amor-divino-cora%C3%A7%C3%A3o-4715280/


Nota: Para mais detalhes ver:
* JOHN MAIN E A MEDITAÇÃO CRISTÃ: https://coletaneas-espirituais.blogspot.com/2020/05/john-main-e-meditacao-crista.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário