sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

MEDITAR É O GRANDE CAMINHO PARA A LIBERTAÇÃO


Certamente você já ouviu dizer em algum momento que meditar é um “caminho para a realidade”. É, antes de tudo, o caminho para o nosso próprio ser. Meditando aprendemos a ser. Não para ser algo em particular ou para cumprir uma função específica, mas simplesmente para ser. A melhor maneira de descrever isto é que durante a meditação permanecemos num estado de completa simplicidade. Não estamos agindo. Não estamos tentando desculpar quem somos ou o que somos. Nós somos, simplesmente, e vivemos a partir da profundidade do nosso próprio ser, seguros e firmes na nossa própria base na realidade.

Este é um ideal desconhecido para a maioria de nós porque somos treinados para pensar que só encontramos a verdade na complexidade. No entanto, todos sabemos que num nível mais profundo a verdade só se encontra na simplicidade total, na abertura absoluta. Lembrar a agudeza da nossa visão quando éramos pequenos deveria nos ensinar isso. O que precisamos é da atitude de surpresa da criança, da capacidade da criança de adorar a magnificência da criação.

A grande ilusão em que a maioria de nós está presa é a de que somos o centro do mundo e que tudo e todos giram em torno de nós. Mas ao meditar aprendemos que isso não é verdade. Na realidade é Deus quem está no centro.

Meditar é o grande caminho para a libertação. Nós nos libertamos do nosso passado e nos abrimos para a vida no momento presente. Aprendemos que existimos porque Deus existe e que simplesmente ser é o nosso maior presente.


John Main, OSB, “Compromisso com a Simplicidade”, O Caminho da Meditação: Momento de Cristo, Ed. Convivium Press, 2010.



Transcrição de Carla Cooper



Fonte: WCCM Espanha - Comunidad Mundial para la Meditación Cristiana
http://wccm.es/
Traduzido por WCCM España e para o português por este blog.
Fonte da Gravura: https://pixabay.com/pt/photos/medita%C3%A7%C3%A3o-zen-paz-espiritual-7086114/


Nota:
Para mais detalhes ver:
* JOHN MAIN E A MEDITAÇÃO CRISTÃ: https://coletaneas-espirituais.blogspot.com/2020/05/john-main-e-meditacao-crista.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário