quarta-feira, 9 de março de 2022

O VERDADEIRO DESCANSO


A qualquer hora do dia, ao nos lembrarmos do propósito (divino), tendemos a nos colocar na atitude do verdadeiro descanso, mesmo em meio à atividade. Lembramos que não é o que fazemos, mas como fazemos que nos cansa ou descansa. Vamos verificar como é a tensão física e mental que nos fatiga e verificar como essa tensão deriva do desejo de controle, que se sustenta na ilusão de que o resultado de ações e acontecimentos depende de nós e não da vontade de Deus.

O exercício da atenção correta nos repousa, é um estar atento sem tensão. (...) Deixe Deus fazer a si mesmo em nós, não deixemos impedir Sua obra purificadora no coração.

"A tranquilidade é característica de uma alma perfeita, enquanto é característica de uma alma imperfeita ser consumida com preocupações. Diz-se que a alma perfeita é como um lírio entre os espinhos, e isso indica que a alma vive tranquilamente entre muitas preocupações; porque no Evangelho o lírio significa a alma sem preocupações, porque não trabalha, não tece, e está revestido de uma glória maior que a de Salomão". (do "Discurso Ascético" de Nilo, o Asceta, vol. 1 de Philokalia)




Fonte: Blog EL SANTO NOME
https://elsantonombre.org/2022/01/02/el-verdadero-descanso/
Fonte da Gravura: https://pixabay.com/pt/photos/cais-mulher-sentado-relaxante-doca-1834801/

Nenhum comentário:

Postar um comentário