quinta-feira, 4 de agosto de 2016

TRABALHO PARA O BEM COMUM - ABNEGAÇÃO

Todo desejo satisfeito conduz a uma desilusão. Se o homem quer entrar no desígnio de Deus, empreenderá os trabalhos da vida por ele mesmo, para engrandecer esta vida. Mas não somos capazes de uma tal abnegação ao dever; só queremos aceitar aborrecimentos para obter algum benefício pessoal. Então, a Natureza nos trata como crianças, nos mostra o incentivo dos gozos: o amor, aos apaixonados; a riqueza, aos invejosos; a glória, aos ambiciosos; a ciência, aos inteligentes; o sossego dos pequenos ganhos, aos medíocres. E, para conquistar esses espelhismos (miragens, ilusões), todas as fadigas nos parecem doces. Mas, na hora da morte, apesar de nosso egoísmo, sem dúvida teremos sido úteis. Pouco a pouco aprendemos a trabalhar não mais para nós mesmos, mas para o bem geral. Assim, o sofrimento é verdadeiramente um benefício. A alegria de viver também é um benefício. Essas duas irmãs vêm, sucessivamente, visitar nosso espírito. Mudam somente de vestes até que percebamos, por trás delas, sua mãe sempre jovem: a Vida. E nosso ser total se desenvolve em todos os sentidos, como uma árvore robusta que resiste às outras e por suas raízes profundas e por seus galhos estendidos ao sol, e extrai da terra e do céu o duplo alimento de seu crescimento secular.





Paul Sédir (Yvon Le Loup)






Fonte: do artigo "O Caminho para Deus"
Tradução feita pela Sociedade das Ciências Antigas, autorizada pelo
GEIMME - Grupo de Estudios e Investigaciones Martinistas y Martinezistas de España
Boletín Informativo 08 - Noviembre de 2006
Fonte da Gravura: Tumblr.com

REFLEXÕES PARA A CONSCIÊNCIA DA ALMA

O corpo é como um templo; a alma é como uma centelha de luz. O corpo é como um carro; a alma é como o motorista deste carro. O corpo e o cérebro são como um computador; a alma é quem programa e usa o computador. É dito que a alma é uma estrela minúscula que vive no centro da testa, entre as sobrancelhas. Aqueles que praticam a consciência da alma se tornam autossoberanos. (B.K. Jagadish Chander, Easy Rajyoga, Brahma Kumaris Ishwariya Vishwa Vidyalaya, Mount Abu)

Assim como a alma humana, a Alma Suprema também é Luz. A diferença está na intensidade da luz e força. Se a alma é paz, a Alma Suprema é um Oceano de Paz. Se a alma é misericordiosa, a Alma Suprema é um Oceano de Misericórdia. Tudo na Alma Suprema é ilimitado e abundante. Ela é a Fonte de todas as virtudes e poderes. A Alma Suprema está oferecendo toda Sua riqueza espiritual àqueles que desejam tornar-se grandiosos como Ela. Agora é a hora de acessar esse tesouro divino. Tome poder direto da Fonte.

O poder da verdade é tal que não precisamos ficar apreensivos em prová-lo. Tentar provar a verdade só mostra nossa própria teimosia. Só precisamos nos preocupar em ser a verdade e vivenciá-la, nós mesmos. A verdade sempre se revela no momento certo, no local certo. E é por essa razão que a expressão mais simples e mais poderosa da verdade é a humildade.

O potencial para fazer o bem é o único potencial que temos. Quando o talento que possuímos está seguindo as ondas de um ego exaltado, ele consegue pouco. Ninguém apóia uma pessoa arrogante. Mas se o mesmo talento é usado de maneira correta, ele flui facilmente. O sinal de um vencedor é que ele não pára por coisinhas pequenas, mas compreende a situação e vai em frente. O que temos de fazer é algo além da nossa capacidade. O que podemos ser é uma versão melhor de nós mesmos.





Brahma Kumaris






Fonte: www.bkumaris.org.br
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

REGENERAÇÃO MORAL E ESPIRITUAL

(...) a construção do paraíso terrestre precisa de duas formas ligadas de regeneração. Uma na maneira de pensar na Terra que inclui uma revolução no nosso entendimento das Leis da Natureza e o profundo respeito por elas como se fossem Deus ou pelo menos Leis de Deus. É uma regeneração espiritual e moral que começa ao nível do indivíduo e se espalha para toda a sociedade. As duas formas de regeneração juntas são valorizadas como o maior recurso e o meio mais eficiente que o mundo dispõe para realizar as mudanças fundamentais e necessárias para a salvação da humanidade. Na perspectiva da Messiânica, deixar a transformação do mundo para as estratégias e ideologias políticas seria um desvio porque tais estratégicas deveriam estar imbuídas de poder moral e espiritual, um poder que existe num nível de realidade que é indestrutível.





Peter B. Clarke






Fonte: do artigo "A construção de um mundo sem doença e sem violência: o alvo de Sekai Kyusei Kyo (Igreja Messiânica Mundial)
Revista de Estudos da Religião, n. 4 / 2002
Sekai Kyusei Kyo (Igreja Messiânica Mundial)
Fonte da Gravura: Tumblr.com

ALÉM DAS APARÊNCIAS

As pessoas ainda não sabem o que é a verdadeira beleza de um ser, porque se detêm demasiado na forma. Se a forma é harmoniosa, agradável, elas exclamam: «Que beleza!» mas, por detrás da forma, há outra coisa para conhecer: os eflúvios, as emanações que vêm do mais profundo desse ser, a vida que corre… E, se se pudesse ir mais além para ver a parte dele que vive nas regiões celestes, descobrir-se-ia uma beleza ainda maior: o esplendor do espírito. Mas o esplendor do espírito é de uma essência demasiado sutil para encontrar uma expressão física.

A verdadeira beleza não pode ser descrita: é a vida pura, a vida jorrante… Se olhais para um diamante sobre o qual vem incidir um raio de sol, ficais deslumbrados por aquela cintilação, aquelas cores brilhantes… É isso a verdadeira beleza! Quanto mais um ser consegue captar a luz para se impregnar com as suas vibrações, as suas cores cintilantes, mais se aproxima da verdadeira beleza.

Mesmo que se encontrem todos os dias ou, mais infelizmente ainda, mesmo que vivam juntos, os humanos só olham os outros de um modo superficial. Eles detêm-se nas manifestações exteriores, na aparência, e a aparência, muitas vezes, não é famosa. Eles esquecem que, para além desta aparência, existem também uma alma e um espírito e, embora essa alma e esse espírito se expressem raramente e com pouca intensidade, existem, estão lá. Então, por que não hão de eles estar mais atentos a fim de reconhecerem as suas manifestações?

Um sábio sabe que todos os seres humanos que encontra são filhos e filhas de Deus, foca-se nesta ideia e aborda cada um com ela. Ele faz sobre eles um trabalho criador mesmo sem eles terem consciência disso, e um dia esse trabalho dará frutos. E o sábio sente-se feliz. Acreditai que a melhor maneira de ser útil aos outros é descobrir as suas qualidades, as suas virtudes, as suas riquezas espirituais, e concentrar-se nelas: o sábio desperta então neles algo de bom que eles sentem necessidade de desenvolver.




Omraam Mikhaël Aïvanhov






Fonte: www.prosveta.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal