sábado, 21 de setembro de 2013

EDUCAÇÃO VERDADEIRA

A mente cria através da experiência, tradição, memória. Pode a mente ficar livre do armazenado, embora ele seja experiência? Você compreende a diferença? O que é preciso não é o cultivo da memória, mas a liberdade do processo acumulativo da mente. Você me fere, o que é uma experiência; eu armazeno essa ferida, isso se torna minha tradição e, a partir dessa tradição, eu olho para você; eu reajo a partir dessa tradição. Esse é o processo cotidiano de minha mente e de sua mente. Ora, é possível que, embora você me fira, o processo acumulativo não ocorra? Os dois processos são inteiramente diferentes. Se você me diz palavras ásperas, isto me fere; mas se não é dada a isto uma importância, isto não se torna a base de onde eu ajo; então é possível que eu encontre você de novo. Isso é verdadeira educação, no sentido profundo da palavra. Porque, então, embora eu veja os efeitos condicionados da experiência, a mente não está condicionada.



J. Krishnamurti



Fonte: The Book of Life
www.jkrishnamurti.org/pt
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário